Número de gatos no Brasil cresce mais que cachorros; felinos são queridinhos dos apaixonados por pets

Os bichanos devem predominar nos lares brasileiros em dez anos

  • Foto do(a) author(a) Carmen Vasconcelos
  • Carmen Vasconcelos

Publicado em 27 de abril de 2016 às 14:57

- Atualizado há um ano

Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) mostrou que o Brasil tem a segunda maior população de pets do mundo, com 22,1 milhões de felinos e 52,2 milhões de cachorros. A população de gatos se multiplica em maior proporção e deve predominar em menos de dez anos.Americano Curl (Foto: Divulgação)Salvador receberá nos dias 30 de abril e 1º. de maio o maior evento felino do Norte e Nordeste do país, realizado pelo GatoGrupo da Bahia, com patrocínio oficial da PremieR pet. Com entrada gratuita, é uma boa  oportunidade l para os apreciadores dos bichanos verem de perto cerca de 120 gatos de 12 raças diferentes, além do querido SRD (sem raça definida, popularmente conhecido como “vira-lata”).Nos dias do evento, o público poderá conversar de perto com criadores e tirar dúvidas sobre o manejo e a personalidade dos peludos.

Para o vice presidente do GatoGrupo Bahia, Fábio de Andrade Lobo, a popularidade do gato pode ser explicada, sobretudo, pelo fato desses animais serem muito adaptados ao estilo de vida atual, onde as pessoas dispõem de pouco espaço, pouco tempo e estão solitárias. “Os gatos podem viver em espaços diminutos, num quarto e sala; não precisam que alguém os leve para passear; se mantém limpos; raramente ficam doentes e não precisam sair de casa para fazer quaisquer necessidades”, defende o criador.Gato Vira-lata (Foto: Divulgação)Com uma postura parecida, a diretora de planejamento estratégico e marketing corporativo da PremieR pet Madalena Spinazzola pontua que o gato se enquadra nesse cenário com uma presença interativa, amorosa, porém independente, exigindo menos cuidados que os cães e menos despesas. “Especialmente nos últimos cinco anos notamos um crescimento exponencial de gateiros pelo país. Os eventos periódicos que realizamos em parceria com o Clube Brasileiro do Gato – CBG estão recebendo um público cada vez maior; só em 2015 foram mais de 27 mil visitantes. Além disso, vivenciamos o crescimento do mercado de alimento para gatos, com destaque para os itens para gatos castrados”, aponta Madalena.

Os visitantes poderão conferir raças pouco conhecida do público, como o Sphynx (gato sem pelo), o American Curl (com suas orelhinhas curvadas), o verdadeiro gato Siamês (com sua aparência esbelta e elegante) e o Bengal (com pelagem tigrada e aparência selvagem), entre outros. “Os visitantes também poderão conversar direto com dezenas de criadores, que são ótima fonte de informação para quem tem ou deseja ter um gato como animal de companhia. Eles darão dicas de cuidados e orientações sobre a posse responsável”, afirma Rodrigo Araújo, presidente do GatoGrupo da Bahia.Gato sem pelo (Foto: Divulgação)O Instituto Patruska Barreiro, uma das mais importantes organizações de proteção animal, estará presente no evento com a missão de encontrar lares amorosos e responsáveis para 20 gatinhos sem raça definida.

E enquanto o público contempla os bichanos, três juízes internacionais, vindos da Espanha, França e Argentina, irão avaliar os gatos participantes de acordo com categorias que consideram raça, faixa etária e se baseiam nos critérios da FIFe - Fédération Internationale Féline, uma das principais associações sem fins lucrativos da gatofilia em todo o mundo. No final, serão eleitos os melhores exemplares e um best over all de cada dia. Os campeões acumulam pontos para suas posições no ranking nacional.

Serviço:Evento do GatoGrupo da BahiaData:  30 de abril e 1º de maio, das 10h às 17hLocal: Hotel Sol Vitória Marina, na Av. Sete de Setembro, 2068 - VitóriaPatrocínio: PremieR petEntrada gratuita para visitantesNão é permitida a entrada de animais que não estejam inscritos no evento.Mais informações:  www.gatogrupo.com.br