Marinha entrega medalhas a personalidades civis e militares

A medalha Amigo da Marinha foi criada há 50 anos e é entregue todos os meses de novembro

Publicado em 14 de novembro de 2016 às 21:10

- Atualizado há um ano

Vinte representantes das sociedades civil e militar receberam a medalha Amigo da Marinha na noite desta segunda-feira (14). A cerimônia aconteceu dentro do navio-veleiro Cisne Branco e homenageou advogados, delegados, jornalistas, empresários e militares de outras áreas. A embarcação ficará aberta para a visitação pública nesta terça-feira, das 13h às 17h30.Engenheiro Luciano Maron recebe medalha Amigo da Marinha(Foto: Almiro Lopes/ CORREIO)Segundo a Marinha, a entrega da medalha é uma forma simbólica de agradecimento às pessoas que de alguma forma contribuíram para a difusão do papel da instituição e a formação de uma consciência social sobre a importância da Marinha. Entre os homenageados estavam o filho do diretor do CORREIO, Wilson Maron, o engenheiro civil Luciano Oliva Maron, e a editora-chefe do jornal, Linda Bezerra - única mulher a receber a homenagem este ano. "Essa homenagem é por estarmos participando de ações de filantropia e tudo isso faz sentido já que a Marinha também trabalha para o bem. Divulgar o trabalho desenvolvido pela Marinha é fundamental para a sociedade saber a importância dessas ações, até por uma questão cívica. Hoje em dia muita gente não sabe nem cantar o hino nacional", afirmou o engenheiro Luciano.  

Os condecorados passaram a fazer parte das Sociedades dos Amigos da Marinha (Soamar). Atualmente, existem 58 sedes regionais em todo o Brasil. Através dessas associações eles podem ter acesso e participar de algumas atividades da instituição e são convidados para visitar unidades da Marinha. A homenagem foi realizada dentro do navio-veleiro Cisne Branco(Foto: Mauro Akin Nassor/ CORREIO)A cerimônia começou às 17h34 com o arreamento da bandeira do Brasil. O horário foi escolhido por ser o momento exato do pôr do sol em Salvador. O público assistiu em silêncio o arriar da bandeira e os militares ficaram em continência durante a execução do Hino Nacional. 

A condecoração foi criada no dia 6 de novembro, data do aniversário do Almirante-de-Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, ex-Ministro da Marinha e Patrono da Sociedade Amigos da Marinha, e desde então, é entregue todo mês de novembro. Em 2015, a cerimônia foi realizada no Farol da Barra. Este ano, a Marinha aproveitou a visita do navio-veleiro Cisne Branco e realizou a cerimônia dentro da embarcação.