Marinha explica conceito de Amazônia Azul

O conceito de Amazônia Azul foi criado pelo almirante de esquadra Roberto de Guimarães Carvalho com o objetivo de valorizar a costa brasileira

  • Foto do(a) author(a) Murilo Gitel
  • Murilo Gitel

Publicado em 14 de novembro de 2017 às 05:54

- Atualizado há um ano

. Crédito: O capitão de mar e guerra da Marinha do Brasil Camilo de Souza disse Devemos dominar, incorporar e compreender os recursos do mar (foto: Betto Jr.)

O capitão de mar e guerra da Marinha do Brasil Camilo de Souza aproveitou sua participação no III Fórum Internacional Gestão de Baías para explicar o conceito de Amazônia Azul ao público presente na sede da Fecomércio. “Quando se fala de Amazônia, em qualquer lugar do mundo, todos se lembram automaticamente do verde, em razão de nossa imensa floresta. Isso é o que queremos despertar em nossa sociedade com a Amazônia Azul, que há uma grande riqueza em nosso litoral”.O conceito de Amazônia Azul foi criado pelo almirante de esquadra Roberto de Guimarães Carvalho, com o objetivo de valorizar a costa brasileira. Atualmente, os espaços marítimos brasileiros atingem aproximadamente 3,5 milhões de km². Sob as águas do país estão riquezas como reservas de gás, o petróleo do pré-sal e calcário, o que reforça a importância de preservação desse patrimônio natural.“Devemos dominar, incorporar e compreender os recursos do mar, voltar às origens do Brasil, pois fomos descobertos através do mar, aqui na Bahia”, lembrou Camilo Souza. Estratégia O capitão da Marinha também observou que o conceito Amazônia Azul integra uma “visão estratégica e multidisciplinar”, que inclui a participação de diversos ministérios do governo federal.

Souza também ressaltou que “a Baía de Todos os Santos dispõe de  localização geográfica central no litoral do país, próxima de aeroporto, rodovias e ferrovias, o que fortalece sua importância dentro da Amazônia Azul”.