Oficinas de práticas cidadãs para inspirar o público do Agenda Bahia

Seminário Cidades acontece nesta quarta, 30, com atividades em diversos formatos

  • Foto do(a) author(a) Andreia Santana
  • Andreia Santana

Publicado em 29 de agosto de 2017 às 00:29

- Atualizado há um ano

. Crédito: Márcio Costa/CORREIO

O público do seminário Cidades terá dois momentos de inspiração e atividades que visam estimular as práticas de cidadania, com foco na sustentabilidade. Os painéis vão acontecer no turno da tarde, reunindo especialistas e ativistas sociais de Salvador e outras cidades do país. Para participar dos dois painéis abertos, basta se inscrever no site: www.correio24horas.com.br/agendabahia/seminario-cidades/.

Os encontros vão apresentar experiências de colaboração, mobilização cidadã e criação de ecossistemas inovadores para novos negócios.

O painel Cidades inovadoras e ecossistemas geradores de novos negócios será apresentado por Paulo Bicalho, consultor de Inteligência Estratégica e Desenvolvimento Industrial; Paulo Takito, sócio-diretor da Urban Systems, Flávio Marinho, gerente de Tecnologia e Informação do Senai Cimatec e Renelson Sampaio, pesquisador do Senai Cimatec. 

Durante o encontro, eles vão mostrar exemplos de iniciativas inovadoras  que podem servir de inspiração para projetos em Salvador.  Entre os exemplos estão Santa Rita de Sapucaí (MG), município de apenas 40 mil habitantes que se tornou um dos principais polos de startups da América Latina; o Porto Maravilha, no Rio de Janeiro, e a Granja Marileusa, bairro planejado de Uberlândia (MG). Os três exemplos contaram com planejamento inteligente para dimensionar mercados e tendências.

Já o segundo painel para o público, Cultura da vizinhança: a mudança começa na sua rua, será apresentado por Mauro Amici, fundador da Apita (Associação dos Amigos do Itaigara); Marcelo Rebelo, urbanista e fundador do CrowdPlaces e do Praças.com; Lila Lopes, presidente do Instituto Iris, e por Lívia Suarez, uma das fundadoras do coletivo de cicloativismo feminino La Frida. O painel vai mostrar exemplos em Salvador e outras cidades brasileiras do engajamento da vizinhança em prol do bem comum. 

Marcelo Rebelo, da startup Praças.com, vai contar como o crowdfunding (financiamento coletivo) entre moradores foi responsável por angariar os recursos necessários para  recuperar espaços públicos, em São Paulo. 

De Salvador serão três exemplos:  Mário Amici, presidente da Associação de Amigos do Itaigara (Apita), vai mostrar um projeto envolvendo a vizinhança  que arborizou as calçadas do bairro; Lila Lopes apresentará o seu Café com Letras, que visa  estimular a leitura em comunidades carentes. E Lívia Suarez, por sua vez, mostrará as ações do La Frida, que desenvolve dois projetos: o Preta Vem de Bike, que visa ensinar mulheres negras da periferia de Salvador a andar de bicicleta oferecendo a elas um meio de locomoção mais econômico e sustentável; e o Bicilafrida, de implantação de bicicletários em universidades e escolas públicas de Salvador para incentivar o uso da ‘magrela’ entre alunos e funcionários. 

Para manter as iniciativas funcionando, o La Frida possui uma loja virtual com entregas feitas de bicicleta. E uma das intenções dos painéis, além de mostrar as práticas cidadãs entre vizinhos é incentivar ações empreendedoras, que gerem recursos para retroalimentar as melhorias na comunidade.

Segundo Fábio Góes, gerente de marketing e mídias digitais do CORREIO, a ideia com as oficinas é que o encontro construa um legado para o Estado, ao favorecer o compartilhamento de conhecimentos seja entre os gestores públicos, empresários ou cidadãos.

Sustentabilidade

Durante a manhã, a programação do seminário Cidades também será totalmente aberta ao público, com a realização de  palestras com três especialistas em desenvolvimento sustentável do Brasil e América Latina, que trarão experiências positivas e bem-sucedidas para apresentar ao público de Salvador.

De Medellin, na Colômbia, que de uma das cidades mais violentas do mundo, passou por uma grande transformação e hoje é considerada um polo de inovação, virá o exemplo de um projeto que mudou a realidade social e econômica da cidade, apresentado pelo arquiteto e professor Carlos Cadena Gaitán, coordenador acadêmico do Centro de Estudos Urbanos e Ambientais da Universidade colombiana EAFIT.

