Mãe de médica de 25 anos morta em acidente lança livro sobre perda da filha

Obra será lançada nesta quinta (18)

  • Foto do(a) author(a) Milena Hildete
  • Milena Hildete

Publicado em 18 de janeiro de 2018 às 01:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

 Viviane, que faleceu no ano passado num acidente de carro, com a mãe Claudia (Foto: Divulgação) O que pode acontecer de pior com uma mãe é perder um filho. E foi esse o drama vivido pela publicitária Claudia Vitti, no ano passado. A médica Viviane Vitti, na época com 25 anos, faleceu em um acidente de carro na estrada, próximo a Esplanada, no Nordeste baiano, no dia 28 de maio. Oito meses após a tragédia, Claudia ainda tem constantes lembranças da filha, e consegue enxergar Viviane em quase todas as memórias, principalmente nas orações. 

Diante disso, a médica - junto com a irmã, a escritora Catarina Maria Vitti Pinhat, tia de Viviane - resolveu transformar em literatura a trajetória da jovem. A ideia, segundo ela, também é ajudar outras pessoas a superar traumas semelhantes.

No livro “Perder um Filho: Castigo ou Benção”, que será lançado na noite desta quinta-feira (18), em Salvador, a família contou a história de Viviane, que era recém-formada em Medicina. “A motivação para escrever este livro surgiu de uma experiência singular que tenho vivido dia a dia, após a partida precoce de minha filha. Descobri que o amor vivido e cultivado em família não termina após a morte. Ele é eternizado”, explica Claudia. 

Conforto Foi o hábito de orar, somado à ajuda de familiares e amigos mais próximos, que confortaram Claudia no ínicio da perda. Hoje, ela tenta ajudar pessoas que passaram pelo mesmo tipo de situação e também atua como conselheira na igreja que frequenta.“Quando passei por esse trauma, eu fiz uma experiência da misericórdia", comentou.A casa também passou por algumas transformações depois da morte de Viviane. A família, que é católica, passou a orar no mesmo espaço. "Antes cada um tinha um espaço de oração e, agora, rezamos juntos. Nós também mudamos alguns valores. Ficamos ainda mais unidos e fortificados", conta Claudia, que busca confortar pessoas que perderam um ente querido em acidentes de carro. 

A última viagem Segundo a família, Viviane estava em um dos melhores momentos da vida. Além de recém-formada, ela já estava realizando o sonho de ser médica num hospital do interior do estado.

Toda segunda-feira ela saia de Salvador e ia para Esplanada. A jovem só retornava para casa às quintas-feiras. Na manhã do acidente, Viviane vinha para a formatura do namorado. "No dia anterior, ela tinha me pedido para separar a roupa da formatura", lembra a mãe. 

A solidariadade e a humildade eram traços destacados da personalidade da jovem, de acordo com Claudia."Ela era uma menina que marcou muito. Teve o tempo dela. Foi um chamado de Deus", acredita a mãe. A médica também tinha falado com a mãe minutos antes de seu carro bater em uma árvore. A jovem foi atingida por um dos galhos, que atingiu seu coração. "Ela tinha me dito que já estava chegando pelo WhatsApp", lembra Claudia. 

A obra será lançada no Restaurante Cedro - Hotel São Salvador, no bairro do Stiep, às 18h.