Morrem quíntuplos que nasceram em Goiânia após gravidez natural

Dois morreram após o parto ontem e os outros hoje; mãe já tinha perdido gêmeos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 16 de abril de 2017 às 19:17

- Atualizado há um ano

Os cinco bebês filhos da técnica em enfermagem Carla Divina Faria de Oliveira, 24 anos, e do encanador industrial, Luciano Gomes, 39, morreram neste final de semana. Carla estava com 23 semanas da gestação dos quíntuplos quando entrou em trabalho de parto neste sábado (15) pela manhã. Dois bebês morreram ontem à tarde horas após o parto. Os outros três foram levados para uma UTI neonatal, mas morreram na madrugada deste domingo. (Foto: Reprodução)De acordo com o jornal O Popular, os três primeiros bebês nasceram de parto normal e os dois últimos foram retirados por cesárea. A mãe continua internada, sedada, na maternidade Amparo, em Goiânia (GO). 

Carla engravidou de quíntuplos de maneira natural. Há pouco mais de um mês, ela descobriu que esperava quatro meninas e um menino. "Foi uma gestação complicada, cinco não é normal. Constantemente ela tinha que vir ao hospital", disse o pai de Carla, Carlos Antônio de Oliveira. “Os médicos disseram que eles morreram porque nasceram muito prematuros, antes de completar seis meses. Eles já estavam formadinhos, mas ainda fracos. Preferimos fazer o enterro sem velório porque já é uma situação muito chata essa, muito triste”, acrescenta. O enterro foi em Nerópolis, na Região Metropolitana de Goiânia, onde a família mora.

HistóricoAnteriormente, Carla engravidou de gêmeos, também de modo natural, mas os dois morreram após o parto. Ela classificou a segunda gravidez de um "milagre de Deus".

“Não conheço nenhuma gestação semelhante que tenha ocorrido assim, de forma natural. Normalmente até pode ocorrer em situações em que houve tratamento ou foi feita a inseminação artificial. Mas assim, naturalmente, nunca tinha ouvido falar antes,”, disse o médico de Carla ao jornal O Popular.

Uma das teorias mais tradicionais para se calcular a probabilidade de nascimentos múltiplos, conhecida como "Lei de Hellin", a chance de nascerem quíntuplos a partir de gestações naturais é de 1 a cada 65.610.000 de nascimentos.

Em maio de 2016, um nascimento de quíntuplos já havia sido registrado no Hospital da Criança, em Goiânia. As quatro meninas e um menino nasceram de 28 semanas, pesando entre 500 e 800 gramas. A mãe havia engravidado por inseminação artificial. Os cinco bebês também não sobreviveram, morrendo nas 72 horas seguintes ao parto, uma cesariana.