Missão europeia na Bahia busca cooperação em projetos de baixo carbono

Embaixadores estarão em Salvador para discutir com o poder público e o empresariado

  • Foto do(a) author(a) Murilo Gitel
  • Murilo Gitel

Publicado em 18 de outubro de 2017 às 15:35

- Atualizado há um ano

. Crédito: (foto: divulgação)

Trocar informações sobre energias renováveis, cidades inteligentes, projetos de baixo carbono, investimentos e cooperação é o principal objetivo de uma visita que um grupo de embaixadores europeus faz a Bahia nesta quinta e sexta-feiras (19 e 20/10). A missão integra uma política de intensificação do relacionamento da União Europeia (UE) com o Brasil.

A iniciativa conta com a participação do embaixador da União Europeia no Brasil, João Cravinho, e dos embaixadores da Áustria, Bulgária, Croácia, Eslovênia, Estônia, Finlândia, França e de Luxemburgo, assim como representantes da Dinamarca, Espanha, Itália, Irlanda, Lituânia, dos Países Baixos, de Portugal e do Reino Unido.

"Consideramos que a Bahia tem um potencial importante no setor das energias renováveis, tema em que a UE é pioneira. A nossa parceria estratégica com o Brasil está baseada em um compromisso compartilhado sobre temas como o desenvolvimento sustentável e a luta contra as mudanças climáticas”, afirma João Cravinho. O embaixador do bloco europeu acrescenta que um futuro sustentável depende dessa transição para uma economia de baixo carbono. “Estamos prontos para compartilhar as nossas experiências com a Bahia".

Finlândia

O diretor-executivo da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (Abaf), Wilson Andrade, pretende aproveitar a vinda do embaixador da Finlândia, Markku Virri, para uma agenda mais ampla e específica. Ele explica que o setor de base florestal será um dos apresentados na visita dos embaixadores ao Senai Cimatec, na sexta-feira.

Na Bahia, o setor já recebe investimentos estrangeiros, especialmente na área de papel e celulose. “É um setor de alta produtividade. Também é o principal produto exportado (US$ 824 milhões em 2016, representando 16% das exportações totais), tendo China, Holanda, Bélgica e França entre os grandes compradores”, explica Andrade.

Wilson Andrade, da Abaf, vai apresentar aos embaixadores europeus o setor de economia de base florestal da Bahia (foto: divulgação)

Base florestal

O executivo da Abaf vai apresentar aos embaixadores europeus o setor de base florestal na Bahia, tanto no aspecto econômico quanto no que se refere à sustentabilidade ambiental. “Para cada hectare plantado de eucalipto, de madeira, de pinus, o setor florestal preserva quase outro hectare. A Bahia tem 800 mil hectares de eucalipto plantados e 600 mil hectares de área preservada, sobretudo em área de Mata Atlântica”, destaca.

Defensor da política de créditos de carbono, criada no ano 2000 a partir do Protocolo de Kyoto, e que estabelece compensação das empresas e governos poluidores às organizações de países em desenvolvimento que preservam, Andrade observa que esse é um dos pontos que precisam ser resolvidos. “É preciso ter uma lei básica para isso, ou seja, quem suja paga, quem limpa recebe”.

Carta Compromisso

Na quinta-feira, os embaixadores participam do Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Salvador, evento que será seguido de uma reunião bilateral com o prefeito de Salvador, ACM Neto, que na ocasião assinará a Carta Compromisso do Pacto Global dos Prefeitos Pelo Clima e a Energia.  A capital baiana se tornará a primeira cidade da América Latina a aderir ao acordo.

O Pacto Global de Prefeitos para o Clima e Energia tem o apoio da UE por meio do programa Cooperação Urbana Internacional (IUC), e busca permitir uma maior colaboração entre as cidades de todo o mundo, no sentido de preencher lacunas e construir conexões, além de aumentar a oferta de financiamento para apoiar e capacitar a administração pública na ação local pelo clima e energia renovável.

Oportunidades

Em seguida, os diplomatas reúnem-se com os prefeitos da União dos Municípios da Bahia em uma conversa aberta sobre mudanças climáticas com o objetivo de intercambiar experiências entre as práticas da União Europeia e do Brasil.

Além desse evento, os embaixadores também se encontrarão com o Secretário do Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner, e com o governador Rui Costa, a fim de verificar as oportunidades de parceria, principalmente nos setores das energias renováveis, tecnologia e inovação, turismo, entre outras áreas.