Mineirinho se recupera e vai à 3ª fase da etapa da França

Lesionado, Filipinho deixa competição

  • Foto do(a) author(a) Vitor Villar
  • Vitor Villar

Publicado em 12 de outubro de 2017 às 15:18

- Atualizado há um ano

. Crédito: Damien Poullenot / WSL

Adriano de Souza, o Mineirinho, garantiu na manhã desta quinta-feira (11) uma vaga na 3ª fase da etapa da França do Circuito Mundial de Surfe, disputada em Hossegor. Quem também fez a sua parte foi Miguel Pupo, outro da ‘tempestade brasileira’ que avançou na repescagem.

Número seis do ranking, Mineirinho começou muito mal em Hossegor, sendo derrotado na 1ª fase pelo australiano Stuart Kennedy. Cinco horas depois, caiu na água novamente, desta vez para disputar a repescagem contra o também australiano Josh Kerr.

Não foi uma bateria tranquila. Com notas 5,33 e 6,60, Kerr assumiu logo a liderança. Na metade da disputa, Mineirinho pegou uma bela onda e emplacou um 7,67, tomando a ponta. Na reta final, o brasileiro ainda tirou um 8,30 para ampliar a vantagem, com 15,97 contra 13,00. 

Filipinho fora

A bateria quatro da repescagem teve uma disputa brasileira entre Filipe Toledo e Miguel Pupo. Número sete do ranking e favorito, Filipinho entrou na água com fortes dores nas costas.

Miguel, número 31 do mundo, aproveitou a situação e emplacou logo um 6,00, jogando a pressão para cima do adversário. As dores atrapalharam Filipinho, que conseguiu apenas 4,50 como melhor nota. Miguel ainda emplacou um 6,27 para vencer com tranquilidade.

Além de Filipinho, outro brasileiro acabou eliminado da etapa da França. Jadson André, número 28 do ranking, não foi páreo para o favorito Kolohe Andino, 12º do mundo. O norte-americano até saiu atrás, com um 6,00 como melhor nota contra um 5,60 e um 7,00 do brasileiro.

Jadson, porém, acabou quebrando a sua prancha, e teve que ir até a areia para trocá-la, perdendo alguns minutos da bateria. Quando retornou, Andino já havia conseguido um 7,50 e tomado a ponta. O brasileiro até tentou, mas não conseguiu reverter o quadro.

Nesta sexta-feira (13), a partir das 3h, mais três brasileiros participam da repescagem. Ítalo Ferreira enfrenta o francês Jeremy Flores, Caio Ibelli encara o norte-americano Conner Coffin e Wiggolly Dantas pega o australiano Bede Durbidge.

Favorito fora

Número três do ranking, Julian Wilson acabou eliminado na repescagem. Depois de ficar em último na sua bateria pela primeira rodada, o australiano enfrentou o surfista local Marc Lacomare, convidado pela organização, e acabou perdendo por 13,27 a 12,23.

Gabriel Medina e Ian Gouveia já estão classificados para a terceira fase. Eles venceram as suas baterias na primeira rodada, disputada na última quarta-feira (11).