Lixo nas praias de Salvador chega a 50 toneladas diárias; saiba quais são as mais sujas

Além de ser levada pela maré e poluir o mar, a sujeira também pode permanecer na areia e oferecer riscos aos próprios frequentadores. Ação em de voluntários vai limpar praia de Arembepe (Camaçari) no sábado

  • Foto do(a) author(a) Murilo Gitel
  • Murilo Gitel

Publicado em 14 de setembro de 2017 às 14:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: (foto: Almiro Lopes / Arquivo Correio)

Conhecidas tanto no Brasil como mundialmente por suas belezas naturais, algumas praias de Salvador também revelam uma face que não representa motivo de orgulho: a sujeira. Diariamente, 120 agentes da Limpurb (Empresa de Limpeza Urbana do Salvador) recolhem cerca de 50 toneladas de resíduos no trecho que abrange São Tomé de Paripe até Ipitanga (25 km de extensão). Toda a quantidade de resíduos é coletada na faixa de areia, por meio de vassouras metálicas, ancinhos, esteira e forcado. 

De acordo com a Limpurb, embora as praias de Salvador fiquem mais poluídas durante o verão, a época chuvosa também traz complicações nesse sentido devido ao fato de a sujeira das ruas ser arrastada até a areia e o mar. “O ideal é levar uma sacola plástica para armazenar os resíduos e, em seguida, descartá-los em casa ou na saída, em uma das lixeiras disponíveis na Orla”, sugere o presidente do órgão, Kaio Moraes. “Já o visitante que consome na praia deve fazer o descarte no local onde comprou o produto”, acrescenta.

Além de ser levada pela maré e poluir o mar, a sujeira também pode permanecer na areia e oferecer riscos aos próprios frequentadores. O Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, órgão estadual) lembra que, no período em que o tempo estiver chuvoso, as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das galerias pluviais, o que possibilita a incidência de doenças.Não há ranking oficial, mas a Limpurb diz que, em geral, as praias da capital baiana onde as pessoas mais despejam lixo possuem grandes extensões e são muito frequentadas por banhistas, comerciantes e ambulantes. São elas: Piatã, Placaford, Porto da Barra, Itapuã, Farol da Barra, Ribeira, Boa Viagem, Canta Galo, São Tomé e Tubarão.Conscientização

Algumas iniciativas buscam conscientizar as pessoas sobre a importância de manter as praias limpas. No terceiro sábado de setembro, por exemplo, organizações internacionais, como a americana The Ocean Conservancy, promovem o Dia Mundial pela Limpeza das Praias e Rios, que em 2017 será neste sábado (16).

Para marcar a data será realizada em Camaçari a campanha “Arembepe Limpa”, iniciativa de um coletivo de entidades locais, mobilizadas para a conservação da limpeza de áreas públicas e, principalmente, pela preservação do ecossistema da região, que inclui áreas de proteção ambiental e permanente (APA e APP). O mutirão terá concentração às 7h, na Praça dos Coqueiros, para café da manhã e distribuição de material de coleta, formação dos grupos de trabalho que se dividirão pelas diferentes zonas (praia, Aldeia Hippie, lagoas). O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de Camaçari e da sua prestadora de serviços Naturalle Tratamento de Resíduos, que fornecerá sacos, luvas apropriadas e outros materiais, além de disponibilizar equipe e carro de coleta para servir aos voluntários.

A The Ocean Conservancy celebra o Dia Mundial pela Limpeza das Praias e Rios desde 1986. A ONG promove uma série de mobilizações com voluntários ao redor do planeta. Em torno de 40 milhões de pessoas, em 125 países, participam da ação. Com as informações recolhidas pelos voluntários, a ONG realiza um mapeamento dos resíduos mais perigosos encontrados no mar e busca soluções para impedir que eles tenham este destino como fim. Os cinco tipos de resíduos mais encontrados pelos voluntários da The Ocean Conservancy nos Estados Unidos costumam ser sobras de cigarro, embalagens de alimentos, garrafas PET, sacolas plásticas e tampas de garrafas.

SERVIÇO

O quê: Grande Mutirão de Limpeza em Arembepe, integra a campanha Arembepe Limpa

Quando: 16/09/2017, a partir das 7h

Local: Concentração na Praça dos Coqueiros, Arembepe, com saída para a praia, Aldeia Hippie e Lagoas

Informações: 71 98809-3642 (Ana Vitória) / 71 98750-7055 (Fabiana)