Menina de 2 anos morre após sofrer violência sexual na Vila Canária

Criança foi socorrida para UPA de São Marcos pela mãe, mas chegou morta

Publicado em 21 de janeiro de 2019 às 08:11

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Reprodução/CORREIO

Foto: Reprodução/CORREIO Uma menina de 2 anos morreu na noite deste domingo (20) depois de ter sido abusada sexualmente na casa onde morava com a mãe e o padrasto, na Rua José Gomes de Aguiar, no bairro de Vila Canária, em Salvador. O principal suspeito do crime é o próprio padrasto, identificado como Edson Neri Barbosa, 27 anos.

De acordo com informações de familiares da pequena Ágatha Sophia, ela foi encontrada pela mãe, Jéssica de Jesus, 21, na rua, nos braços do padrasto, por volta das 18h. Edson fugiu do local momentos após a mãe pegar a filha ferida na mão dele.

Ainda de acordo com familiares, Jéssica, que trabalha como diarista, havia deixado a filha com o companheiro no sábado (19), para fazer uma faxina. A menina costumava ficar com o padrasto todas as vezes que a mãe precisava sair para trabalhar.

Ao se deparar com a criança ferida, a mãe saiu à procura de socorro. Elas foram, com ajuda de vizinhos, para a emergência da UPA de São Marcos, onde foi constatada a morte da vítima logo após ela dar entrada na unidade.

Segundo um primo da menina, que preferiu não se identificar, o padrasto fugiu assim que a companheira recebeu a criança dos seus braços. No entanto, ele foi visto em um ponto de ônibus na manhã desta segunda-feira (21), aparentemente nervoso, subindo em um coletivo que faz o itinerário até a Estação Pirajá. Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO A polícia esteve na residência do casal – um imóvel sem reboco próximo ao final de linha do bairro – horas depois do crime. Os PMs levaram a identidade do suspeito. Na manhã desta segunda, a residência estava fechada e poucos vizinhos sabiam do crime."Ele é um cara violento e já foi visto batendo na menina várias vezes. Em uma situação, a menina caiu no chão e, ao se levantar, ele deu um tapa tão forte que Sophia caiu novamente", contou o primo. Fotos  A família da vítima pouco sabe sobre o histórico do suspeito. Ele dizia trabalhar como ajudante de pedreiro. Em seu perfil em uma rede social, ele posta fotos apenas com emojis sobre o rosto – detalhe que sempre chamava a atenção de todos que o conheciam. "Como se quisesse esconder alguma coisa", completou o parente. 

No início da tarde, a Polícia Civil divulgou uma foto do suspeito. "Quem tiver informações sobre o paradeiro de Edson, pode entrar em contato com o Disque Denúncia (71) 3235-0000, da Secretaria da Segurança Pública, e fazer a denúncia de forma anônima", afirmou a assessoria da Polícia Civil. Edson Neri Barbosa, 27 anos, é procurado pela polícia (Foto: Divulgação/Polícia Civil) Edson estava junto com a mãe da vítima há um ano e meio. Os três tinham se mudado do bairro de Tancredo Neves para a Vila Canária havia três meses.

De acordo com a Polícia Militar, por volta das 23h, PMs da 47ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Pau da Lima) foram acionados para atender uma ocorrência de violência física e sexual dentro de uma casa na Vila Canária."A guarnição foi até o local, fez ronda para identificar o autor, mas ele já havia fugido. A criança foi socorrida para UPA de São Marcos pela mãe, porém ela já estava sem vida", informou a PM, em nota ao CORREIO. A Polícia Civil informou que a 2ª Delegacia de Homicídios (DH/Central) vai investigar o caso. Em um primeiro momento, segundo a polícia, foram expedidas as guias para perícia e exames médicos. 

*Com supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier.