Marinha adia prazo para concluir inquérito de tragédia com lancha

Acidente deixou 19 mortos na Baía de Todos os Santos em agosto

  • D
  • Da Redação

Publicado em 11 de novembro de 2017 às 19:28

- Atualizado há um ano

. Crédito: Arquivo CORREIO

A Marinha prorrogou o prazo de conclusão do inquérito que investiga o que causou o acidente que deixou 19 pessoas mortas quando uma lancha virou na Baía de Todos os Santos, em agosto. A decisão foi tomada, segundo o órgão, por conta da necessidade de apurar dados obtidos nas simulações feitas pelos peritos navais, baseado em depoimentos colhidos.

Segundo a Marinha, será preciso fazer novas diligências, que tomarão mais tempo do que o previsto inicialmente. "Dessa forma, o inquérito administrativo instaurado pela Marinha do Brasil para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades pelo acidente com a lancha 'Cavalo Marinho I' terá seu prazo de conclusão prorrogado para o dia 22 de janeiro de 2018", diz comunicado divulgado neste sábado (11) pelo órgão. 

O prazo inicial para concluir o inquérito se encerraria em 24 de novembro, seguindo o limite de praxe de 90 dias. Contudo, quando necessário, a Marinha pode prorrogar esse período.

Acidente A lancha Cavalo Marinho I virou por volta das 6h30 do dia 24 de agosto, cerca de 10 minutos após deixar o Terminal Marítimo de Mar Grande, que fica no município de Vera Cruz, localizado na Ilha de Itaparica.

A embarcação tinha como destino Salvador e estava a aproximadamente 200 metros da costa quando o acidente aconteceu. A viagem dura cerca de 45 minutos. A lancha levava 120 pessoas, sendo 116 passageiros e 4 tripulantes, que sobreviveram. A embarcação ficou destruída.

Morreram 19 pessoas no acidente eram 13 mulheres, três homens e três crianças. Familiares de uma adolescente que estaria na lancha registraram o desaparecimento da jovem, mas após vários dias de busca ela não foi localizada.