Assine

Oficinas e painéis do seminário Cidades ampliarão contato com outras realidades


 

Programação vespertina do evento prevê atividades que vão favorecer a troca de experiências entre participantes

  • Andreia Santana

Publicado em 14/08/2017 às 12:48:47
Atualizado em 17/04/2023 às 10:29:04
. Crédito: Divulgação

O seminário Cidades, que acontece em 30 de agosto no auditório da Fieb, no Stiep, terá uma programação vespertina com painéis, oficinas e um grupo de trabalho. O simpósio integra o Fórum Agenda Bahia 2017 e vai abordar o crescimento dos grandes centros urbanos levando em consideração questões como sustentabilidade, mobilidade e infraestrutura, entre outros. 

Rachel Vita, curadora de conteúdo do fórum Agenda Bahia, explica que enquanto na parte da manhã do seminário ocorrerão três palestras para apresentar inspirações, vivências e tendências no Brasil e exterior para o público; na parte da tarde, as oficinas e painéis, em horários simultâneos, permitirão um contato mais próximo dos participantes com especialistas.  “Esse formato repete uma fórmula que fez sucesso na edição do ano passado e que gera conhecimento e um legado ao final do seminário”, acrescenta.

Os painéis, em número de dois, são abertos ao público. Para participar, basta se inscrever no site do seminário (www.agendabahiacorreio.com.br/cidades).

Com os temas Cidades inovadoras e ecossistemas geradores de novos negócios e Cultura da vizinhança: a mudança começa na sua rua, a ideia é que os painéis ofereçam ao público um conteúdo específico e focado no desenvolvimento e aprimoramento de habilidades e políticas públicas. 

Cidades inovadoras será apresentado por Paulo Bicalho, consultor de Inteligência Estratégica e Desenvolvimento Industrial; Flávio Marinho, gerente de Tecnologia e Informação do Senai – Cimatec; e por Renelson Sampaio, pesquisador do Cimatec.  Entre os exemplos de sucesso a serem compartilhados com a plateia está o de Santa Rita do Sapucaí, município de 40 mil habitantes que se transformou em um dos maiores hubs de startup da América Latina. A cidade mineira pode servir de inspiração na atração de empresas inovadoras e novos negócios para pequenas localidades do interior da Bahia.

O segundo painel, Cultura da vizinhança, terá a apresentação de Mario Amici, da Associação dos Amigos pelo Itaigara (Apita); Marcelo Rebelo, urbanista e fundador do CrowdPlaces e do Praças.com; e por Lila Lopes, presidente do Instituto Iris. A intenção será mostrar exemplos, em Salvador e outras cidades do país, de como os próprios moradores podem ser mais atuantes na melhoria da infraestrutura urbana. 

Oficinas e grupo de trabalho

Também em número de duas, as oficinas Cidades +B: Negócios como Força de Transformação Positiva, apresentada por Tomás de Lara, co-líder do Cidades +B e tecelão de redes de organizações de impacto positivo; e DOTS: Como financiar e estimular o planejamento mais sustentável das cidades, a cargo de Luis Antonio Lindau, diretor do World Resources Institute (WRI) Brasil para Cidades Sustentáveis, serão voltadas para gestores públicos, empresários e empreendedores interessados na construção de projetos de desenvolvimento sustentável para a Bahia. 

Já o grupo de trabalho, novidade da programação do fórum em 2017 e voltado para convidados de diversos setores da sociedade, foi batizado de Mapa do Lixo Zero: conexões inovadoras para engajar o cidadão na coleta seletiva. Iracema Marques, da SER, e Lucenir Gomes, da Avina, vão orientar os integrantes do grupo no desenvolvimento de uma metodologia para a construção coletiva de um mapa de ações inovadoras para a gestão de resíduos sólidos

Conheça os palestrantes: Tomás de Lara vai ministrar a oficina Cidades +B (Foto: Divulgação) *Tomás de Lara – administrador de empresas, com master em comunicação digital e especialista em economia colaborativa e sustentável. É co-líder Sistema B Brasil (Empresas B), co-fundador do Colaboramerica (1º Festival de Novas Economias da América Latina), co-fundador da Goma (ecossistema e espaço colaborativo de empreendedores sociais), iniciador e colíder do Rio+B e Cidades+B (iniciativa multissetorial que convoca as empresas de uma cidade a avaliarem seus impactos socioambientais), tecelão de redes de organizações de impacto positivo e professor em cursos de inovação social no Brasil e outros países. Já atuou como conselheiro do Instituto Coca-Cola Brasil e da SNCI (Iniciativa Nacional da Indústria Criativa da Arábia Saudita). Recentemente, tem focado trabalho e estudos na catálise de novas organizações que fomentam uma economia centrada no humano e integrada a natureza. Oficina comandada por Luis Antonio Lindau vai focar em negócios sustentáveis (Foto: Divulgação) *Luis Antonio Lindau – engenheiro civil pela UFRGS, pós-doutor na University College London e Ph.D. em Transportes, pela Universidade de Southampton. É diretor do WRI Brasil Cidades Sustentáveis, onde lidera e fornece orientação técnica para uma equipe de profissionais que trabalham na implementação de projetos construídos dentro da estratégia global do WRI Ross Centro para Cidades Sustentáveis no Brasil. Foi presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET), da qual também é um dos fundadores. Em 1995, implementou o LASTRAN - Laboratório de Sistemas de Transporte da Escola de Engenharia da UFRGS. Já publicou mais de 150 artigos e apresentou mais de cem palestras no Brasil e exterior sobre mobilidade urbana, segurança viária e desenvolvimento urbano sustentável.  Bicalho vai apresentar o ecossistema de inovação das cidades mineiras (Foto: Divulgação) *Paulo Bicalho - engenheiro elétrico pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pós-graduado em Especialização de Métodos Computacionais para Planejamento e mestre em Ciência da Computação na área de Pesquisa Operacional. É consultor de Inteligência Estratégica e Desenvolvimento Industrial. Marcelo Rebelo é apaixonado por espaços públicos (Foto: Divulgação) *Marcelo Rebelo – urbanista graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-graduando em Planejamento e Gestão de Cidades pela USP Cidades. É o fundador da CrowdPlaces e idealizador do Praças.com. Também criou a metodologia Lean Places. Já trabalhou na Prefeitura de São Paulo com habitação de interesse social e urbanização de favelas, onde coordenou o Projeto Heliópolis. Também participou de consultoria na cidade de Durban,  na África do Sul.