Ônibus reservas começam a circular depois de incêndio

Empresa tem 30 dias para apresentar novos ônibus

  • D
  • Da Redação

Publicado em 30 de janeiro de 2018 às 07:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Mauro Akin Nassor/CORREIO

Depois de ter 61 ônibus destruídos por um incêndio nesta segunda-feira (29), a empresa Salvador Norte colocou novos veículos da frota reserva para circular nesta terça-feira (30). Com isso, voltou ao normal o fluxo de ônibus em bairros como Boca do Rio, Nordeste de Amaralina, Vale das Pedrinhas, Santa Cruz e Pituba, informou o diretor de comunicação do Sindicato dos Rodoviários, Daniel Mota. 

"A empresa nos informou que voltou tudo ao normal e que novos ônibus da frota reserva estão nas ruas. Estive na garagem da empresa e, por lá, não há nenhum ônibus que não seja aqueles que foram queimados", disse Daniel.

Os ônibus reservas devem continuar atendendo à população pelos próximos 30 dias, período máximo com o qual a empresa deve apresentar novos veículos de acordo com o secretário municipal da Mobilidade, Fábio Mota.

Ao longo desta segunda, a empresa já havia colocado novos ônibus em uma operação “de emergência”. Nenhum dos veículos queimados tinham seguro e o prejuízo da empresa é de pelo menos R$12 milhões, como estimou um dos diretores da Salvador Norte, Marcelo Santana ao CORREIO.

Os ônibus queimados ainda continuam estacionados na garagem da empresa. Funcionários andavam pelos destroços com máscaras e o cheiro de queimado ainda pode ser sentido por quem passa por lá. Já nos pontos de ônibus, os veículos da frota reserva circulam normalmente.

No final de linha do bairro da Pituba, por exemplo, a oficial do Tribunal Reginal do Estado da Bahia (TRE-Bahia) Ivone Cruz, 69 anos, guardou por 15 minutos a chegada do coletivo que a levaria até o IAPI. "Está dentro do previsto. Esse é o tempo que costumo esperar até que ele (ônibus) passe por aqui. O que estávamos temendo é que, com o 'desastre', a população ficasse sem transporte", disse Ivone. 

Já a auxiliar de serviços gerais Elicelma Oliveira precisava chegar ao Trobogy. Ela aguardava no ponto havia cinco minutos. "Espero que não demore e que os ônibus tenham sido remanejados".

Incêndio As chamas começaram na madrugada desta segunda (29) em um coletivo e se alastraram para outros que estavam estacionados no pátio, que fica na Avenida Santiago de Compostela, na garagem da antiga empresa BTU, no Parque Bela Vista, Brotas. 

A polícia já começou a escutar os funcionários da empresa que estavam na garagem no momento do incidente. Segundo a delegada titular da 6ª Delegacia (Brotas), Francineide Moura, imagens de câmeras de segurança e o laudo do Departamento de Polícia Técnica (DPT) devem ajudar na apuração do caso.