Léo Santana, Kannário e mais: tudo o que rolou na segunda (12) de Carnaval

carnaval
12.02.2018, 07:38:37
Atualizado: 13.02.2018, 02:15:12

Léo Santana, Kannário e mais: tudo o que rolou na segunda (12) de Carnaval

Quinto dia de folia teve ainda Psirico, La Fúria, Larissa Luz, Pitty, Karina Buhr, Filhos de Gandhy, Bell Marques e Daniela

A segunda-feira (12) de Carnaval atendeu a todo mundo! No circuito Osmar (Campo Grande), teve toda a irreverência e criatividade da Mudança do Garcia, As Muquiranas com Psirico, o Pa Pa Pa da La Fúria e ainda teve a estreia de Denny Denan (ex-Timbalada), no Carnaval. Igor Kannário abalou o Campo Grande, com a sua pipoca. E ainda teve Sarajane, Léo Santana e o trio Respeita as Mina, com Larissa Luz, Pitty e Karina Buhr. Já no Dodô (Barra-Ondina), o tapete branco passou com o desfile dos Filhos de Gandhy e das Filhas de Gandhy. E também Camaleão, com Bell Marques, Harmonia do Samba, Durval, Armandinho, Dodô e Osmar... Ainda rolou Carnaval no Pelô e ÀTTØØXXÁ na Praça Castro Alves. Confira tudo o que aconteceu no quinto dia de folia logo abaixo.

02h04
Boa noite, leitores. O CORREIO agradece pela companhia nesse quinto dia de folia. Nesta terça (13), teremos mais um dia de cobertura completa do Carnaval de Salvador. Fique ligado no nosso site e nas redes sociais!

***

01h46
Ainda na Casa Skol, Nego do Borel chama foliã para palco e leva o público do camarote a loucura. Ele transformou o circuito Dodô em um verdadeiro baile funk no quinto dia oficial da folia momesca. Ele levou os maiores sucessos da carreira para o palco da Varanda Redonda e para o balcão do bar. Irreverente e divertido, o cantor interagiu ao máximo com o público e chegou a brincar com os a rivalidade BaVi. Nego ainda agradeceu por poder cantar para um espaço democrático: 

“Vim do Rio só para cantar para você. Que festa bonita vocês estão fazendo e que ideia massa de juntar essa galera em um espaço tão democrático!”, declarou o cantor.

(Foto: Antonio Chequer / Divulgação)

Para deixar o público ainda mais eufórico com a apresentação histórica, Nego do Borel levou para o palco da Varanda Redonda o cantor Vitin, do grupo Onze:20. Ao lado do mineiro, misturou o funk com o reggae. Quem achou que a participação de Vitin era a única surpresa da noite com certeza levou um susto quando o funkeiro chamou uma pessoa da plateia para o palco: Liliane Paixão foi a sortuda da vez. A jovem, que confessou não acompanhar a carreira do músico, se encantou com a irreverência e animação do funkeiro e não acreditou quando foi notada pelo cantor.

Nego dançou com a foliã Liliane Paixão e chegou a ensaiar um beijo com a fã, deixando claro que veio para Salvador curtir a terra do axé
(Foto: Antonio Chequer / Divulgação)

01h40 
De volta à Casa Skol, na Barra, Nego do Borel incendia o público na madrugada desta terça-feira (13). Mais de 20 mil pessoas passaram na frente do local e internamente passaram cerca de 1500.

***

01h35
Olha quem chegou no Camarote Salvador? O cantor Thiaguinho!

(Foto: Márcio Reis /Ag Haack)

***

01h30
Começou o show do Harmonia no camarote Skol!

(Foto: Enaldo Pinto/Ag Haack)

***

Você viu que Léo Santana vai comandar o tradicional arrastão na Quarta de Cinzas?

***

01h23
No Carnaval também tem muito funk! Ainda no camarote Schin, MC Sapão faz todo mundo rebolar e descer.

(Foto: Elias Dantas/Ag. Haack)

01h14
O amor está no ar! O ator Emiliano D'Ávila e a namorada Natália Rosa curtem o Carnaval em clima de romance no camarote Schin. O casal de atores foi clicado em um camarote do circuito Dodô. Com colares dos Filhos de Gandhy no pescoço, Emiliano não desgrudou da namorada nem um só minuto. 

(Foto: Elias Dantas/Ag. Haack)

***

01h07
Casa Skol, na Barra, recebe show de Nego do Borel agora! Você partiu meu coração / Ai, meu coração / Mas, meu amor, não tem problema, não, não...

(Foto: Gilmar Castro / Ag Haack)

***

00h44
Direto do Camarote Salvador, a atriz e apresentadora Renata Dominguez faz pose e muitas selfies. Não é sempre que a gente tá linda e plena assim, né mores?

(Foto: André Carvalho/Ag Haack)

00h30
Daraaaa daraaaa ô daraaaaa ♪ Carlinhos Brown toca neste momento no camarote Planeta Band. 

Ajayô, Brown!
(Foto: Márcio Reis /Ag Haack)

00h15
No Camarote Club, Lorena Improta e Léo Santana dançam juntos e se beijam. Público vai a loucura! 

