Não adiantou secar: Messi resolve e Argentina está na Copa

Craque faz os três gols da vitória por 3x1 sobre o Equador; Uruguai e Colômbia também classificam, e Peru vai à repescagem

  • Foto do(a) author(a) Ivan Dias Marques
  • Ivan Dias Marques

Publicado em 10 de outubro de 2017 às 22:49

- Atualizado há um ano

. Crédito: Rodrigo Buendia / AFP

O drama começou mais cedo que se esperava. O relógio não tinha dado nem uma volta completa quando a Argentina saiu jogando mal, Ibarra tabelou com Ordoñez, saiu na cara de Romero e fez 1x0. Eram 40 segundos de jogo e a tensão nesta noite de terça-feira (10) já estava mais alta que os 2.850m de altitude de Quito.

O Equador ganhava a partida e jogava em casa, a Argentina estava em 6º lugar e até então fora da Copa do Mundo. Mas a Argentina tem Messi. E, na última rodada das Eliminatórias, o craque estava a fim de jogo e de desequilibrar para seu país. Aos 11 minutos, ele começou a colocar sua seleção na Rússia. Tabelou com Di María, saiu na cara de Banguera e tocou por baixo: 1x1. Sem tempo a perder, foi pegar a bola no fundo da rede.

Endiabrado, La Pulga tentou mais uma vez aos 15 e Banguera salvou. Aos 19, não teve jeito. Aimar cochilou, Messi roubou e bateu firme no alto para virar a partida para 2x1.

Enquanto isso, em Montevidéu, a zebra passeava, ainda que pouco assustadora. Com gol contra de Silva, a Bolívia fazia 1x0 no Uruguai. Nada que não pudesse ser contornado ainda no primeiro tempo. Em três minutos, Cáceres e Cavani, marcando seu 10º gol nas Eliminatórias, viraram para a Celeste.   Cavani comemora: a Celeste está na Rússia-2018 (Foto: Pablo Porciuncula / AFP) A promessa era de segundos tempos tensos. Quem tratou de mudar a lista de classificados e da repescagem foi a Colômbia, com seu craque também. O goleiro Ospina chutou, Falcao García brigou com a zaga e a bola sobrou para James Rodríguez fazer Colômbia 1x0 Peru, em Lima.

Era noite das estrelas e faltava o gol de Luis Suárez. O “vampiro” aproveitou bobeada da zaga boliviana e sacramentou a vaga celeste: 3x1. Em Quito, Messi mostrou porque é cultuado no mundo inteiro, não só pelos argentinos. O camisa 10 arrancou da intermediária, passou pela zaga e, com um toquinho humilhante, encobriu Banguera, fazendo 3x1 para a Argentina. Golaço.

O Uruguai ainda faria o quarto, novamente com Suárez e tomaria o segundo boliviano, em um outro gol contra, desta vez com Godín. Placar final de 4x2 e vaga garantida na Rússia-2018. Cuadrado puxa a oração dos colombianos, que foram a Lima garantir a classificação (Foto: Ernesto Benavides / AFP) O desespero estava em Lima. Tomando 1x0, o Peru ia dando adeus à chance de voltar a uma Copa após 35 anos. Mas coube a um conhecido atacante dar uma nova oportunidade aos peruanos. Detalhe: com ajuda do goleiro colombiano.

Em cobrança de falta em dois lances, Guerrero bateu direto e Ospina tocou de leve na bola antes dela entrar. Se entrasse direto, não valeria. Pior era a situação do Paraguai. Dependendo só de suas forças, a equipe conseguiu a proeza de ser derrotada em casa pela lanterna Venezuela por 1x0, gol de Herrera.

Final de rodada e comemoração dupla na capital peruana com o 1x1. A Colômbia está na Rússia. O Peru disputará a repescagem contra a Nova Zelândia. A ida acontece no dia 6 de novembro, na Nova Zelândia. A volta, em Lima, é no dia 14.

[[publicidade]]