Lancha Cavalo Marinho I será submetida a terceira perícia

Equipe que chega do Rio de Janeiro fará uma nova operação no barco naufragado

  • Foto do(a) author(a) Roberto  Midlej
  • Roberto Midlej

Publicado em 27 de agosto de 2017 às 21:36

- Atualizado há um ano

Curiosos aproveitam maré baixa para ver de perto os destroços (foto: SSP/BA) Uma nova perícia está programada para acontecer hoje na Cavalo Marinho I. De acordo com a Capitania dos Portos, já ocorreram duas perícias logo após o acidente.

A operação de hoje, realizada por peritos da Diretoria de Portos e Costas (DPC), do Rio de Janeiro, é complementar, uma vez que os dados colhidos já são suficientes para a investigação.

Segundo Flávio Almeida, capitão de fragatas do Segundo Distrito Naval, uma equipe de policiais militares estaria cuidando do isolamento da embarcação para evitar o acesso à lancha acidentada, uma vez que isso poderia causar adulteração no cenário do acidente.

No entanto, o repórter Bruno Wendel e o fotógrafo Betto Jr., ambos do CORREIO, tiveram acesso à embarcação no sábado, conforme mostrou reportagem de capa da edição de ontem.

A Capitania dos Portos realiza a fiscalização das embarcações. “A Capitania tem um papel parecido com o da Polícia Rodoviária nas estradas: ela deve parar as embarcações para fiscalizá-las, da mesma forma que a Polícia faz com o carro nas estradas”, diz Almeida.

A Capitania, no entanto, não regulamenta o transporte público realizado por embarcações, já que esta é uma atribuição da Agerba (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia).

A Capitania está também realizando um inquérito técnico, que irá apontar as causas do acidente e seus possíveis responsáveis, que estão sujeitos a punições de ordem administrativa determinadas pelo Tribunal Marítimo.

Já o inquérito criminal é conduzido pela Polícia Civil, que nesta semana ouvirá o dono da CL Transportes, proprietária da Cavalo Marinho e também irá colher depoimentos da tripulação. As vítimas não são intimadas e depõem espontaneamente.