(Foto: Elias Dantas/Ag. Haack)

***

00h25
Você quer dar rolê no Carnaval? Pois o Nego do Borel saiu direto do Camarote Salvador, em Ondina, para a Casa Skol, na Barra. Que energia!

(Foto: Gilmar Castro / Ag Haack)

***

00h15
Depois de subir no trio no circuito Barra-Ondina, Xanddy foi para o camarote Skol. Na terça-feira (13), o Harmonia toca no camarote Planeta Band. Haja fôlego!

(Foto: Júnior Improta/Ag Haack)

***

23h54
Que marra é essa, gente? O cantor Nego do Borel, que rompeu relacionamento de um ano com Julia Schiavi, está solteiro em Salvador! A parada do dia? O Camarote Salvador, em Ondina. Top!

(Foto: André Carvalho/Ag Haack)

***

23h44
Os trios passam, mas a folia não acaba. Nos camorotes, os shows já começaram. Olha só quem está no Camarote Club!

Léo Santana leva o hit Várias Novinhas para o Camarote Club
(Foto: Enaldo Pinto/Ag Haack)

***

23h32
Tá pensando que Carnaval é só trio elétrico? Após trios, DJs comandam a folia na Barra.

(Foto: Joilson César/Ag Haack)

***

23h18
O ator Duda Nagle curte o Carnaval de Salvador do Camarote Schin.

(Foto: Júnior Improta/Ag Haack)

***

23h15
É lacração que você quer, @? Pois nesta terça-feira (13) Pabllo Vittar vai estar no circuito Barra-Ondina com um trio independente. Vai ser massa!

22h50
Todos de branco, com saias enormes, torsos, panos da Costa. O Balé Folclórico da Bahia foi grafitado ao vivo sob o som de uma versão techno de Ilê Perola Negra. Dois grafiteiros baianos (Gringo e Rodrigo Well) fizeram interferências nos figurinos do balé e de Daniela Mercury, transformando ela numa verdadeira Rainha Tecnológica do Axé. Um show de cores, sob a curadoria de Gringo Cardia, que acaba de fazer a Casa do Carnaval, em Salvador.

O público que estava no Farol da Barra nesta segunda-feira (12) ovacionou Daniela no circuito Barra-Ondina. Nesta terça (13), Daniela comemora os 20 anos da Pipoca da Rainha no Circuito do Campo Grande com tema Samba Pra Presidente.

22h41
Caetano Veloso participa do show 70 Carnavais, no Pelô, ao lado do filho Moreno Veloso, Alexandre Leão e Davi Moraes.

***

22h26
No Bloco do Ilê Aiyê, acaba de acontecer um pedido de casamento em cima do trio, no circuito Campo Grande!

(Foto: Renato Lima/Ag Haack)

Assiste aqui:



22h22
Olha o Ilê aí, minha gente!
Quero ver você Ilê Aiyê / Passar por aqui / Não me pegue / Não me toque / Por favor não me provoque / Eu só quero ver o Ilê passar 

(Foto: Sérgio Pedreira/Ag. Haack)

(Foto: Renato Lima/Ag Haack)

***

22h21
E não é que a noite é dos heróis? A mulher-gato também marcou presença no Carnaval da Barra e quem levou esse lado sedutor para a folia foi a garçonete Eveny Santos, 21 anos. Depois de deixar a Igreja por divergências de pensamento, Eveny revelou que esse é seu segundo Carnaval. "Deus que me perdoe, mas aqui eu não estou sentindo falta de nada!", gargalhou. "Depois da festa vou sentir falta de muita coisa, mas continuo com minha fé", garantiu.

(Foto: Reprodução/Instagram)

22h09
Se esgueirando feito um ninja no meio da multidão do circuito Dodô, está o personagem Deadpool. Ou melhor: o empresário Tiago Maracujá, 25 anos, estreando sua fantasia no Carnaval. Dançou, pulou e fez muita gente dar risada da criatividade. "Já tirei foto com as crianças também!", completou. "Eu adoro o personagem, nunca vi ninguém fantasiado assim e tudo é uma brincadeira. Esse é o clima do Carnaval, não É?", justificou rindo.

22h05
Filha de peixe, peixinha é! Flor Gil Demasi, de 9 anos, filha de Bela Gil e JP Demasi, mostrou que puxou a família e adora Carnaval. Ela está conectadíssima no Expresso 2222. 

(Foto: Reprodução/Instagram)

***

22h
Defina o Carnaval de Salvador em três palavras? "Melhor do planeta!", diz ACM Neto, que curte a folia desta segunda-feira (12) no circuito Barra-Ondina. 

(Foto: Reprodução/Instagram)

21h50
Olha quem está no Camarote Schin! A atriz Giovanna Lancellotti e Renner Souza, beauty artist e BFF de Anitta, só dando close no espaço privado.

(Foto: Reprodução/Instagram)

***

21h22
Olha quem está no Cortejo! A atriz Alice Wegmann, que está no elenco da próxima supersérie da TV Globo - Onde Nascem os Fortes - marca presença no circuito Barra-Ondina.

(Foto: Elias Dantas/Ag. Haack)

21h18
Com o tema Milagres do Povo, o Cortejo Afro faz seu Carnaval no circuito Dodô.

(Foto: Laura Fernandes/CORREIO)

Fantasiada de "mulher negra", a autônoma Valdineia  Gomes, 45 anos, disse que sua escolha foi uma forma de homenagear o povo negro. "No meu colo tem um boneco negro, que a gente quase não vê. Trouxe pra mostrar que existe e que é importante valorizar o povo negro", disse enquanto dançava no bloco do Cortejo Afro
(Foto: Laura Fernandes/CORREIO)

***

O pôr-do-sol na Castro Alves foi super vibes! Olha um trechinho da apresentação de ÀTTØØXXÁ

21h03
Ao som de praieiro, o Jammil marcou sua passagem pelo Farol da Barra no circuito Dodô. "Praieiros e praieiras, muito obrigado por esgotarem mais um dia do bloco Praieiro! Vou deixar os pézinhos de vocês doendo!", comemorou Levi Lima.

20h56

"Boa noite, galera! É um prazer enorme, estamos muito felizes. Temos uma participação especial de Pepeu Gomes na guitarra. Antes de qualquer coisa, quero orar com vocês por nosso Carnaval. Quero entregar a ele tudo o que eu fizer. Levantem seus braços e oremos", disse Baby do Brasil antes de dar início ao show no circuito Dodô.

(Foto: Elias Dantas/Ag. Haack)

***

20h46
Acompanhada do Balé Folclórico da Bahia, Daniela Mercury mostrou seu talento de dançarina em cima do trio do bloco Crocodilo. Olha só!


Quem disse que cordeiro não curte? Também no tradicional Crocodilo, de Daniela Mercury, as mulheres arrasam na dança. "É pra se divertir e aliviar", justificou Gislane de Jesus, 21 anos, que trabalha como cordeira há 5 anos.

***

20h36
Grávida pode curtir Carnaval? Claro! Sem querer perder a folia, afinal ano que vem estará amamentando, a professora Alison Manoel, 37anos, está no Carnaval no circuito Barra-Ondina com o marido, o psicólogo Gustavo Ban, 44. "Não podia perder! Mas estamos em um ritmo light, apesar de ontem ter pego a pipoca de Bell sem querer", riu Alison, "Mas foi tranquila. Hoje em dia a pipoca mais cheia é a de Ivete e da BaianaSystem, banda que verdadeiramente representa o Carnaval moderno", completou Gustavo.

(Foto: Laura Fernandes/CORREIO)

***

20h40
Fantasias exuberantes e criativas, purpurina, muitos adereços e salto alto são itens que compõem o visual das cerca de 30 competidoras do 21º Concurso de Fantasia LGBT do Carnaval de Salvador, promovido pelo Grupo Gay da Bahia (GGB). O evento tomou conta da Praça Municipal, no Centro, neste domingo (12).

(Foto: Secom/Divulgação)

“Neste ano tivemos acréscimos. O evento ganhou mais cinco horas de atividades, totalizando oito horas, o que é muito bacana. Eu vi aqui na praça as pessoas dançando. A gente não tem show individual, só coletivo. No próximo ano, eu espero que a gente faça dois dias, ou o Carnaval inteiro. Seria maravilhoso poder ocupar a Praça Castro Alves”, avalia o presidente do GGB, Marcelo Cerqueira.

Acostumada a arrebatar suspiros de mais de 90% dos votos da Comissão de Jurados, Sandra Farias, natural de Pernambuco, tenta ser pentacampeã neste ano. “Desde 2001 que desfilo aqui. Quando voltou a Categoria Luxo, ate ano passado, eu fiquei sempre em primeiro”, diz orgulhosa. Ela ainda revela sua preparação para a disputa. “Faço uma pesquisa, vejo material, compro, chamo minha equipe, cada um vai fazendo sua parte e vai montando. Minha cabeça é fundamental, mas pego todos os detalhes deles e vou complementando”, revela.

(Foto: Secom/Divulgação)

Todos os anos, são disputadas premiações nas categorias Luxo e Originalidade. A programação segue até 22h30, encerrando com o show de Vérciah e Banda Muriquins.

***

20h30
A figurinista Mirella Ferreira segue o ÀTTØØXXÁ desde o inicio e fez questão de marcar presença no show na Praça Castro Alves: "O beat e a tendência da música baiana agregada ao pagode".

(Foto: Priscila Natividade/CORREIO)

***

20h21 - EXPLOSÃO DE CORES
Olha que linda Daniela toda grafitada no circuito Dodô!

(Foto: Agência Haack)

20h19 - O clima é de agito no Beco das Cores, na Barra! E lá é a música eletrônica que reina absoluta!

(Foto: Mauro Akin Nassor/ CORREIO)

20h16 - A bancária paulista Aline Franciscon, 32, é fã do programa master chef e convenceu os amigos a se fantasiar de chefs em pleno Carnaval de Salvador. "Primeiro que ano cozinhar e segundo que ano o programa!", justificou rindo. "Ela é nossa cozinheira oficial!", completou o amigo, o advogado pernambucano Hugo Mendes, 28. Na camisa de cada um, um bordado com as músicas favoritas: Vai Malandra reinou.

