Orçamento no azul até o final do ano? Veja dicas para colocar as finanças em dia

Por Edísio Freire

Publicado em 14 de agosto de 2017 às 05:02

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto; Mauro Akin Nassor/ CORREIO

Como usar bem a restituição do imposto de renda? Tenho dúvidas se uso o dinheiro para negociar algumas dívidas ou se adianto o pagamento de algumas despesas fixas. Orlando Mota

Olá Orlando. A restituição do imposto de renda é uma fonte de recurso que sempre chega em boa hora. Se você tem dívida, é mais adequado que utilize esse recurso para amortizar o saldo devedor, ou se for possível, quitar, pois isso provocará uma redução no volume de juros pagos ao longo do tempo, em função do deságio, além de melhorar o seu nível de crédito. Antecipar despesas vai lhe livrar de pagamentos futuros, mas manterá o seu nível de dívida sem agregar valor ao dinheiro recebido com a restituição. Portanto, se planeje com cuidado e tome a decisão mais adequada do ponto de vista financeiro. 

É possível chegar em dezembro e fechar o orçamento no azul? Como posso fazer isso? Rita Marta Muniz

Olá Rita. Claro que é possível, basta ter um pouco de disciplina e foco para tomar as decisões certas e construir uma vida financeira equilibrada. É importante saber que não existe mágica, tudo vai depender do esforço pessoal e do seu padrão financeiro, pois quanto maior for o volume de dívida, se houver, mais tempo vai demorar para se reequilibrar. A boa notícia é que independentemente da situação, a solução existe e é exequível. Comece entendendo para onde vai cada centavo que ganha, anotando por 30 dias tudo que gasta, mesmo as menores despesas. No final do período, verifique com clareza o total que gastou e com o quê. Assim saberá para onde vai cada centavo seu, e poderá cortar o que não for essencial até equilibrar seu orçamento e começar a sobrar dinheiro. Se for preciso apertar um pouco mais naquelas despesas importantes, faça, pelo menos até as coisas se equilibrarem, você logo vai perceber o valor dessa mudança.

Estou com o orçamento apertado e tenho pensado na possibilidade de tomar um empréstimo onde eu possa colocar o meu imóvel como garantia. É uma solução viável? Anônimo

Olá Anônimo. Existem várias alternativas para se planejar a quitação das dívidas, algumas mais amargas outras mais tradicionais, vai depender do nível de endividamento e da característica patrimonial do endividado. A sua sugestão é viável, mas pesquise com calma as opções de crédito no mercado, inclusive as que aceitam imóveis em garantia, para ter certeza que estará tomando a decisão certa. Depois disso, faça uma avaliação de suas dívidas, listando todas elas com os respectivos saldos e taxas de juros cobrada. Opte por pagar primeiro as mais caras, caso o valor arrecadado não seja suficiente para quitação. Depois disso, se organize financeiramente para evitar contrair novas dívidas e voltar a ter problemas como esse.