Assine

Medicina: baiano fica em 1º lugar na Unicamp e vai pra USP, onde passou em 8º


 

A rotina de estudos de João Victor Almeida durava o dia todo

  • Da Redação

Publicado em 23/02/2018 às 07:59:00
Atualizado em 18/04/2023 às 02:40:07
. Crédito: Acervo Pessoal

Acordar às 6h durante toda a semana para começar uma rotina de estudos que durava até a noite e levantar às 7h, aos sábados e domingos, para começar tudo de novo não é o melhor cenário para a maioria das pessoas. Exceto para João Victor Almeida, 19 anos, morador da Pituba. Graças à essa rotina, ele passou em primeiro lugar no curso de Medicina da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo. Foram 279 candidatos por vaga. João participou de várias olimpíadas durante o ensino médio (Foto: Acervo Pessoal) Ele conta que logo quando viu o resultado, no dia 15 deste mês, ficou confuso se tinha passado em primeiro lugar, pois havia uma nota maior que a dele no site da universidade. "Depois entendi que aquela nota era de outro curso. Aí eu fui comemorar. Fiquei muito feliz", afirma o rapaz.

Apesar da conquista, João escolheu cursar Medicina na Universidade de São Paulo (USP), onde passou em oitavo lugar, por ser na capital e ter como dividir apartamento com um amigo."Eu me identifico mais com a capital. Tem também a questão do Hospital das Clínicas da universidade", explica.Desde o primeiro ano do ensino médio, João estudava para Medicina. Porém, como tinha que conciliar o estudo com as atividades do colégio, a rotina era bem diferente. "Eu só estudava à noite e nos finais de semana. Era estressante porque, às vezes, eu dormia seis horas ou menos pra poder estudar. Ainda tinha prova, tudo isso", explica. Após a conclusão do ensino médio, João se dedicou integralmente à entrada no curso.

O estudante acordava cedo para estudar um pouco antes de ir para o cursinho, pela tarde, e emendava com o período da noite para reforçar o conteúdo que foi dado pelos professores mais cedo. "Eu gosto da medicina pela possibilidade de você salvar vidas, estar ali lidando com esses problemas do corpo, investigando a saúde humana. Isso que me chama mais atenção. Sim, tudo isso valeu a pena", conta.

João vai viajar para São Paulo neste final de semana. O amigo com quem ele vai morar junto na capital paulista também passou na USP, no curso de Direito. "Minha família vai ficar aqui. É claro que preferem que eu fique, mas eles entenderam a decisão".

O mais novo estudante de medicina da USP recomenda um planejamento prévio para quem vai começar o ensino médio e deseja cursar medicina. "Isso vai facilitar muito. Participe de olimpíadas científicas e confie em si mesmo. Eu acho que não depende só do seu conhecimento. São vários fatores que influenciam, um deles é você saber que pode conseguir aquilo", aconselhou João.