O racismo está no centro de todas as questões

Filme Detroit em Rebelião é dirigido por Kathryn Bigelow, ganhadora do Oscar por Guerra ao Terror

  • D
  • Da Redação

Publicado em 15 de outubro de 2017 às 06:35

- Atualizado há um ano

A diretora Kathryn Bigelow especializou-se em criar filmes de guerra baseados em fatos reais. Ganhou moral e o Oscar por Guerra ao Terror (2008), sobre o esquadrão antibombas do exército norte-americano em Bagdá. Foi mais além em A Hora Mais Escura (2012), que reproduziu a caçada a Osama Bin Laden. Agora, em Detroit em Rebelião, ela recria a guerra civil que tomou conta  da cidade americana por cinco dias do ano de 1967.

Estrelado por Jonh Boyega (Star Wars) e Anthony Mackie (Os Vingadores), o filme mostra que, para além das de suas fronteiras, os Estados Unidos também têm suas guerras internas. Nesse caso, num dos períodos sombrios de sua história: o conflito racial que explodiu nas ruas após um massacre de negros, executado pela polícia racista, que provocou uma violência sem precedentes no final da década de 60, culminando com a morte de Martin Luther King, quando as questões étnicas tomaram  dimensão mais global.

Para Boyega, Detroit não é apenas sobre 1967, mas sobre os Estados Unidos de agora: “É importante entender que as relações raciais são uma questão em todo o mundo. É interessante ver que isso não foi embora, e é importante conhecer o que aconteceu.”

Horários de exibição:

 UCI Orient Shopping da Bahia 1 (leg)  10h30 (M) | 13h20 | 18h30 | 21h20  Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha 4 (leg)  13h (sábado tem sessão gratuita para quem tem carterinha Clube do Professor) | 18h  Saladearte Cine Paseo 1 (leg)  10h10 (exceto domingo) | 16h30 (exceto quinta)  Saladearte Cine Paseo 2 (leg)  12h15