Oposição entrega requerimento para destituir a diretoria do Vitória

Por editoria de Esporte

  • Foto do(a) author(a) Editoria de Esporte
  • Editoria de Esporte

Publicado em 7 de agosto de 2017 às 11:02

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O movimento de oposição ‘Diretas no Leão’ entregou na última quarta-feira um requerimento ao presidente do Conselho Deliberativo do Vitória, Paulo Catharino, solicitando a convocação de uma assembleia geral extraordinária para destituir a atual diretoria. A acusação seria de que o presidente Ivã de Almeida teria cometido gestão temerária. Para convocá-la, seria preciso reunir assinaturas de 1/5 dos sócios com poder de voto – ou seja, com 18 meses ou mais de adimplência. O grupo alega ter recolhido mais de 500 assinaturas. O Vitória confirmou, por meio do seu site oficial, ter recebido o requerimento.

Pedido é colocado sob avaliação A questão é que a base de sócios do Vitória está sob auditagem, supervisionada por uma comissão especial, formada por conselheiros, e seguindo as exigências do novo estatuto, aprovado em abril. Por isso, o presidente do conselho submeteu o requerimento da assembleia a esta comissão, que vai avaliar quantos sócios que assinaram de fato teriam direito a voto. O prazo para isto acaba nessa quarta.

Número de sócios é uma incógnita Por conta da auditagem, o número de sócios aptos ao voto do Vitória, portanto, ainda é um mistério. O clube já divulgou em seu site oficial duas listas, nos dias 26 e 29 de julho. Na última delas, o número de sócios com mais de 18 meses de adimplência foi de 1867. Logo, 1/5 disto seriam 374 assinaturas. A lista final só será conhecida após a observação da comissão especial de conselheiros.

Cortes não param no Vitória As demissões no futebol do Vitória, que passaram inicialmente pela comissão técnica do profissional, chegaram à base. Na última semana, o clube anunciou o desligamento do coordenador Nelsinho Góes, contratado pelo ex-diretor Sinval Vieira. Do profissional, já haviam saído o diretor Petkovic, o auxiliar Maurinho e os preparadores físicos Ângelo Alves e Léo Cupertino.

Bahia reduz inadimplência dos sócios a 1/5 em dois anos e meio Do número de 15.706 sócios que o Bahia apresenta em uma contagem no seu site oficial, aproximadamente 13.700 estão em dia com o clube, segundo uma apresentação do presidente Marcelo Sant’Ana para associados tricolores na semana passada. A inadimplência portanto é de 12,7%, quase cinco vezes menor do que os quase 60% que o Esquadrão chegou a divulgar em fevereiro de 2014, época em que o clube registrava 25 mil cadastrados no programa de sócios, porém aproximadamente 10 mil estavam em dia. A inadimplência era assim também em janeiro de 2015, já com a atual gestão, eleita em dezembro de 2014 e que fez uma recontagem dos números logo que entrou no Bahia. Na época, a base era de 10,7 mil sócios, com 61% de inadimplência e apenas 4,2 mil adimplentes. Voltando ao encontro do presidente com os associados, não foi divulgado quantos têm direito a voto nas eleições de dezembro.

Novo estatuto do Bahia está redigido e aprovado O novo estatuto do Bahia, que vai trazer exigências principalmente em relação à profissionalização da gestão do clube, já encontra-se redigido e aprovado pelos conselheiros. O documento agora vai passar por uma avaliação da comissão jurídica, para afinar o seu texto, e depois será submetido para aprovação em uma assembleia geral extraordinária. O desejo do Conselho Deliberativo é homologá-lo no dia 1º de janeiro do ano que vem, como um presente de aniversário para o Esquadrão. Entre as novidades, está a possibilidade da diretoria convocar uma assembleia diretamente – antes era necessário o pedido ser aprovado pelos conselheiros.

Voto à distância será debatido O mecanismo do voto online para a próxima eleição do Bahia, a ser realizada em dezembro, será o assunto da próxima reunião do Conselho Deliberativo, a ser convocada nesta semana. O voto à distância foi aprovado em assembleia geral em março deste ano, mas ainda não foi regulamentado pelos conselheiros. No encontro, também deve ser definido o custo da operação para se ter o voto à distância.

Aprovação será em duas etapas Serão duas assembleias gerais convocadas para aprovar o novo estatuto. A primeira será consultiva, para que sócios com poder de voto – um ano de adimplência – possam sugerir mudanças ao estatuto. A seguinte será, de fato, para a aprovação do documento. As assembleias ainda não possuem previsão para serem realizadas, mas terá de ser antes da eleição em dezembro.