'Não consigo entender o motivo', diz filho de PM morto em Brotas

Sargento Cruz, 50, foi enterrado nesta terça; parentes e colegas suspeitam que ele tenha sido confundido por atiradores

  • Foto do(a) author(a) Milena Hildete
  • Milena Hildete

Publicado em 3 de outubro de 2017 às 20:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Arisson Marinho/CORREIO

 Familiares, amigos e policiais homenagearam Carlos durante a cerimônia (Foto: Arisson Marinho/CORREIO) Centenas de pessoas compareceram ao sepultamento do sargento reformado Carlos José de Jesus Cruz, 50 anos, na tarde desta terça-feira (3), no cemitério Bosque da Paz, na Estrada Velha do Aeroporto. A cerimônia foi marcada pela emoção de familiares, amigos e colegas de profissão do PM aposentado, assassinado quando fazia a segurança de um estabelecimento comercial, no bairro de Brotas.

Carlos morava no Barbalho com a atual mulher e deixa quatro filhos. Um deles, Jobert Cruz, 23 anos, lamentou a perda do pai. "Até agora não consigo entender o motivo disso. Não consigo entender por que fizeram isso com ele. Eu não sei nem o que fazer", afirmou. Durante a cerimônia, o jovem se emocionou diversas vezes ao lembrar da conduta do sargento Cruz, com quem morou no ano passado, e a quem considerava um "homem muito tranquilo". Parentes do polícial se emocionam durante sepultamento (Foto: Arisson Marinho/CORREIO) Cunhado da vítima, Fábio Carlaio disse que o crime abalou a vizinhança e os parentes. “Carlos tinha acabado de almoçar quando os criminosos chegaram. Ele era um homem bom e tinha se aposentado para ficar mais com a família. Meu cunhado era apaixonado pela mãe e gostava de ver todo mundo reunido no final de semana”, falou. Para ele, a morte do policial pode ter sido por engano.“A gente acha que ele foi confundido com um cara parecido com ele”, comentou. Segundo a polícia, quando foi atingido, Cruz estava de costas para os atiradores. Um policial, que não quis se identificar, também acredita na possibilidade de o sargento aposentado ter sido confundido pelos assassinos - segundo testemunhas, três homens, a bordo de duas motos, passaram atirando.

O agente penitenciário Bruno Santos trabalhou por cerca de 10 anos ao lado de Carlos e lembra com carinho do amigo. “Eu nem sabia que ele estava fazendo esse bico, como segurança. Eu tinha o visto pela última vez há dois anos, mas ainda lembro que ele era um ótimo profissional e excelente amigo. Infelizmente, essa fatalidade aconteceu”, declarou.

Outro policial, que não se identificou, também foi prestar as últimas homenagens ao colega. “Foram 28 anos juntos e eu não consigo entender o que aconteceu. Carlos era um gigante inocente. Ele era um homem grande, um guerreiro”, afirmou. 

[[publicidade]]

Relembre o caso Policial da reserva remunerada, Carlos José de Jesus Cruz, 50 anos, foi assassinado a tiros na Ladeira da Cruz da Redenção, no cruzamento entre a Rua Campinas de Brotas e a Avenida Dom João VI, no início da tarde desta segunda (2). De acordo com a polícia, o sargento aposentado estava em um bar, quando dois homens ainda não identificados passaram em uma moto atirando.

Carlos fazia segurança em uma loja de frios às segundas-feiras. O crime aconteceu em frente a uma loja de uma rede fast food. Segundo a perita Karla Camacam, o PM estava de costas quando foi atingido por cinco disparos - dois na cabeça e, logo depois, três no tórax. Foram pelo menos sete disparos.

Investigação A força-tarefa da Secretaria da Segurança Pública (SSP) ainda investiga a morte do sargento Cruz. O delegado Odair Carneiro, responsável pelo caso, já começou a ouviu testemunhas do atentado.  O secretário da Segurança Pública Maurício Barbosa também foi prestar as últimas homenages ao PM (Foto: Arisson Marinho/CORREIO) O secretário de Segurança Pública Maurício Teles Barbosa determinou prioridade na investigação da morte do policial. Ele também foi ao enterro do sargento. Por meio de nota, na segunda, o titular da SSP lamentou a morte de Carlos.

“Era um homem honesto e trabalhador, que enquanto serviu à polícia baiana sempre foi exemplo de dedicação. Não vamos baixar a guarda enquanto não aprendermos os autores deste crime”, declarou. Sargento da reserva Carlos José Cruz, 50, deixa quatro filhos (Foto: Reprodução) Mortes de policiais na Bahia Carlos José Cruz foi o 18º policial militar assassinado na Bahia este ano. Durante o velório, alguns policias falaram sobre a insegurança e a impunidade com relação às mortes dos policiais. “Hoje em dia não se pode nem falar que é policial. Que segurança nós temos? Por isso que essas coisas continuam acontecendo”, comentou o sargento aposentado Jorge Britto. 

O também sargento da reserva Washington Lima pediu ajuda das autoridades. “Nós dedicamos nossa vida à polícia e corremos riscos. Quando um policial morre, quem perde é a sociedade. Alguém precisa fazer alguma coisa”, clamou.