Mugabe discursa para a TV e não renuncia do governo

Partido promete processo de impeachment, caso ele não deixe o cargo até esta segunda (20)

Publicado em 19 de novembro de 2017 às 21:50

- Atualizado há um ano

Trinta e sete anos no poder e o presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, 93 anos, surpreendeu o país neste domingo (19) durante um pronunciamento na rede nacional de televisão. Ele falou na "necessidade de realizar ações para devolver o país à normalidade" e provocou o partido no poder, dizendo que presidiria o próximo congresso da legenda, previsto para dezembro.

Para as autoridades do partido, o discurso da TV foi surpreendente. Isso proque, no início do dia, funcionários do partido tinham afirmado que Mugabe renunciaria, depois de uma ditadura de 37 anos. Aparentemente, este também era o acordo com as lideranças do partido.

Tínhamos entendido que a sua renúncia iria acontecer, para evitar o constrangimento do impeachment”, disse Lovemore Matuke, ligado ao partido no poder.

Após o discurso, o partido deu um novo ultimato ao presidente. Se ele não renunciar até esta segunda-feira (20), será dado prosseguimento aos processos de impeachment. O ditador tem negociado uma saída desde a última terça-feira (14), quando houve uma revolta militar que o colocou em prisão domiciliar.