(Foto: Laura Fernandes/ CORREIO)

20h09 - Levi Lima, do Jammil, puxa o bloco Praieiros na Barra! O desfile começou agorinha : )

(Foto: Elias Dantas/ Ag. Haack)

20h05
O trio Armandinho, Dodô e Osmar já anima os fieis foliões na Barra. Olha que galera massa!
Tradicional pipoca do Carnaval de Salvador, o trio da banda Armandinho, Dodô e Osmar deu início à folia ao som da música Frevo do Trio Elétrico. O hino We Are Carnaval também embalou a trilha dos Irmãos, na Barra, que contaram com a participação de alunos da Escola Irmãos Macêdo. São 45 anos de Carnaval dos filhos de Osmar, que deram continuidade à tradição iniciada em 1950 por ele e Dodô.

(Foto: Agência Haack)

19h42 - "Em frente ao camarote Expresso 2222, Daniela Mercury fez um pedido. "Estou comemorando 25 anos de Canto da Cidade. deixa eu fazer quatro músicas no Farol, por favor. Prometo que não vou atrasar o Carnaval de ninguém. Depois eu corro", garantiu, emendando a música Banzeiro.

(Foto: Laura Fernandes/ CORREIO)

19h39 - "METE DANÇA, METE DANÇA"
Attooxxa não deixa ninguém parado na Praça Castro Alves!

(Foto: Marcelo Guedes/ Ag. Haack)

19h31 - A Rainha Daniela Mercury tomou conta do Farol da Barra com participação do Balé Folclórico da Bahia e grafite ao vivo em cima do trio.

(Foto: Laura Fernandes/ CORREIO)

19h26 -  Será que ele está se divertindo?! Sim ou com certeza?

(Foto: Tiago Caldas/ Ag. Haack)

19h18 - Uma multidão acompanha Danieela pertinho do Farol...

(Foto: Elias Dantas/ Ag.Haack)

19h10 - Olha a Rainha Má, já já ela puxa o bloco Crocodilo na Barra!

18h51 - Léo Santana anuncia Arrastão do Gigante na Quarta de Cinzas; a concentração acontece às 9h no Farol da Barra 

18h47 - Lore Improta posa para as câmeras em cima do trio de Léo Santana

(Foto: Gilmar Castro/ Ag. Haack)

Cheguei pra matar a saudade do boy! Estamos ótimos. Fico no pé dele com as coreografias, mas ele adora. Agora fica assim: com show inteirinho dançante -Lore Improta

18h45 - Banda revelação do Carnaval de Salvador, o Attooxxa já anima a galera na Praça Castro Alves

18h42 - Alô, Durvalino, meu rei! 

(Foto: Elias Dantas/ Ag. Haack)

18h30 - Emoção! O gari Carlos Correia, 38 anos, encontra Xanddy, do Harmonia do Samba, na altura da Casa da Skol. História foi contada com exclusividade pelo CORREIO. Relembre aqui: https://glo.bo/2EyP8FK

(Foto: Nilson Marinho/ CORREIO)

Para tudo que eu quero falar com esse cara que não só me emocionou mas toda a Bahia também. Ouvi sua música, Ferrary, e gostei muito - Xanddy

Xanddy convidou Ferrary a subir no trio para cantarem juntos. No caso, a música Que Molejo Massa, feita pelo gari especialmente para o Harmonia do Samba. O encontro entre os dois foi promovido pela Skol, depois de ler a matéria do CORREIO com o gari, em que ele dizia que o sonho da vida dele era cantar ao lado de Xanddy num trio no Carnaval.

Teve cantoria...

(Foto: Mauro Akin Nassor/ CORREIO)

Xanddy não sabia a letra e nem a banda conhecia o ritmo. Mesmo assim improvisaram e foram levando. O cantor do Harmonia adorou: "Olha, gostei da música, do timbre da sua voz, mas também da sua marra", brincou o cantor. No final, Xanddy prometeu gravar a música do gari. "Vamos gravar juntos essa música, viu? Vamos marcar um dia com a ajuda da Skol para você ir lá no estúdio me ensinar essa música.E quero que você me mostre todas as que você tem, porque gostei muito".

E agradecimento também...

(Foto: Vitor Villar/ CORREIO)

18h24 - Enquanto o bloco Me Abraça não sai, o cantor Durval Lelys manda seu recado para o folião

Boa tarde galera linda! Não tenho nem palavras pra dizer como foi bom ontem, hein. Quase 7h de relógio...! Dizer a vocês que não tem coisa mais linda nesse Carnaval do que esse bloco Me Abraça. Fiquei tão feliz de ver vocês curtindo na Avenida... Não é moleza botar um bloco desse na Bahia. Boa tarde também para os cordeiros! ele têm que cuidar do bloco, mas também da pipoca que faz parte desse Carnaval. A posição de vocês é polêmica, mas que continuem unidos nessa profissão maravilhosa. O bloco e a pipoca, têm que respeitar os cordeiros e os cordeiros têm que respeitar o bloco e a pipoca. Vai chover muita música boa! - Durval Lélys

18h19 - Os irmãos Daniel Silveira, 28, e Lucas Silveira, 32, vieram para o bloco Kuviteiras, comandado pelo cantor Robsão, mas antes, uma paradinha: "Achamos aqui o bloco de Léo e estamos pensando no que fazer, talvez a gente fique aqui mesmo, não sei. Ele é massa!"

(Foto: Vanessa Brunt/ CORREIO)

18h15 - O Gigante já está incendiando a pipoca no Campo Grande! E, do chão, o povo mete dança!

(Foto: Márcio Reis/ Ag. Haack)

18h11 - Atriz Mariana Xavier é fã  Léo Santana assumida e veio curtir muito o Carnaval acompanhando o gigante. "Ele anima demais!"

(Foto: Vanessa Brunt/ CORREIO)

18h05 - Xanddy comanda o bloco Meu e Seu pelo segundo dia consecutivo na Barra. Sente o clima!

(Fotos: Elias Dantas e Joilson César/ Agência Haack)

17h58 - Encontro poderoso entre Pitty e Karina Buhr na Avenida. As duas são convidadas de Larrisa Luz no trio Respeita as Mina

(Foto: Tailane Muniz/ CORREIO)

 

17h56 - Olha a ala de índias do afoxé Filhas de Gandhy!

(Foto: Nilson Marinho/ CORREIO)

17h54 - PANORÂMICA: Olha esse tapete branco tomando conta da Barra!

(Foto: Nilson Marinho/ CORREIO)

17H52 - Liliane Oliveira, 27, e Mariana dos Santos, 13, são tia e sobrinha e ouvem Léo Santana em família. "O resto da família tá do outro lado vindo também pro arrastão dele", contou Liliane. Mariana disse que dança muito Toma que Toma com as amigas e que é a música mais esperada por ela no repertório. Léo nem subiu, mas a galera já está dançando na expectativa.

(Foto: Vanessa Brunt/ CORREIO)

17h49 - Camila Nascimento, 15, veio de 'santinha' em homenagem a Léo Santa, que daqui a pouco desfila na Avenida. "Não tem isso de mulher ser santa ou não, todas são muitas coisas, mas é disso que muitas músicas dele tratam, pra quem souber interpretar", disse. Ela veio com as amigas e a tia, mas estava sozinha para chegar mais perto do trio. "Quero ver ele de pertinho!", exclamou em meios aos gritos de expectativas da galera.

(Foto: Vanessa Brunt/ CORREIO)

17h45 - Jorge Vercillo deu uma palinha em cima do trio dos Filhos de Gandhy

(Foto: Nilson Marinho/ CORREIO)

17h43 - "Não dá pra ver o trio da praia"? Aonde! Quem tá curtindo da areia - mesmo na chuva - da praia do Farol da Barra também levantou para ver o Camaleão passar na tarde desta segunda-feira

(Foto: Vitor Villar/ CORREIO)

17h30 - Que galera é essa!

Olha a pipoca de Kannário! (Foto: Sergio Pedreira/ Ag. Haack)

17h24 - Respeita as mina!

O respeito às mulheres é a bandeira dos amigos Denner Abreu, 24, Rafael Santos, 24, Ruan Fernandes, 24, Felipe Araújo, 25 e Laila Lopes, 16. Eles aguardam ansiosos pela saída do trio Respeite as Mina, que sai daqui a pouquinho. Sob o comando de Larissa Luz, o bloco traz ainda as cantoras Pitty e Karina Buhr (Foto: Tailane Muniz/CORREIO)

Larissa Luz já está no aquecimento para o Carnaval e falou com o CORREIO sobre o movimento Respeite as Minas. "É uma pauta que vai estar sempre presente no meu repertório e em tudo o que eu fizer. Porque não é algo isolado, aleatório, é muito maior", disse ela (Foto: Tailane Muniz/CORREIO)

Prestes a dar sua contribuição do Respeite as Mina, Karina Buhr disse que a intenção do movimento é mandar um recado para os homens  "Sim, eles que têm que mudar. Às vezes dá a impressão de que nossa bunda é separada do nosso corpo. Não dá mais, é algo que precisa mudar", salientou (Foto: Tailane Muniz/CORREIO)

16h58 - Também é a vez delas!

As filhas de Gandhy saem logo atrás. Este ano, elas fazem uma homenagem às mulheres que lutaram pela independência da Bahia. "Somos mulheres fortes, assim como as guerreiras, a exemplo de Maria Quitéria. A emoção de entrar na Avenida é muito grande", diz Cherry Almeida, tesoureira do grupo (Foto: Nilson Marinho/CORREIO)

16h57 - Vestido de Gandhy, o cantorJorge Vercillo acompanha o desfile do afoxé de cima do trio

(Foto: Elias Dantas/ Ag. Haack)

16h54 - Igor Kannário, o Príncipe do Gueto, já ta chegando no Campo Grande

(Foto: Márcio Reis/ Ag. Haack)

16h47 - Denny já estava mesmo de olho na rua! Ele desceu do trio para entrar em contato direto com os foliões...E cantou por mais de 10 minutos do chão!

