Mega Revisão do Enem reúne mais de 2 mil de estudantes na FTC

Terceira edição do aulão, que tem apoio do CORREIO, ocorreu na noite desta quinta-feira (17)

  • Foto do(a) author(a) Milena Hildete
  • Milena Hildete

Publicado em 17 de agosto de 2017 às 22:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Almiro Lopes/CORREIO

Os alunos lotaram o espaço de eventos da faculdade FTC, na tarde desta quinta (Foto: Almiro Lopes/CORREIO) No comando dos microfones, professores de cursinhos famosos em Salvador. Na plateia, estudantes de escolas das redes pública e privada de todo o estado. A proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - faltam 80 dias para a prova - fez com que mais de dois mil alunos lotassem a Mega Revisão Enem, no espaço de eventos da Faculdade de Ciência e Tecnologia (FTC), na Avenida Paralela, no início da noite desta quinta-feira (17).

[[publicidade]]

O aulão reuniu professores especialistas em aprovação, entre eles, o professor Ricardo Carvalho. Entusiasmado, ele abriu mais um ano do evento, que tem apoio do CORREIO, e falou sobre a importância do evento para os alunos.“Nessa aula gratuita, nós temos jovens escola públicas  e particulares adquirindo um conteúdo direcionado para a prova do Enem. Essa revisão é uma forma de  democratizar o acesso a universidade”, avaliou Carvalho.Quem deu continuidade à revisão foi o professor de Química Sergio Magnavita. Em clima de descontração, ele falou sobre fórmulas, ligações, reações químicas que costumam cair na prova. Na sequência, foi a vez de estudar Física, Matemática, Filosofia, Português, Redação...

Como esta última costuma valer mais, no exame, a estudante Letícia Mesquita, 17 anos, está se esforçando para melhorar a escrita. “Esse ano eu acho que pode cair mobilidade urbana ou temas relacionados com a política do país”, diz ela, fazendo um exercício de imaginação. Aluna do Colégio Dom, da Rede FTC, ela sonha em ser advogada. “Eu quero fazer Direito porque sei que tenho talento e acho que é uma profissão muito bonita”, explica.

Seu colega, Igor Bonfim, 17, está ansioso para fazer o Enem. Aluno do 3º ano do ensino médio, ele estuda quatro horas por dia para passar do vestibular de Comunicação Social. “Já é a quarta vez que faço, mas estou nervoso porque a concorrência está muito alta nos últimos anos”, comenta. Para ter sucesso na aprovação, o candidato planeja ingressar no pré-vestibular em setembro - a dois meses da prova.

Já Fernanda Costa Queiroz, 17, quer estudar Medicina Veterinária na Universidade Federal da Bahia (Ufba). Para isso, a aluna do 3º ano do Colégio Estadual Thales de Azevedo estuda três horas por dia. “Estudo por pouco tempo porque eu ainda trabalho no turno da tarde”, conta.

Aulão com música Para acalmar os ânimos dos estudantes, a nova edição da Mega Revisão separou um espaço para uma atração musical. Esse ano, quem animou o momento de descontração pós-aulão para os estudantes foi a banda de reggae Adão Negro.

A próxima Mega Revisão Enem ocorrerá no dia 3 de novembro. As inscrições começam na próxima semana e podem ser feitas por meio do site enem2017.ftc.br.

O gabarito do caderno Mega Revisão Enem FTC, encartado nesta quinta-feira no CORREIO, já pode ser conferido, através do link www.ftc.edu.br/eventos/2017/enem2017/salvador/.

Veja as apostas de temas de Redação na Mega Revisão Enem: 

Tema 1: A contínua exclusão da população indígena no Brasil. Tema 2: O humor em questão no Brasil: entre a liberdade de expressão e o discurso  de ódio. Tema3: Os desafios da mobilidade urbana brasileira. Tema 4: As doenças do século que desafiam a saúde pública. Tema 5: Caminhos para se estruturar o sistema carcerário brasileiro.