Morre Antônio Moreira, dono do restaurante Porto do Moreira

Empresário de 72 anos sofreu infarto fulminante em casa

Publicado em 2 de janeiro de 2018 às 14:26

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Andrea Farias/Arquivo CORREIO

Morreu na madrugada desta terça-feira (2) o empresário Antônio Moreira da Silva, um dos donos do restaurante Porto do Moreira. O empresário, que tinha 72 anos, sofreu um infarto fulminante em casa. O estabelecimento, que abre para almoço, não funcionou. A página do restaurante informou, no final da tarde, que o sepultamento do empresário será nesta quarta (3), às 10h, no cemitério Campo Santo, na Federação.

Ao lado do irmão Francisco Moreira, Antônio geria o negócio fundado pelo pai há 79 anos. O restaurante com cara de boteco é um dos mais tradicionais da região do Dois de Julho, no Centro de Salvador. Tradicional, o restaurante, que fica próxima à esquina entre as ruas do Cabeça e Carlos Gomes, estava na lista dos restaurantes preferidos do escritor Jorge Amado.

Nas redes sociais, frequentadores e amigos lamentaram o falecimento do empresário. "Moleque abusado, esculhambava com a gente. Mas só fazia isso com quem gostava. Vou sentir muito essa perda, o Dois de Julho ficando menor", escreveu Manoel Porto. "Filho, que noticia triste! Com Moreira vai-se um pouco da baianidade...", comentou Antonio Menezes.

A história do Porto do Moreira teve início na Europa. O pai de Antônio e Francisco, José Moreira da Silva, aos 19 anos, era carpinteiro, até que foi convidado, em 1928, para trabalhar no Brasil. Não pensou duas vezes e desembarcou na Bahia no dia 8 de dezembro do mesmo ano. 

Trabalhando como restaurador, tinha uma rotina exaustiva, mas sempre almoçava em um restaurante ítalo-brasileiro. Foi aí que conheceu a italiana Maria Francesca, sua futura esposa. Após 10 anos no Brasil, já casado e com quase 30 anos, José cansou da carpintaria e abriu o restaurante.

A maioria dos pratos estão no cardápio há décadas e são conhecidos pela clientela fiel, que inclui o cantor Caetano Veloso. Dentre eles, galinha ao molho pardo, bacalhau com verduras e salada de camarão. Os preços variam entre R$ 25 e R$ 70. O mais pedido da casa é a moqueca de carne, que leva camarão, ovo, pimentão e muito dendê. Para acompanhar, arroz, pirão e farofa d’água.