No último jogo do ano, Brasil empata sem gols com a Inglaterra

Seleção teve atuação pobre e não conseguiu furar o bloqueio inglês

  • Foto do(a) author(a) Bruno Queiroz
  • Bruno Queiroz

Publicado em 14 de novembro de 2017 às 18:53

- Atualizado há um ano

. Crédito: Pedro Martins / MoWA Press

Foram 11 jogos, sete vitórias, três empates e somente uma derrota, num amistoso contra a Argentina, por 1x0. O ano de 2017 para o Brasil foi especial.  Além de sacramentar a vaga para Copa em primeiro lugar nas Eliminatórias, o time apresentou na maioria das partidas um futebol convincente.

Nesta terça-feira (14), no entanto, justamente no último jogo da temporada, a seleção não saiu do 0x0 com a desfalcada Inglaterra, em no estádio de Wembley, em Londres.  Ano que vem, acontecerão mais dois amistosos antes de Copa. Os adversários serão Rússia e Alemanha nos dias 23 e 27 de março, respectivamente.

Se no triunfo de 3x1 sobre o Japão Tite quis observar alguns jogadores que não atuaram tanto como titulares sob o seu comando, como o lateral-direito Danilo, os zagueiros Thiago Silva e Jemerson e o meia Giuliano, diante da Inglaterra o técnico da Seleção Brasileira resolveu colocar força máxima. 

Em campo, a equipe base desde que o treinador assumiu fez um primeiro tempo fraco e, apesar da supremacia na posse de bola, superior a 70%, praticamente não finalizou. A Inglaterra se defendia com uma linha de cinco, formada por três zagueiros e dois laterais que pouco apoiavam.

As tentativas em furar o bloqueio passavam principalmente pela individualidade de Neymar e Philippe Coutinho. O camisa 10 conseguiu encaixar grande passe para Gabriel Jesus, que chegou a driblar o goleiro Hart, mas o atacante do Manchester City estava em posição de impedimento.

Apesar do bom posicionamento defensivo, a seleção inglesa não conseguia sequer incomodar. Rashford e Vardy eram os homens mais adiantados e careciam de um maior apoio dos jogadores de meio Dier, Livermore e Lofts-Cheek. O último, inclusive, deu lugar a Lingard ainda no primeiro tempo após sentir uma lesão.

A intensidade que faltou ao Brasil na primeira etapa finalmente apareceu após o intervalo. Logo no primeiro minuto, Neymar deu bom passe para Gabriel Jesus, que deixou para Coutinho finalizar quase caindo, só que Hart defendeu. O meia do Liverpool estava impedido, mas a arbitragem nada marcou. O time de Tite trocava passes com mais velocidade, tentando envolver os donos da casa.

No entanto, a organização defensiva dos ingleses continuava prevalecendo  na maioria dos lances. Tite até tentou dar um novo fôlego colocando Fernandinho, Willian e Firmino nos lugares de Renato Augusto, Coutinho e Gabriel Jesus, respectivamente. O time melhorou, criou algumas chances, porém parou na atuação segura de Hart.  Diante da eficiência defensiva dos donos da casa e da incapacidade criativa do Brasil, o placar não poderia sair do 0x0.