Laís Souza pode não voltar a respirar sozinha, dizem médicos

Laís teve um deslocamento completo da terceira vértebra da coluna, responsável pela respiração

  • Foto do(a) author(a) Agência O Globo
  • Agência O Globo

Publicado em 31 de janeiro de 2014 às 11:46

- Atualizado há um ano

A atleta brasileira Laís Souza pode nunca mais voltar a respirar sem a ajuda de aparelhos. A esquiadora brasileira passou por duas cirurgias bem sucedidas - uma traqueostomia e uma gastrostomia - na quinta-feira no hospital onde está internada em Salt Lake City, mas o drama em sua recuperação continua.

De acordo com a equipe médica que cuida da atleta, Laís teve um deslocamento completo da terceira vértebra da coluna, responsável pela respiração.

Ela depende de aparelhos para manter o pulmão funcionando e corre o risco de nunca mais respirar sozinha.

Enquanto não puder respirar por conta própria, Laís ainda corre riscos.

Nesta quinta, Laís recebeu a primeira visita da mãe, Odete Souza. Na segunda-feira, num treino, Lais esquiava em Salt Lake City, quando perdeu o controle e se chocou com uma árvore.

Isso provocou a torção da terceira vértebra da cervical, realinhada em cirurgia.

No Hospital Universitário de Utah, a equipe médica instalou aparelho pelo qual a atleta se comunica pelos movimentos dos olhos diante do computador.

A atleta, que não consegue movimentar os membros, recebeu uma tela de computador que lê o movimento dos olhos. O Communicator Device Screen tem frases prontas em português e um teclado. Por meio da movimentação dos olhos, é possível formar palavras. O sistema é utilizado pelo físico britânico Stephen Hawking, que sofre de esclerose lateral amiotrófica, doença degenerativa que causa paralisia.

[[saiba_mais]]