Assine

Jovens baianos visitam barco campeão da Transat Jacques Vabre


 

Crianças e jovens fazem parte da escolinha de vela do Yacht Clube da Bahia

  • Vitor Villar

Publicado em 15/11/2017 às 17:32:00
Atualizado em 17/04/2023 às 18:43:04
. Crédito: Divulgação / Transat Jacques Vabre

Mais de 30 crianças e adolescentes de Salvador conheceram nesta quarta-feira (15) o barco campeão e recordista da regata transatlântica Transat Jacques Vabre. O veleiro Sodebo Ultim’ chegou à capital baiana na última segunda-feira (13), e está ancorado na Vila da Regata, no Terminal Marítimo, no bairro do Comércio.

O trimarã francês, que largou de Le Havre, no norte da França, levou apenas 7 dias e 22 horas para cruzar os mais de 8 mil quilômetros ao longo do Oceano Atlântico, reduzindo em quase dois dias a marca de 2007, quando a capital baiana recebeu a regata pela última vez.

Os jovens de 7 a 15 anos fazem parte da escolinha de vela do Yacht Clube da Bahia. Lá, treinam na embarcação Optimist, aproximadamente 15 vezes menor que o Sodebo Ultim’. Equipado com três cascos, o veleiro campeão tem 31 metros de comprimento e tem um mastro de 37 metros.

“Estou muito orgulhoso em fazer as crianças sonharem, seja aqui em Salvador ou na França. Para mim, é importante tê-los a bordo!'', disse o francês Thomas Coville, comandante do barco e campeão ao lado do parceiro e compatriota Jean-Luc Nélias.

A classe Ultime, da qual o barco francês faz parte, ainda é pouco conhecida no Brasil. Depois de deixarem o Optimist na escolinha, os velejadores do país geralmente seguem para as classes 420, Laser e Snipe.

“Nosso objetivo é dar oportunidade às crianças que estão começando na vela a conhecer um barco deste tamanho e ver uma equipe tão profissional de perto. Eles estão apenas no início e podem evoluir em horizontes muito maiores do que aqueles que eles enxergam'', disse Márcio Cruz, presidente da Federação Baiana de Vela.