Responsável pela palestra de abertura do seminário, Medellín: lições de um ecossistema de transformação coletiva, Gaitán irá mostrar como a sinergia entre atores sociais - como o poder público, empresas privadas e a sociedade civil - promove melhorias que vão desde a infraestrutura e mobilidade nos centros urbanos, até questões sociais.

Na sequência, Clarisse Linke, diretora executiva do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento, vai mostrar, com a apresentação do tema A mobilidade e o futuro das cidades, como é possível recriar os atuais centros urbanos em um formato mais compacto e integrado, de forma a facilitar o dia a dia de quem vive nesses locais.

Clarisse idealiza que no futuro, as cidades brasileiras sejam  orientadas pelo transporte e com um sistema intermodal. Com esse conceito, os bairros teriam emprego, educação e diversão, evitando grandes deslocamentos e recuperando a relação do morador com o espaço público, devolvendo ao cidadão um sentimento de bem-estar com o lugar onde ele vive.

Encerramento o ciclo de palestras na programação matutina do seminário,  o sócio-diretor de Inteligência de Recursos da Giral, Mateus Mendonça, vai apresentar a experiência da primeira rua “lixo zero” de São Paulo. Na palestra Experiência compartilhada: Ações inovadoras em sistemas de coleta seletiva, reciclagem inclusiva e engajamento cidadão, Mateus mostrará os resultados de um projeto implantado no bairro de Vila Madalena, zona oeste da cidade, em uma rua de 150 metros. A meta é que, em breve, todo o material orgânico produzido pelos moradores dessa rua seja 100% reciclado, por  compostagem e separação adequada na coleta seletiva.

Para convidados

A programação do seminário Cidades terá um espaço reservado exclusivamente para a troca de ideias e capacitação de gestores públicos, empresários e empreendedores interessados em desenvolver projetos sustentáveis em Salvador. Para esse público específico, serão três atividades: duas oficinas e um grupo de trabalho. As oficinas serão sobre os temas Cidades +B: Negócios como forma de transformação positiva, ministrada por Tomás de Lara,  especialista em economia colaborativa e sustentável; e DOTS: Como estimular e financiar o planejamento sustentável das cidades, com Luis Antonio Lindau. Engenheiro Civil pela UFRGS. Já o grupo de trabalho irá construir o Mapa do Lixo Zero e envolverá representantes do setor de resíduos sólidos da Bahia.

Serviço:

O quê: Seminário Cidades - Fórum Agenda Bahia 2017

Quando: Amanhã, das 8h às 17h30

Onde:  No auditório da Fieb, rua Edístio Pondé, 342, Stiep.

Como participar: A programação é aberta ao público, com algumas oficinas para convidados. As inscrições ocorrem no site: www.correio24horas.com.br/agendabahia/seminario-cidades/

Programação:

Manhã: Abertura a partir das 8h; palestra Medellín: lições de um ecossistema de transformação coletiva, Carlos Cadena Gaitán, eleito Líder de Sustentabilidade do Futuro em 2015 e coordenador do Centro de Estudos Urbanos e Ambientais da Universidade EAFIT (Colômbia), às 9h30; palestra A mobilidade e o futuro das cidades, Clarisse Linke, diretora executiva do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento, às 10h30; palestra Experiência compartilhada: Ações inovadoras em sistemas de coleta seletiva, reciclagem inclusiva e engajamento cidadão, Mateus Mendonça, sócio-diretor de Inteligência de Recursos da Giral, às 11h15; debate: Em que cidade queremos viver?, com Carlos Cadena Gaitán, Clarisse Linke e Mateus Mendonça, com moderação de Flavia Oliveira, às 11h45

Tarde:  Painel A - Cidades inovadoras e ecossistemas geradores de novos negócios; Paulo Bicalho, consultor de Inteligência Estratégica e Desenvolvimento Industrial; Flávio Marinho, gerente de Tecnologia e Informação do Cimatec; Renelson Sampaio, pesquisador do Cimatec; e Paulo Takito, sócio-diretor da Urban Sistem, das 14h15 às 15h45; Painel B -  Cultura da vizinhança: a mudança começa na sua rua; Mario Amici - Apita (Amigos pelo Itaigara); Marcelo Rebelo, urbanista, fundador do CrowdPlaces e do Praças.com; Lila Lopes, presidente do Instituto Iris, das 16h às 17h30 

Para convidados:  Oficina Cidades + B: Negócios como força de transformação positiva, Tomás de Lara - co-líder do Cidades + B e tecelão de redes de organizações de impacto positivo, das 14h30 às 16h; Oficina DOTS: como estimular e financiar o planejamento sustentável das cidades, Luis Antonio Lindau – diretor do World Resources Institute (WRI) Brasil para Cidades Sustentáveis, das 16h às 17H30.