Membro de quadrilha inscrito no concurso da Ufba não foi fazer a prova

Dos mais de 72 mil inscritos, 54.253 candidatos compareceram

Publicado em 30 de outubro de 2017 às 17:27

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Marina Silva/Arquivo CORREIO

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) informou, nesta segunda-feira (30), que um suspeito de fazer parte da quadrilha que planejava fraudar o concurso da instituição não compareceu ao exame. As provas aconteceram neste domingo (29), em Salvador e em Vitória da Conquista. 

De acordo com a instituição, a Polícia Federal identificou um membro da quadrilha entre os inscritos para concorrer à vaga de Técnico de Laboratório/Química. Mas, o candidato não apareceu.

No entanto, o titular da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF) da Paraíba e responsável pela chamada Operação Gabarito, Lucas Sá, informou ao CORREIO que mais de um suspeito não compareceu à prova. "Alvos identificados não compareceram. Acho que eles 'abortaram a Ufba'", afirmou. De acordo com o delegado, novos membros identificados deverão ser alvo da nova fase da operação.

Através da assessoria, a Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas da Ufba informou que o processo seletivo ocorreu “com normalidade”. Ao CORREIO, a Polícia Federal reforçou que não houve problemas e que ninguém foi preso. 

Dos mais de 72 mil inscritos, 54.253 candidatos apareceram para fazer a prova – o que leva a um percentual de 24,55% de abstenção.

Suspeita de fraude O concurso da Ufba aconteceu após uma semana atribulada. Na terça-feira (24), o CORREIO publicou a denúncia sobre a suspeita de fraude no concurso, investigada pela Operação Gabarito da Polícia Civil da Paraíba. 

Na última quinta (26), a Polícia Federal instaurou um inquérito para apurar as denúncias sobre a suspeita de fraude no concurso. A corporação informou ainda que já está com todos os documentos e as informações que foram repassadas pela Polícia Civil da Paraíba, que investiga a atuação de uma organização criminosa envolvida em um esquema suspeito de ter fraudado mais de 100 concursos pelo país. No dia seguinte, a corporação confirmou ter encontrado, na lista de inscritos do concurso, nomes ligados à quadrilha.

As primeiras informações sobre uma suspeita de fraude surgiram nas redes sociais e nos grupos para compartilhar material de estudo, na semana passada. A Polícia Civil da Paraíba apontava que uma organização criminosa daquele estado fraudou o concurso do Tribunal de Justiça de Pernambuco – e, entre as provas, indícios e conversas interceptadas que indicavam que a mesma fraude seria cometida dali a alguns dias, na prova da Ufba, em Salvador.

Em entrevista ao CORREIO, na última segunda-feira (23), o delegado Lucas confirmou: há indícios de que o mesmo grupo que é acusado de ter fraudado mais de 100 concursos pelo país esteja atuando para favorecer candidatos às 222 vagas da Ufba.

“A lista inicial (dos beneficiados) conta com 10 nomes, mas identificamos informações que indicam que pode chegar a 30 beneficiados”, afirma o delegado, que diz ainda não ter a identificação de todos os possíveis beneficiários. Apesar disso, todos os membros da quadrilha já estão identificados: 31 estão presos e outras 40 pessoas, ainda em liberdade, estão sendo investigadas.