Mark Manson fala sobre a sutil arte de ligar o foda-se

Hagamenon Brito

  • D
  • Da Redação

Publicado em 13 de dezembro de 2017 às 06:05

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Formado em Finanças na Universidade de Boston, em 2007, e dono de um estilo franco, sagaz e divertido,  o texano Mark Manson, 33 anos, transformou o seu livro A Sutil Arte de Ligar o Foda-se (Intrínseca | R$ 29,90/papel | R$ 19,90/e-book | 224 págs.) em um best-seller instantâneo nos EUA, em 2016, ao transgredir a fórmula dos títulos que promovem o desenvolvimento pessoal. Autor do bom e sagaz livro A Sutil Arte de Ligar o Foda-se, o americano Mark Manson morou entre 2012 e 2016 no Brasil (Foto/Divulgação) Ao contrário do pensamento de autoajuda habitual, para Manson a felicidade está na capacidade de resolver problemas, como afirma na página 39: “Se você evita os problemas ou acha que não tem nenhum, está no caminho da infelicidade. Se acha que não consegue resolver seus problemas, está no mesmo caminho. O segredo está em resolver os problemas, e não em não ter problemas. Para ser feliz, é preciso ter algo para resolver”.

O autor expõe sua “estratégia para uma vida melhor” em uma conversa cheia de boas histórias e ironia, com citações de personalidades que vão do velho safado Charles Bukowski (1924-1994) à estrela pop Miley Cyrus, não sem antes alertar sobre três sutilezas da arte de ligar o foda-se, que não é sentir indiferença em relação a tudo e a todos, como fazem os psicopatas.

Sutileza nº 1: Ligar o foda-se não significa ser invulnerável, mas se sentir confortável com a vulnerabilidade. Sutileza nº 2: Se quiser ligar o foda-se para as adversidades, primeiro você precisa se importar com algo mais importante que elas. Sutileza nº 3: Perceba você ou não, estamos sempre escolhendo o que realmente importa.

Mark Manson, que se tornou popular primeiro escrevendo em seu blog e prega que “às vezes, a vida é uma droga mesmo, e a atitude mais saudável é admitir isso”, é casado com uma brasileira e viveu aqui entre 2012 e 2016. Na despedida , ele publicou Uma Carta Aberta ao Brasil que repercutiu nas redes sociais e na mídia. Com olhar afiado, Manson disse que o principal problema dos males do Brasil é a mentalidade cultural do povo, o famoso jeitinho brasileiro. Leia a carta em https://markmanson.net/brazil_pt.

EMINEM COMEBACK Maior astro da história do rap depois do lendário Tupac Shakur (1971-1996), Eminem, 45 anos, lança, sexta-feira, o álbum Revival, com participações especiais de Beyoncé, Ed Sheeran, Alicia Keys e Pink, entre outros. A imagem da capa mostra o cantor com a mão na cabeça sob a bandeira dos Estados Unidos, em um gesto de descontentamento com o presidente Donald Trump, a quem já críticou.

O teor político do trabalho também aparece no single Untouchable, onde ele aborda a injustiça racial nos EUA.  Como um homem branco, Eminem se sente “intocável”, enquanto seus colegas negros lutam para evitar problemas com a lei.

Ouça o áudio do single Untouchable

ILLY LANÇA SINGLE COM BALANÇO LATINO Com gostoso balanço latino e letra divertida que fala em marijuana, a cantora Illy lança, sexta-feira, nas plataformas digitais, o single Djanira, produzido por Moreno Veloso e com guitarra by Felipe Cordeiro. A canção fazia parte do repertório do extinto grupo baiano Confraria da Bazófia. Baiana radicada no Rio, Illy prepara o lançamento do primeiro álbum.