O novo consumidor da era digital

Nelson Silveira é diretor de comunicação corporativa e marca da General Motors Mercosul

Publicado em 14 de outubro de 2017 às 04:30

- Atualizado há um ano

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O universo da comunicação e das mídias tem experimentado uma profunda transformação nos últimos anos com a globalização e a digitalização do cotidiano. A internet abriu as portas de um novo mundo e ampliou o acesso à informação de uma forma nunca antes vista. As mídias sociais criaram uma arena global de transparência e acesso a informação sem precedentes.

Se antes as pessoas eram passivas diante das informações divulgadas pela mídia, apenas receptoras de conteúdo, agora viraram comunicadores em potencial, criando conteúdo e espalhando pelos canais.

Com isso, houve uma evolução significativa no perfil do consumidor, que deixou de ser passivo e tornou-se ativo no mundo digital. Ele não só passou tomar a iniciativa em buscar informações, mas também a interagir, criar e compartilhar dados sobre os produtos e as marcas.

Entender esse novo comportamento é chave para a Chevrolet e para todas as  marcas que buscam formas eficazes de atingir e impactar seus potenciais consumidores. Afinal de contas, a era digital é a era do consumidor conectado.

Pesquisas recentes mostram que já temos no mercado mais de 25 bilhões de dispositivos conectados na internet, ou seja, temos, em média, 3 aparelhos conectados por habitante do planeta. São pessoas que estão conectadas o tempo todo, consumindo informações, dados, tomando decisões de compra e influenciando outras pessoas em suas comunidades. Em apenas 3 anos, estima-se que teremos mais de 50 bilhões de dispositivos conectados.

Isso quer dizer que o mundo já está passando por uma transformação profunda. Com a Internet das Coisas acelerando esse processo. Estamos, definitivamente, na era da ‘vida conectada’. Isso representa uma nova revolução. E não se trata apenas de revolução tecnológica, mas também de comportamento.

A forma como as pessoas se relacionam mudou. A forma como os consumidores se relacionam com as marcas mudou. A forma como tudo isso acontece está mudando. Entender o novo consumidor conectado é fundamental para o sucesso de qualquer negócio ou marca.

Esse impacto também já é sentido na indústria automotiva. Hoje, dados da indústria estimam que os carros conectados, como por exemplo toda a linha da Chevrolet conectada com MyLink e OnStar, vão vender 10 vezes mais do que os carros convencionais já em 2020.

Soma-se a isso o novo cliente conectado que fica uma média de 30 dias por ano dentro do carro. Para ele, ter um carro conectado, que possa te servir como uma extensão da vida, facilita e muito.

Mas, como atingir esses consumidores de forma eficiente? Aqui na GM estamos investindo e muito na inteligência dos dados. Isso nos permite entender melhor os interesses desse consumidor conectado, dado fundamental para desenvolver as estratégias de comunicação. Com essas informações em mãos, definimos a produção de conteúdo com alto grau de personalização na entrega das mensagens certas.

É incrível olhar para trás ao longo da última década e ver como as redes sociais evoluíram tão rapidamente. E perceber que o poder das mídias sociais estará sempre nas conexões criadas com e entre as pessoas. Aí se abre um mundo de novas possibilidades para as empresas e suas marcas. E isso tudo está apenas começando.