O nervosismo paira no ar nas audições do Neojiba

Orquestra realiza seleção de jovens músicos; são 106 vagas

  • Foto do(a) author(a) Nilson Marinho
  • Nilson Marinho

Publicado em 25 de janeiro de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO
Tiago Borges da Silva, 13, tenta provar que é bom na percussão por Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO

O caminho que um jovem músico tem que trilhar até a sonhada vaga na Orquestra Castro Alves do Neojiba começa no vão livre do Teatro Castro Alves (TCA), passando pelos seis andares que separam a entrada do espaço até a sala de audição. Com ajuda do elevador, o trajeto pode ser feito em menos de três minutos, mas para quem está prestes a enfrentar uma exigente banca avaliadora que escolherá os próximos integrantes do grupo, parece ser bem mais longo. Mais ainda quando o nervosismo e a apreensão tomam conta do candidato.

O estudante Tiago Borges da Silva, 13 anos, chegou, na manhã desta quarta-feira (24), na companhia da mãe e do irmão mais novo. Estava na expectativa de se juntar aos instrumentistas de uma das unidades dos Núcleos Estaduais de Orquestra Juvenis e Infantis da Bahia, o nome oficial do Neojiba. São 170 candidatos para 106 vagas. Para o Coro Juvenil, são 80 candidatos para 62 vagas. 

Mas ele tinha a consciência que para fazer parte do corpo artístico precisava fazer uma apresentação impecável. Difícil foi esconder o nevorsismo diante do diretor musical da orquesta Eduardo Torres; do coordenador de percussão Isaac Falcão; e do professor de percussão Davi Martins.

Mas a tensão, apesar de atrapalhar, não é um fator determinante nessas horas. E, nesse caso, explica o diretor musical, já é de se esperar o nervorsismo, já que boa parte dos candidatos é muito jovem, com idades entre 13 e 25 anos, como o próprio Tiago.

[[galeria]]

O que é levado mesmo em consideração, na hora do veredito, é a capacidade de cada pessoa em resolver problemas mais técnicos como musicalidade, ritmo, sonoridade, dinâmica, postura e afinação."[O que conta é] a facilidade ou a dificuldade diante de uma partitura, de resolver os problemas e se orientar durante a apresentação", explicou Eduardo. Nesta quarta, foram analisados os candidatos com maior afinidade com instrumentos de percussão, como o pandeiro, prato e marimba. Na terça, foram aqueles que dominam o violão e o violino. As audições se estendem durante toda a semana e, na segunda, é a vez dos candidatos que pretendem fazer parte do Coro Juvenil. O resultado dos selecionados sai no dia 4 de fevereiro.   Diretor musical da orquesta, Eduardo Torres toma nota sobre desempenho de candidato (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO) Apresentação Tiago foi o segundo candidato a se apresentar e, assim como todos os outros 170 jovens que devem se apresentar até o final da seleção, ele precisou, antes de pegar nos instrumentos, escolher, às cegas, a escala musical que guiou sua performance. 

A escala sorteada foi a Mi Maior, que, na opinião dele, é a mais difícil. O estudante chegou a errar duas notas, mas nada que o tirasse da seleção. A expectativa é grande e compartilhada com a mãe, a técnica de enfermagem Flávia Borges, 35.

"Meu filho desde de pequeno já mostrava jeito para a coisa. Eu sou evangélica e ele sempre tocou bateria na igreja. Depois, teve a oportunidade de entrar no projeto da Neojiba, onde foi se desenvolvendo. Tenho certeza que ele vai passar", disse a mãe coruja. 

Tiago, como a maioria dos candidatos, já faz parte de algum Núcleo de Prática Musical da Neojiba - um programa satélite da orquesta, na qual jovens aprendem e treinam para, um dia, conseguir uma vaga no corpo artístico principal. 

"Aqui é como a segunda orquestra do programa. Nos núcleos eles entram sem experiência, vão se desenvolvendo. Já na orquestra [núcleo de prática], eles têm uma bolsa para formação para que possam se dedicar e, futuramente, virarem monitores, ensinando nas periferias", conta o diretor.  Últimos treinos antes de pôr o talento à prova (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO) O programa tem o apoio do Governo do Estado e é vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). 

O Neojiba possui 12 núcleos espalhados pelo estado. Além do núcleo central, que funciona no TCA, há outros 11 núcleos de prática musical. Em Salvador, há centros do programa no Bairro da Paz, Federação, Liberdade, Nazaré, Nordeste de Amaralina, Pirajá e na região da Península de Itapagipe. Há ainda núcleos nas cidades de Feira de Santana, Porto Seguro, Simões Filho e Vitória da Conquista.

Inclusive, foi do núcleo de Pirajá que o estudante Cristian Luiz, 18, veio. Cristian foi o quarto a se apresentar e teve que tocar em Si Bemol Maior."Fiquei nervoso, errei algumas vezes, mas estou confiante que vou conseguir", acredita o estudante.Se passar, Cristian receberá um auxílio transporte e lanche. No caso dele, que ainda é estudante do ensino médio, o valor é de R$ 200. Para os selecionados que ainda estão no ensino fundamental, o auxílio é de R$ 100. Ambos os auxílios duram 11 meses.

Núcleos  De acordo com a assessoria da Neojiba, novas vagas para os núcleos vão ser abertas depois do Carnaval, ainda sem datas defenidas. O número de vagas depende muito das atividades da orquestra e, sobretudo da rotatividade dos alunos, que, se selecionados para a formação principal, deixam vagas ociosas. A relação de documentação para participar devem ser divulgadas no mesmo período.

Normalmente, o público dos núcleos é vinculado a alguma instituição, como no caso de escolas. Mas, para participar, basta apenas ter noção de música ou experiência, e aguardar as novas vagas. As inscrições são presenciais. 

EndereçosNúcleo Antônio GaspariniInstituto Antônio Gasparini – Caminho Lamarão n°1, Cidade Nova, Feira de Santana

Núcleo Bairro da PazRua Nossa Senhora da Paz, n 15, Bairro da Paz, Salvador

Núcleo CESAAv. Engenheiro Walter Aragão de Souza, s/n, Centro, Simões Filho

Núcleo Conquista Criança Rua D, s/n, Cidade Modelo, Vitória da Conquista

Núcleo de Cordas Dedilhadas Colégio Central – R. Francisco Ferraro, Nazaré, Salvador

Núcleo FederaçãoAv. Cardeal da Silva, 295, Federação.

Núcleo LiberdadeRua do Queimado, 17, Liberdade.

Núcleo Nordeste de AmaralinaCentro Social Urbano – Beco da Cultura, s/n, Nordeste de Amaralina.

Núcleo PirajáCentro de Cultura de Pirajá – Rua 24 de Agosto, Parque São Bartolomeu, Pirajá.

Núcleo SESI ItapagipeEscola Comendador Bernardo Martins Catharino – Avenida Tiradentes, 1454, Caminho de Areia

Núcleo TrancosoEstrada para Trancoso, s/n, Bairro Maria Viúva, Trancoso, Porto Seguro