Líderes da oposição a Maduro que fugiram da Venezuela desembarcam sexta em Salvador

Jairo Costa Júnior, com Luan Santos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 22 de agosto de 2017 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Fugitivos da ditadura de Nicolás Maduro, dois líderes estudantis dos movimentos de rua contra o presidente venezuelano desembarcam em Salvador sexta-feira que vem. Os ativistas políticos Eduardo Bittar e Roderick Navarro, alvos de uma ordem de captura internacional expedida no último dia 13 pelo governo da Venezuela, vão apresentar pela primeira vez no Brasil seus relatos sobre perseguições impostas por Maduro aos adversários do regime chavista, no próximo sábado, durante um encontro na Faculdade de Ciências Econômicas da Ufba.  A dupla também deve ser ouvida em sessão na Assembleia Legislativa, mas ainda não há confirmação da audiência pela Mesa Diretora da Casa. Em seguida, ambos partem para eventos em Feira de Santana, Brasília e São Paulo.

Terceira via Eduardo Bittar e Roderick Navarro comandam o Rumbo Libertad, frente de extrema-direita contrária tanto ao chavismo quanto à Mesa de Unidade Democrática, que reúne os principais grupos opositores ao governo de Nicolás Maduro. Os dois ativistas, que chegaram a Brasília após sete dias em fuga, vão circular o país graças a uma vaquinha online organizada por movimentos liberais do Brasil. A Bahia foi escolhida para inaugurar o périplo.

Na geladeira Se depender do deputado estadual Samuel Júnior (PSC), a CPI para investigar irregularidades na Companhia de Engenharia Ambiental e  Recursos Hídricos (Cerb) não será criada. Por enquanto. Samuel prefere aguardar o posicionamento do Ministério Público estadual (MP), que apura o  caso. “É mais prudente esperar”, ponderou.  A bancada de oposição na Assembleia conta com 21 deputados,  exatamente o número necessário de assinaturas para pedir a CPI. Só Samuel não assinou.

Ponta firme A Superintendência do Patrimônio da União na Bahia (SPU) autorizou a prefeitura a tocar o projeto de requalificação da orla na Ponta de Humaitá.  Fruto de uma emenda parlamentar do deputado federal Benito Gama (PTB), as obras custarão R$ 790 mil. Só haverá intervenções de urbanismo e paisagem. Restaurações de monumentos estão fora do pacote."Não foram o PSB e o PDT que lideraram a esquerda para a lama de alianças com Sarney, Maluf e Jucá", Domingos Leonelli, Secretário-geral do PSB da Bahia, ao ironizar as declarações do presidente do PT no estado, Everaldo Anunciação, para quem PSB e PDT são partidos  ‘inconsistentes ideologicamente’.Mãe Joana, não! Eleito ontem presidente da Câmara de Feira de Santana, como antecipado pela coluna no sábado, José Carneiro (PSDB) quer resgatar a moralidade da Casa. Disse que “coisas inconcebíveis” tornaram a Câmara alvo de chacota. “Um vereador chegou a usar a tribuna para dizer que tinha assessor de um colega parlamentar vendendo drogas aqui. Vamos lutar contra isso”, afirmou ele, que substituiu Ronny Miranda (PHS), morto no último dia 10. A denúncia foi feita por Ronaldo Caribé (PTC), em maio passado.

Piada Pronta Gozação que correu ontem a reboque dos PMs flagrados liberando ladrões após um furto ao Centro de Convenções no domingo: “Do jeito que vai, o governo Rui Costa não precisa desmontar o espaço. Basta continuar de cara virada para os saques que, daqui a pouco, sobra nada”. 

Pílulas Fala, Engevix! Sobre a nota “Porteira aberta”, publicada sábado, a Engevix negou impedimento em participar de licitações ou assinar contratos com o governo da Bahia. A coluna esclarece que, em nenhum momento, afirmou que a empreiteira, investigada pela Operação Lava Jato, está proibida de negociar com o Executivo estadual, apenas que ela sofreu duas suspensões aplicadas por Furnas e Eletrosul, subsidiárias da Eletrobras, registradas no Cadastro de Empresas Inidôneas ou Suspensas da Controladoria-Geral da União.

Outra tese A Satélite apontou ainda jurisprudência dominante do STJ no sentido de estender as restrições para todas as esferas da administração pública.