(Foto: Enaldo Pinto/ Ag. Haack)

16h40 - Ajayô!
Os Filhos de Gandhy vestem a Barra de branco e perfumam as ruas com cheiro de alfazema

(Foto: Elias Dantas e Joilson César/ Ag. Haack)

16h37 - Com atrações fortes neste domingo, Circuito Osmar (Campo Grande) segue lotado! Olha  como está a pipoca de Denny neste momento!

(Foto: Tailane Muniz/ CORREIO)

16h32 - Denny Denam puxa trio sem cordas na Avenida

(Foto: Márcio Reis/ Ag. Haack)

16h30 - O empresário Moisés Guedes, 23 anos, já é sócio do bloco As Muquiranas. Este ano ele veio acompanhado do cabeleireiro Adriano Assis, 26, e do promotor Denilson de Jesus, 23. Soteropolitanos, eles disseram que curtiram todos os dias - sempre acompanhados de suas respectivas pistolas de água.

(Foto: Tailane Muniz/ CORREIO)

16h29 - E não é só da rua e da areia da praia que o povo curte a passagem de Bell Marques não! Pelo mar, tem lancha acompanhando o trajeto do trio

(Foto: Elias Dantas/ Ag. Haack)

16h25 - O Camaleão pede passagem! Olha que linda essa visão da passagem de Bell pela Barra 

(Foto: Nilson Marinho/ CORREIO)

16h22 - E tem espaço pra todo mundo. Os amigos de Feira de Feira de Santana, Manaus e Salvador vieram prontos para curtir o Carnaval de Salvador. "O melhor Carnaval do mundo", gritaram, em coro. O grupo, que já curtiu Lá Fúria, Daniel Vieira e Duas Medidas agora aguarda o cantor Igor Kannario.

(Foto: Tailane Muniz/ CORREIO)

16h16 - Enquanto isso, no Campo Grande, as Muquiranas dão o recado certeiro: 'Sou mulher quero respeito'. O lema é da campanha da TV Bahia que pede o fim da violência contra a mulher

16h12 - Isso é um jacaré ou um camaleão?!

(Foto: Max Haack/ Ag; Haack)

16h09 - Bell Marques já está animando os foliões do bloco Camaleão - e também a pipoca - na Barra

(Foto: Elias Dantas/ Ag. Haack)

16h07 - Mantendo a tradição, Márcio Victor desce do trio e dança com foliões no meio da Avenida. E olha como ela está LOTADA!

(Foto: Sérgio Pedreira/ Ag. Haack)

16h04 - Dança da chuva?! Descalça?!  No Carnaval pode!

15h59 - "Corre que lá vem toró", diz um dos filhos de Gandhy enquanto procura um abrigo para não molhar a fantasia. Aliás, toda a produção custa aos filhos algo em torno de 500. Muitos se programam o ano todo para bancar a folia. "Tem 'nego' que desembolsa 800 pra ir atrás do Camaleão", disse o vigilante Boaventura Brás, 49 anos.

(Foto: Nilson Marinho/ CORREIO)

15h57 - Tony Salles, do Parangolé, puxa trio sem cordas na Barra

(Foto: Tiago Caldas/ Ag. Haack)

15h54 - Olha o Camaleão pertinho do Farol! Daqui a pouco Bell Marques puxa o bloco

(Foto: Tiago Caldas/ Ag. Haack)

15h50 - Mesmo caindo a maior chuva no Farol da Barra, a galera curte o Carnaval da praia. E há quem se arrisque a dar um mergulho!

(Foto: Vitor Villar/ CORREIO)

15h48 - Lá vem elas...

(Foto: Tailane Muniz/ CORREIO)

15h47 - Lore Improta faz a festa da criançada no Bailinho Infantil, no Campo Grande! "Ebaaa!! Hoje tem Bailinho Infantil com o @showdalore no Campo Grande! Espero por vocês! ????????????", escreveu a bailarina no Instagram

(Foto: Reprodução/ Instagram)

15h37 - "É UM ARERÊ GERAL" com Márcio Victor no comando das Muquiranas!

(Foto: Márcio Reis/ Ag. Haack)

15h33 - Mesmo com o tempo fechado, foliões já começam a lotar a região do Farol da Barra. Trios começam a desfilar agora no Circuito Dodô (Barra-Ondina)

(Fotos: Tiago Caldas/ Ag. Haack)

15h30 - O tempo começou a abrir no Circuito Dodô. As densas nuvens de chuva vão desaparecendo e os primeiros filhos de Gandhy já se concentram próximo ao Farol. O cortejo sai às 16h45. Alguns encostam nas barraquinhas de cerveja enquanto outros pousam para um foto ao lado da alegoria do grupo.

(Foto: Nilson Marinho/ CORREIO)

15h23 - P-R-E-P-A-R-A: Fantasiadas de Carmen Miranda, As Muquiranas já estão a postos e com suas pistolas de água em mãos! Esse é o segundo dia do bloco, que no sábado foi puxado por Tony Salles, do Parangolé

(Fotos: Marcio Reis/ Ag. Haack)

15h21 - O grupo Afro&Arte, do bairro do Garcia, participa da Mudança do Garcia há tres anos. Com cerca de 60 integrantes, eles pregam mensagens de repúdio ao racismo e tratam de outras questões sociais também.

