Medellín deixa passado de violência para trás para ser polo de inovação

História sobre transformação da cidade colombiana será mostrada em Salvador, durante o seminário Cidades, do Fórum Agenda Bahia 2017

  • Foto do(a) author(a) Andreia Santana
  • Andreia Santana

Publicado em 21 de agosto de 2017 às 11:15

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

Em 2013, uma cidade latino-americana que por décadas havia sido associada à violência dos cartéis de tráfico de drogas, com altas taxas de homicídios, foi declarada a cidade mais inovadora do mundo, no concurso City of the Year, do Wall Street Journal. Mas, esse reconhecimento para Medellin, na Colômbia, não veio de uma hora para outra. Ao menos, desde 2004, a cidade vive ciclos de renovação que, hoje, fazem desse que é um dos destinos com fama de mais acolhedores aos visitantes, um exemplo a ser seguido.

Capital do estado de Antioquia e encravada no Valle Aburrá, Medellin, conhecida como Cidade das Flores, conseguiu avançar tanto em infraestrutura e urbanismo, que passou a sediar eventos mundiais importantes, como as assembleias da OEA (Organização dos Estados Americanos) e do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento); além da edição do ano passado do Fórum Econômico Mundial para a América Latina. 

Uma das grandes apostas de inovação da cidade, que também serve de incubadoras para diversas iniciativas empreendedoras, foi justamente em mobilidade. O metrô, por exemplo, conecta vários pontos. Além disso, a cidade oferece outras alternativas de transporte que se interconectam e levam visitantes e moradores tanto aos seus afazeres cotidianos, quanto a uma infinidade de parques, bibliotecas, museus e espaços públicos onde são realizados eventos culturais.

Se hoje qualidade de vida é expressão de ordem nos projetos desenvolvidos por lá, há 25 anos, a história era outra e a cidade era considerada a mais perigosa do mundo, palco de anos de luta contra o crime organizado.

Na cidade proliferam também as iniciativas do empreendedorismo social, como a Innpulsa Colombia, orgnanização do governo colombiano voltada para desenvolver novos negócios; e a Casa Kolacho, do artista plástico local Kbala, que utiliza a arte e a cultura como ferramenta de transformação social.

Também não faltam exemplos de projetos desenvolvidos com base na “sinergia entre atores sociais”, conceito defendido pelo arquiteto Carlos Cadena Gaitán, que estará em Salvador no dia 30 de agosto, como palestrante do seminário Cidades, segundo evento do ano do Fórum Agenda Bahia.

Uma dessas iniciativas colaborativas é a Ruta N, corporação criada por meio de uma parceria entre o poder público e o privado, que visa oferecer um espaço para startups e novos empreendimentos  desenvolverem seus negócios em áreas como ciência, tecnologia e inovação.

Com foco no cidadão, vale destacar outros dois projetos que podem inspirar cidades como Salvador. O primeiro é o Parque Explora, museu público que realiza projetos com a comunidade nas áreas de educação, cidadania participativa e tecnologia.

O outro é o Un Litro de Luz, que engaja  moradores na instalação da infraestrutura de iluminação pública, empoderando a comunidade, que é quem  toma as decisões conjuntas do projeto.

Fórum Agenda Bahia 2017

As inscrições para o seminário Cidades, que acontece em 30 de agosto, podem ser feitas no site www.agendabahiacorreio.com.br. O evento, que é gratuito, vai acontecer no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), das 8h às 17h30. As vagas são limitadas.

O foco do simpósio será debater de que forma os centros urbanos podem ser transformados para acolher melhor seus moradores do ponto de vista social e de infraestrutura, mobilidade, saúde, etc. O evento vai abordar assuntos como urbanismo, sustentabilidade, moradia e turismo, levando em conta como a inovação pode ajudar no planejamento das cidades do futuro.

Iniciado em 2010, o fórum Agenda Bahia promove encontros entre especialistas de diversas áreas, representantes do poder público e da sociedade civil organizada, além de empresários, para debater o desenvolvimento econômico e social do Estado, sempre com foco em inovação, competitividade, sustentabilidade, fomento a novos negócios e qualificação profissional.

Este ano, o tema central do evento é Tempos de Mudanças e, além do seminário Cidades, haverá outro encontro, em 29 de setembro, chamado Conexões, que irá discurtir de que forma a tecnologia afeta as relações entre os diveros grupos da sociedade e como a inovação pode ser utilizada para unir pessoas, entidades, empresas e governos em prol de transformações sociais positivas.

O Fórum Agenda Bahia 2017 é uma realização do CORREIO, com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador (PMS), Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e Rede Bahia; patrocínio da Coelba e da Odebrecht; e apoio da Revita.