MP pedirá prisão de Kátia Vargas se julgamento for adiado de novo

Promotor acredita que pedido de remarcação apresentado pela defesa foi estratégia para protelar júri

  • Foto do(a) author(a) Gil Santos
  • Gil Santos

Publicado em 4 de outubro de 2017 às 01:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Arquivo CORREIO

O pedido de adiamento do julgamento da médica Kátia Vargas, 49 anos, feito nesta terça-feira (3) pela defesa dela, não agradou o Ministério Público da Bahia. Para o promotor Davi Gallo, responsável pelo caso, o adiamento foi uma jogada da defesa para protelar o julgamento. Ele afirmou que se a estratégia se repetir vai pedir a prisão preventiva da médica.

"Fomos informados do pedido de adiamento na manhã desta terça, através de uma petição. Isso é uma falta de consideração. Quem paga pelo julgamento é a sociedade, e ele já está sendo planejado há 90 dias. Se o advogado tinha um compromisso nessa data já deveria ter informado. Não vamos aceitar que ele brinque com esse caso. Se houver um novo pedido de adiamento ou outra medida protelatória, vamos pedir a prisão preventiva de Kátia Vargas", afirmou.

O julgamento estava previsto para acontecer no dia 7 de novembro, mas foi adiado depois que o advogado José Luís Mendes Oliveira Lima, que representa a médica, alegou que estará em outro julgamento na Corte Federal de Justiça Americana, em Nova Iorque, na mesma data.

"Tenho outro julgamento, nos Estados Unidos, na mesma data que o de Salvador. A mudança (do caso Kátia Vargas) é de apenas um mês, então, não vai prejudicar a defesa nem a acusação. Eu também não tenho interesse no adiamento do julgamento porque não quero prolongar o sofrimento da minha cliente", afirmou ao CORREIO, nesta terça. Kátia Vargas está respondendo por homicídio triplamente qualificado (Foto: Reprodução) Adiamento Em nota, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) informou que a juíza Gelzi Maria Almeida Souza, titular do 1º Juízo da 1ª Vara do Tribunal do Júri, aceitou o pedido e adiou a sessão de julgamento por considerar imprescindível a presença do advogado nos dois julgamentos. Ela remarcou o júri de Kátia Vargas para o dia 5 de dezembro.

Segundo o promotor, a mudança na data não vai atrapalhar o trabalho do Ministério Público nem deve afetar o julgamento.

"A juíza não teve escolha e precisou adiar o júri, mas ela foi sensível em não remarcar para o ano que vem, por exemplo, que era o objetivo da defesa. O judiciário só entra em recesso depois do dia 15 de dezembro, então, temos tempo suficiente. O que é desgastante é que a mãe das vítimas cria expectativas", afirmou Gallo. Emanuel e Emanuelle morreram no local do acidente (Foto: reprodução) O caso Kátia Vargas foi acusada de arremessar o carro que dirigia contra a motocicleta em que estavam os irmãos Emanuel e Emanuelle Gomes Dias, então com 21 e 23 anos, no dia 11 de outubro de 2013. O fato aconteceu em frente ao Bahia Othon Palace, no bairro de Ondina, em Salvador, e foi motivado por uma discussão no trânsito.

Após a batida, os dois veículos ficaram desgovernados. A motocicleta bateu contra o poste, e Kátia, que é médica oftalmologista, invadiu o passeio e bateu contra a grade de proteção do hotel. Os irmãos morreram no local, enquanto a médica ficou ferida e foi socorrida para o Hospital Aliança.

Kátia Vargas ficou presa por 58 dias no Conjunto Penal Feminino de Salvador, no Complexo Penitenciário da Mata Escura e, desde então, responde ao processo em liberdade.

O julgamento está marcado para começar às 8h, e será realizado no Fórum Ruy Barbosa. Ela será levada a júri popular e responderá por homicídio triplamente qualificado (por motivo fútil, perigo comum e por utilização de recursos que impossibilitaram a defesa das vítimas).