(Foto: Tailane Muniz/ CORREIO)

15h09 - Daqui a pouco tem bloco As Muquiranas com Psirico. E elas já começaram a chegar...

(Foto: Enaldo Pinto/Ag Haack)

14h59 - Nem a chuva atrapalha a passagem da banda Duas Medidas na Avenida

(Foto: Sérgio Pedreira/Ag. Haack)

14h53 - Daqui a pouco tem Denny Denam puxando um trio independente no Campo Grande

(Foto: Márcio Reis /Ag Haack)

14h47 - Olha a turma que a La Fúria está arrastando ao som de Rabetão no Paredão, parceria com a banda Duas Medidas!

(Foto: Tailane Muniz/ CORREIO)

14h37 - "É um, pa pa pa!" La Fúria arrasta multidão no Campo Grande!

(Foto: Sérgio Pedreira/Ag. Haack)

14h35 - Olha a chuva!

14h33 - Muita irreverência e manifestações políticas marcam a passagem da Mudança do Garcia pelo Campo Grande.

(Foto: Márcio Reis /Ag Haack)

14h29 - Olha que colorido bonito desses pierrots!

(Foto: Enaldo Pinto/Ag Haack)

14h26 - Mudança do Garcia invade Campo Grande

14h23 - "Brincadeira de criança, como é bom, como é bom"... Tem gente pulando elástico na Avenida! Haja habilidade

(Foto: Gilmar Castro/ Ag. Haack)

14h21 - Chuva começa a ficar mais forte!

14h18 - Chuva fraca refresca foliões no Campo Grande

(Foto: Tailane Muniz/ CORREIO)

14h02 - Público ainda chegando para curtir a avenida hoje. Olha o trio de Danniel Vieira aí

(Foto: Tailane Muniz/CORREIO)

14h01 - O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), e o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), podem vir ao Carnaval de Salvador nesta terça-feira (13). A informação foi confirmada pelo vice-prefeito Bruno Reis.

13h53 - O sertanejo Danniel Vieira também está passando hoje pelo Campo Grande!

(Foto: Sérgio Pedreira/Ag. Haack)

13h27 Bombando!

A Mudança do Garcia está bombando nas ruas do bairro. Olha quanta irreverência!
Até as malas de Geddel deram as caras na Mudança! 
 

(Foto: Ag. Haack)

A Justiça também apareceu no Garcia...

(Foto: Ag. Haack)

Mas os crimes também deram as caras
 

(Foto: Ag. Haack)


 

***

13h Quem curte fanfarra?
Olha o Bloco da Saudade aí, levando esse Carnaval, com o ritmo da fanfarra, ao Campo Grande 

(Foto: Marina Silva/CORREIO)

***

12h40 Bloco da Saudade
Com o clima de antigos Carnavais, o Bloco da Saudade já desfila no passarela Nelson Maleiro, no circuito Osmar
 

(Foto: Marina Silva/CORREIO)

***

12h30 Olha a Mudança!
A Mudança do Garcia, bloco que tem caráter de protesto, já está percorrendo as ruas do bairro do Garcia. Depois, os moradores do bairro seguem em direção ao Campo Grande. 
 

(Foto: Max Haack/Ag. Haack)
(Foto: Júnior Improta/Ag. Haack)

***

12h20 Começou!
A folia já começou no Campo Grande, com a percussão da Banda Didá! 

(Foto: Renato Lima/Ag. Haack)

***

Itens proibidos

Segundo a SSP, 430 objetos proibidos foram apreendidos nos 42 portais de abordagens.
Confira a lista de itens proibidos abaixos:
- Facas, garfos, cacos de vidro, alicates de unha ou qualquer outro objeto perfurocortante
- Espetos de churrasco, incluindo os de madeira
- Ferramentas (martelo, serrote, tesouras, chaves de fenda etc)
- Armas, explosivos e munição de qualquer calibre
- Drogas e produtos ilícitos (maconha, cocaína, lança-perfume, dentre outros)
- Brincos, argolas e pulseiras de materiais metálicos que possam ser transformados em aparatos para agressão
 

***

Você viu quem se disfarçou para o curtir o Carnaval de Salvador sem ser reconhecida? Descubra aqui quem é!

(Foto: Reprodução/Instagram)

***

Saiba mais sobre a Mudança do Garcia

Quer saber como chegar à Avenida? São 15 pontos de táxi no entorno da folia, para quem preferir esse transporte 

  • Vale do Canela;

  • Avenida Joana Angélica, na região do Colégio Central;

  • Politeama de cima;

  • Estação da Lapa; na Barroquinha;

  • Rua do Tijolo;

  • na Praça do Sol, em Ondina;

  • Rua Edgard Mata;

  • Avenida Centenário;

  • Praça Cayrú;

  • Rua Gabriel Soares;

  • Ladeira do Taboão;

  • Porto da Barra;

  • Avenida Garibaldi;

  • Avenida da França; 

                                                                                                                   ***

E se eu preferir ir de Uber?
De acordo com a assessoria da Uber, serão 11 pontos de embarque e desembarque próximos à folia durante todos os dias de festa. Além de servir como local de desembarque na hora da chegada, a ideia é facilitar a solicitação de um carro na volta para casa.

