O Quem de Fufuquinha

Por Aninha Franco

Publicado em 2 de setembro de 2017 às 02:31

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Está num álbum de Caetano Veloso uma criação em que muitas vozes perguntam Quem? E foi isso que eu fiz para entender Quem é Fufuquinha, presidente do Congresso Nacional que, dizem, é o fundo do poço ou o poço sem fundo do Brasil. Busquei seu perfil nas redes, mas me vi restringida à Wikipédia que o define, André Fufuca, médico, filho do atual prefeito de Alto Alegre do Pindaré, Fufuca Dantas, como uma fusão de Faustão, André Marques e Nhonho. Sei mais ou menos Quem é Faustão e soube em seguida que Fufuquinha está no cargo ocupado por Ulisses Guimarães graças ao ex-presidente do Congresso, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), morador compulsório da Papuda, a Quem Fufuquinha chamava “Papi” e a Quem as línguas afiadas do Antagonista atribuem uma ordem de ferrar Temer. Fora Temer, Fica Temer, Ferra Temer! Tudo efe de folha nesse Brasil gregoriano!

Soube que Fufuquinha é, também, integrante do PEN, Partido Ecológico Nacional que pretende trocar o nome para Patriotas e abrigar o projeto presidencial de Jair Bolsonaro (PSC-RJ). E foi saudado pelos colegas do Legislativo com ênfase. Por Quem? Mário Negromonte Júnior (PP-BA) lamentou as “notícias negativas” dos “moralistas de plantão” e observou que eles, jovens, não permitirão ofensas. “A imprensa política precisa respeitar esta Casa!” Mário Negromonte Júnior está na lista dos sete políticos do PP que poderão ser réus no STF na próxima semana por recebimento de propina no Petrolão.

Orlando Silva (PCdoB-SP), ex-ministro dos esportes, comparou os apelidos de Fufuquinha e Pelé sem explicar porquê, mas elogiando Fufuquinha. Quem? Orlando Silva, baiano, deputado pelo PCdoB paulista, ejetado do Ministério Dilma Rousseff por corrupção na pasta. O deputado Chico Lopes do PCdoB do Ceará definiu Fufuquinha como “um jovem que se torna brilhante”, acusando a Sociedade – nós – de gostar de ver o jovem no crack e na marginalidade, condenando nossa “mangofa”. Quem? Chico está na rede como um deputado contra as 10 Medidas Contra a Corrupção. O Quem de Fufuquinha é boca de zero nove.

A Travessia Recebi da artista romana Fiorella Mannoia o texto mais comovente que li sobre a tragédia na Baía de Todos os Santos, do qual transcrevo trecho, aspeado, sem atribuir autoria porque a ignoro: “Somos quase todos retirantes. Mas quem disse que gostamos disso? Estamos retirantes porque não tivemos outra opção. (...) Há, nos últimos dias, uma ampla cobertura de toda a mídia na Ilha. A imprensa pergunta os detalhes da tragédia, o número de óbitos, desaparecidos, quantas pessoas haviam, sobre o transporte, situação das lanchas, e pelo visto todas as perguntas já foram feitas, menos a mais importante: Por que, tão cedo, às 6h30 da manhã, haviam 120 pessoas naquela lancha? Por que mal o dia amanhece e saímos às centenas da nossa cidade, desde sempre, com mar e mau tempo? Será que não é, finalmente, hora de também se importar com o porquê saímos?” (...) “Vera Cruz não possui, sequer, uma sede própria dos Correios, da Coelba, nem mesmo a Agerba ao privatizar a entrada da cidade se dignou ter um posto de atendimento aqui, um único fiscal na ponte. Até se quisermos reclamar do serviço temos primeiro que usar o serviço, ir a Salvador. É hora dos governos do estado e federal, de todos olharem por nós. Hora do nosso campus de ensino superior, do hospital geral digno, do investimento na ilha, hora do respeito, pois, acima de tudo, nós não queremos sair: Nós queremos ficar. (...)”