Jurado do Prêmio Caymmi indica cinco clipes baianos imperdíveis

A pedido do CORREIO, Luciano Matos indicou cinco clipes baianos super recentes que estão fora da disputa, e merecem ser conferidos. Dê o play!

Publicado em 16 de agosto de 2017 às 06:25

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Se a música baiana anda de vento em popa, a produção de clipes não fica atrás. Representantes dos diversos gêneros têm apostado na força do audiovisual para se fazerem vistos - e ouvidos! Tanto assim que desde o ano passado o Prêmio Caymmi de Música adicionou a categoria Videoclipe à disputa.

De acordo com o jornalista e crítico musical Luciano Matos, um dos jurados da premiação, bandas e artistas solo têm se atentado cada vez mais para essa forma de divulgação do trabalho e de criação de público. "O clipe explodiu com a MTV, mas desde que o canal deixou de exercer essa influência, parecia que o clipe tinha perdido um pouco a importância. Hoje, com a internet, as pessoas passaram a ouvir muita música pelo YouTube e o clipe e o vídeo passaram a ter uma importância ainda maior", explica. Mensalmente, Luciano costuma reunir parte dessas produções em listas no blog El Cabong, mantido por ele.

Para ele, o clipe é uma obra diferente, que vem a complementar a produção musica dos artistas. Com produções mais caprichadas, gravações simples, ou mesmo amadoras, os artistas continuam apostando na força da linguagem audiovisual para apresentar seus trabalhos. "O clipe já mostra a cara do artistas, vende não só a música, mas um monte de coisa agregada. Tenho visto muito clipe saindo. E é massa o Caymmi dar esse valor ao clipe, uma linguagem super atual que assimila informações visuais, de estilo, uma estética mais completa", comemora.

Este ano, concorrem à categoria de melhor Videoclipe Bonecas Pretas (Larissa Luz), Canto Africano (Raquel Monteiro), Kamikase (Dario Nunes Moreira), Modo Hard (Circo de Marvin) e Um Corpo no Mundo (Luedji Luna). Confira lista completa de indicações aqui.

A pedido do CORREIO, Luciano indicou cinco clipes baianos super recentes que estão fora da disputa, e merecem ser conferidos. Dê o play!

VITROLA BAIANA - CORAÇÕES FOLIÕES "Criativo, simples, resultado massa. Gravado na pipoca de Saulo"

VIVENDO DO ÓCIO - PRISIONEIRO DO FUTURO/ ENCRUZILHADA "Animação de alto nível"

BAIANASYSTEM - INVISÍVEL "Vídeo e música convergindo para um soco na cara necessario em todos nós"

GEPETTO - TENTAÇÃO "Quando uma banda se apresenta de maneira incrivel através de um clipe"

BACO EXU DO BLUES - EN TU MIRA (Interlúdio ESÚ) "Curtinho e certeiro. O rap tem feito muito, mas muito bem também seus clipes"