Os foliões poderão encontrar motoristas mais facilmente nos seguintes locais: 

  • Rua Juiz Rosalvo Torres / Rua Desembargador Baldoino Andrade; 

  • Rua da Bélgica / Rua Portugal; 

  • Ladeira da Praça / Rua do Saldanha; 

  • Rua do Salete / Faculdade Cairu; 

  • Rua da Mouraria / Av. Joana Angélica; 

  • Rua Reitor Miguel Calmon / Vale do Canela (Ufba); 

  • Rua da Graça / Rua da Flórida; 

  • Avenida Princesa Leopoldina, após 2° retorno; 

  • Avenida Anita Garibaldi, acesso à Federação; 

  • Avenida Anita Garibaldi / Concessionária Audi; 

  • Rua da Paciência / Rua Almirante Barroso, sentido Pituba; 

***

Seis pontos de motáxi perto dos circuitos: 

  • Politeama (ao lado do ponto de táxi); 

  • Praça Cayru (em frente ao Elevador Lacerda); 

  • Vale do Canela;

  • Avenida Centenário (Rua Deocleciano Barreto);

  • Avenida Garibaldi (em frente à Clínica Nova Face); 

  • Avenida Oceânica (Praça do Sol/ISBA); 

***

Onde tem Zona Azul para estacionar?

  • Na marginal da avenida Anita Garibaldi, no acesso à Federação;

  • Na Avenida Anita Garibaldi, sentido Centro, trecho entre o Hospital Jorge Valente e o Monumento a Clériston Andrade, incluindo as marginais; na mesma avenida sentido Rio Vermelho, trecho a partir da Alameda Guedevile;

  • Na Avenida Estados Unidos;

  • Na Avenida da França;

  • Na Rua Portugal;

  • Na Rua da Conceição da Praia;

  • Na Rua da Mouraria;

  • Na Avenida Joana Angélica/Ucsal, entre o IPS e a Rua Nova do Paraíso;

  • Na Rua da Salete;

  • Na Ladeira do Salete;

  • No Vale dos Barris; 

  • Rua Comendador José Alves Ferreira;

  • Rua Professor Paulo Almeida (atrás da GTRAN);

  • Ladeira da Fonte (Concha Acústica);

  • Rua Professor Aristides Novis, São Lázaro - Federação;

  • Avenida Reitor Miguel Calmon (Vale do Canela), trecho entre o Colégio Odorico Tavares e a Concessionária Marvel;

  • Rua Juiz Rosalvo Torres, marginal da Av. Centenário, sentido Barris;

  • Rua Sabino Silva, em ambos os sentidos, a partir do primeiro retorno sentido Ondina;

  • Avenida J. J. Seabra, trecho entre o Terminal Aquidabã e o Mercado São Miguel; 

  • Estacionamento São Raimundo; 

  • Estacionamento Praça Cayru; 

  • Estacionamento Barroquinha; 

                                                                                                                   ***

Expresso e estacionamento
Outras linhas exclusivas do Carnaval são as do serviço Expresso Carnaval, que levam os es dos shoppings Salvador e Salvador Norte até pontos do circuito, sem parada. Um bilhete com ida e volta para o expresso custa R$ 25 – sendo R$ 5 do cartão, que pode ser recarregado e usado por uma família inteira. A partir da segunda viagem, o trecho passa a custar R$ 20. Nos dois casos, o estacionamento está incluso. As saídas acontecem a cada 15 minutos. 

Nos estacionamentos do Salvador Shopping e do Salvador Norte Shopping, ficarão disponíveis para o Expresso Carnaval 1,2 mil e 800 vagas, respectivamente – totalizando, assim duas mil vagas. Além dessas, cerca de três mil vagas de Zona Azul também vão ser opção para os foliões que quiserem ir de carro. 

                                                                                                                   ***

Se ligue no buzu!
Para os foliões que quiserem ir de ônibus, por exemplo, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) montou uma operação que vai contar com 400 linhas de ônibus, além da frota total disponível na cidade – 2,6 mil coletivos. Esses carros vão fazer viagens em três faixas horárias diferentes e de acordo com a demanda. 

O horário avaliado como o que tem menor fluxo de usuários é o das 5h às 13h – nesse momento, a frota será de 50% do total. Já entre as 13h e as 21h, 60% dos carros estarão à disposição dos foliões. Entre 21h e 5h do dia seguinte, quando há maior fluxo de pessoas, devido à volta para casa, 70% da frota será utilizada. Do total de 400 linhas, cerca de 140 vão operar 24 horas por dia. 

Os números indicam pontos de ônibus; as linhas em direção ao circuito vão passar por eles (Imagem: Reprodução)


Quer conferir as linhas pelos pontos? A Transalvador disponibilizou aqui, mas você também pode conferir clicando em cada um dos pontos abaixo:


Veja a programação de hoje

Baixe e imprima a programação desta segunda de Carnaval