Lucenir Gomes: a caçadora de projetos

De rua 'lixo zero' ao Observatório Social de Salvador, especialista em gestão se envolve em tudo para melhorar o lugar onde vive 

  • Foto do(a) author(a) Alexandre Lyrio
  • Alexandre Lyrio

Publicado em 7 de setembro de 2017 às 02:30

- Atualizado há um ano

Lucenir Gomes foi uma das facilitadoras de um workshop no Agenda Bahia (Foto: Evandro Veiga/CORREIO) Lucenir Gomes, 50 anos, é um ímã para projetos sociais. Na verdade, o que ocorre é o contrário. Os projetos sociais é que a atraem. Lucenir nunca para. E nunca faz nada sozinha. Em tudo o que se envolve, agrega pessoas, entidades ou grupos. “Não empreendo um projeto exclusivamente meu. Sou metida em um monte de confusão”, brinca.

Consultora da Fundação Avina, entidade que trabalha com desenvolvimento sustentável em todo o continente latino-americano, Lucenir trabalha por ideologia. Seu objetivo? Melhorar a vida das pessoas. Na Avina, atua com a agenda de reciclagem inclusiva e acesso a água. Mas, está ligada a um sem número de outras entidades.

No seminário Cidades, do Fórum Agenda Bahia 2017, por exemplo, ela foi uma das facilitadoras de um workshop que envolveu representantes da cadeia de resíduos sólidos em Salvador.

Especialista há 20 anos em gestão de projetos, conhece de conservação marinha costeira até reciclagem inclusiva. Atualmente, sempre com diversos parceiros, pensa desde inovações pedagógicas para uma escola pública no bairro do Arenoso até a execução do projeto rua 'Lixo Zero', que pretende zerar os resíduos em uma rua no bairro do Rio Vermelho. “Contatamos diversos atores sociais da rua Alagoinhas e nosso objetivo é criar a primeira rua Lixo Zero de Salvador”, explica.

Lucenir também está metida na agenda das cidades sustentáveis e, mais recentemente, tenta implementar com entidades, grupos e outros ativistas o chamado Observatório Social de Salvador, que pretende acompanhar e cobrar de perto políticas públicas e intensificar o estímulo à participação social.

O Observatório seria uma das iniciativas do Movimento Juntos por Salvador, do qual, claro, Lucenir também faz parte. “Começamos a nos reunir no ano passado. Juntamos um pessoal bom para promover esses diálogos”.

O Fórum Agenda Bahia 2017 é uma realização do CORREIO, com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador (PMS), Federação das Indústrias da Bahia (Fieb) e Rede Bahia; patrocínio da Braskem, Coelba e Odebrecht; e apoio da Revita.