Masp veta menores de 18 anos em exposição

Pela primeira vez desde que foi fundado, em 1947, museu se vale de proibição

  • D
  • Da Redação

Publicado em 18 de outubro de 2017 às 05:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

O debate sobre a censura na arte foi reacendido pelo Museu de Arte de São Paulo (Masp) ao anunciar, pela primeira vez desde que foi fundado, em 1947, que uma exposição sua está vetada para menores de 18 anos. É o caso da mostra Histórias da Sexualidade, que tem abertura sexta e aborda temas como sexualidade e erotismo em 400 obras de artistas como Pablo Picasso (1881-1973), Paul Gauguin (1848-1903), Francis Bacon (1561-1626) e Adriana Varejão.

A mostra traz à tona a censura à exposição  Queermuseu, no Santander, e a polêmica vivida pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP) com a performance La Bête. Releitura da obra Bicho, de Lygia Clark, La Bête foi alvo de protestos em razão da nudez do coreógrafo Wagner Schwartz, que durante a apresentação foi tocado nos pés por uma criança acompanhada pela mãe.

A situação gravada em vídeo foi denunciada ao Ministério Público (MP), que abriu inquérito para apurar o caso. A assessoria de imprensa do museu disse ao CORREIO que o MAM ainda não recebeu nenhuma notificação, nenhuma multa foi aplicada e que aguarda o posicionamento do MP.

Outro caso divulgado ontem e que chamou a atenção foi o fato do Museu do Louvre, em Paris, ter censurado uma obra que participaria da tradicional Feira Internacional de Arte Contemporânea, que acontece de amanhã a domingo. A escultura de 12 metros de altura, do ateliê holandês Van Lieshout, sugere um homem copulando com um animal e deveria ser exposta ao ar livre, mas não foi autorizada. O presidente do Louvre, Jean-Luc Martinez, disse em carta enviada à direção do evento que a obra ‘pode ser mal interpretada pelo nosso público tradicional’.