O futuro digital de Salvador

Alberto Braga é diretor-presidente da Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 17 de janeiro de 2018 às 03:25

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

A tecnologia está inserida na vida das pessoas de tal forma que é quase impossível viver sem estar conectado à internet, seja através dos smartphones, computadores, tablets ou TVs de alta definição. Por mais paradoxo que pareça, o mundo virtual é uma realidade. E a tecnologia fez também a realidade de Salvador mudar.

Através do Cidade Inteligente, 5º eixo do arrojado programa Salvador 360, lançado pelo prefeito ACM Neto, diversos projetos e ações irão promover o desenvolvimento econômico de nossa cidade através de empresas e soluções voltadas à inovação e à tecnologia.

A Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel) é parte desse processo de quebra de paradigmas e conceitos no que se refere à solução e à segurança tecnológica.

Através da Cogel, a prefeitura de Salvador realizou, em 2017, o primeiro Carnaval digital de Salvador, com milhares de foliões conectados através da rede de wi-fi gratuita e registrando os momentos inesquecíveis da folia. Além disso, ambulantes e mototaxistas puderam utilizar a rede de internet como ferramenta de trabalho.

E foi também por meio da tecnologia digital que a prefeitura realizou, ainda em 2017, a maior consulta popular democrática da história de Salvador. Através do aplicativo Ouvindo Nosso Bairro, desenvolvido pela Cogel, a população pôde escolher as obras prioritárias para a localidade onde mora. Foram mais de 70 mil pessoas ouvidas em um mês.

Como parte do 5º eixo do programa Salvador 360, a Cogel realizou um chamamento público para empresas interessadas em gerir o Hub de Tecnologia, que funcionará no Terminal Marítimo de Salvador, no bairro do Comércio. O espaço, que vai abrigar diversas ‘startups’ - pequenas empresas com ideias inovadoras, tem uma área de 2.800 m², que reúne as condições ideais para servir de polo de fomento de empresas emergentes, iniciativa de fundamental importância para reposicionar a cidade na área de tecnologia.

Utilizamos também a tecnologia a serviço da inclusão social. A Cogel, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Instituto de Cegos da Bahia, lançou o projeto Acessibilidade Digital Salvador. Inédita, a iniciativa na  capital baiana promove a inclusão digital de pessoas com deficiência através de cursos de introdução à informática.

A Cogel também desenvolveu diversas soluções tecnológicas para a gestão pública e para a cidade, a exemplo das inscrições eletrônicas dos processos seletivos do Reda, dos sorteios dos imóveis do programa Minha Casa Minha Vida e da Maratona Cidade do Salvador. Além disso, criamos também o aplicativo Validar, ferramenta que auxilia a Transalvador a fiscalizar as credenciais de pessoas que moram próximas aos circuitos do Carnaval, os sistemas de gestão de obras da Superintendência de Conservação e Obras Públicas do Salvador e de poluição sonora da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município, a consulta pública de intervenções no trânsito da cidade. A Cogel ainda faz a manutenção e otimização da Agência de Notícias principal veículo de divulgação das ações da prefeitura de Salvador.

E, assim, o processo de planejamento da nossa cidade conta, cada dia mais, com a tecnologia e a inovação beneficiando a vida de milhares de soteropolitanos e tornando Salvador uma Cidade Inteligente, que conecta o passado, presente e futuro.

Alberto Braga é diretor-presidente da Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel)