Mau tempo: escunas de passeio suspendem operação na Baía de Todos-os-Santos

Segundo a Astramab, travessia Salvador-Mar Grande opera sem restrições

Publicado em 11 de dezembro de 2017 às 09:05

- Atualizado há 10 meses

. Crédito: Marina Silva/CORREIO

As escunas de turismo que fazem o passeio pelas ilhas na Baía de Todos-os-Santos estão com a operação suspensa na manhã desta segunda-feira (11) devido ao mau tempo. A chuva forte cai em Salvador desde o fim de semana e a previsão é de que continue até a próxima quinta-feira (14).

Apesar do tempo chuvoso, a travessia Salvador-Morro de São Paulo continua operando com conexão em Itaparica, por causa das condições ruins de navegação entre Salvador e a Ilha de Tinharé. 

A travessia Salvador-Mar Grande também está operando sem restrições, segundo a Astramab. São seis embarcações, que saem a cada meia hora do Terminal de Vera Cruz e também do Terminal Náutico, em Salvador. O serviço opera até as 20h, saindo de Salvador, e 18h30, saindo de Vera Cruz. 

O ferry também está operando sem restrições nesta segunda, de acordo com a Internacional Travessias. Estão em operação os ferries Dorival Caymmi, Juracy Magalhães Jr, Pinheiro e Anna Nery, com saídas nos horários regulares (de hora em hora). Neste momento, o fluxo está tranquilo para pedestres e intenso para veículos no terminal Bom Despacho. Em São Joaquim, o movimento está tranquilo para pedestres e veículos, segundo a concessionária.

Neste domingo, o mau tempo causou problemas nas rampas de atracação em Salvador. O ferry Juracy Magalhães passou quase três horas para conseguir atracar no terminal de São Joaquim, por causa do vento forte.

Previsão do tempo De acordo com boletim meteorológico da Codesal, a nebulosidade que permanece na cidade é devida à Zona de Convergência de Umidade (ZCOU) sobre o estado da Bahia, além da frente fria que está se deslocando lentamente para o oceano. A atuação dos fenômenos ainda vai causar chuvas fracas ou moderadas ao longo do dia em Salvador e no Recôncavo. 

Ainda segundo o boletim, há possibilidade de chuvas e trovoadas até quinta-feira (14). as temperaturas variam entre 28ºC e 31ºC. 

Nas últimas 72 horas, o lugar que mais choveu em Salvador foi Campinas de Pirajá (83,8 mm) e Planalto Real, em Plataforma (84,4 mm). Juntas, elas registraram cerca 60% do esperado para o mês de dezembro (142,8 mm), segundo dados do Cemaden, divulgados pela Codesal.