Observatório lança mapa educativo em comemoração aos 516 anos da BTS

Evento comemorativo acontece nesta quarta (1º), a partir das 11h, no Yacht Clube da Bahia

  • D
  • Da Redação

Publicado em 31 de outubro de 2017 às 20:13

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

Em comemoração ao aniversário de 516 anos da maior baía do Brasil, o Observatório da Baía de Todos os Santos lança nesta quarta (1º), às 11h, durante um evento no Yacht Clube da Bahia, um quebra-cabeça e um mapa com informações históricas sobre a BTS e os 18 municípios banhados por ela. “Vamos distribuir o quebra-cabeça nas escolas municipais. Ele também vai servir de brinde na promoção da Baía de Todos os Santos em feiras nacionais e internacionais. Já o mapa, nós vamos levar para todas as marinas”, afirmou o gestor do Observatório, em visita hoje à Redação do CORREIO, Moysés Cafezeiro. 

Ainda de acordo com ele, a iniciativa tem um papel conscientizador, sobretudo, com relação a pesca com bombas e também ao melhor ordenamento costeiro nas praias da baía. “A missão do nosso observatório é trabalhar em cima desta conscientização. Do Solar do Unhão ao Monte Serrat é onde a gente registra uma maior incidência da pesca com bomba”, destacou. 

Larga e profunda, a Baía de Todos os Santos é considerada sede da Amazônia Azul, justamente pela dimensão da sua riqueza. Também está na lista das 37 baías mais belas do mundo.  Lá foi hasteada ainda, a Bandeira Azul, selo internacional que reconheceu a Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades, pela preservação e proteção do ambiente costeiro e marinho como primeira praia do Norte e Nordeste e a sexta do país a receber essa certificação.