Os caminhos da inovação no Fórum Agenda Bahia 2017

Evento investe em novos formatos na programação deste ano

  • Foto do(a) author(a) Andreia Santana
  • Andreia Santana

Publicado em 29 de agosto de 2017 às 00:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Betto Jr /CORREIO

O Fórum Agenda Bahia busca a cada ano inovar em sua programação. Em 2017, na oitava edição do evento, as novidades começaram em julho, com a maratona de programação Hackathon+Salvador, que criou um banco de sugestões para o Centro Histórico. Outra novidade são as oficinas para troca de ideias entre gestores públicos, empresários e empreendedores; além dos painéis para incentivar o público com projetos que focam nas práticas cidadãs. Essas atividades ocorrerão no seminário Cidades, que acontece nesta quarta, 30, e no simpósio Conexões, em setembro. Este ano, também haverá um momento de interatividade: uma intervenção artística com participação do público está programada para o grande encerramento do fórum.

O objetivo do Fórum Agenda Bahia é incentivar a construção de caminhos sustentáveis e inovadores para o desenvolvimento do Estado. Segundo Rachel Vita, curadora de conteúdo do fórum, o evento não é apenas um seminário, mas uma troca direta de experiências inspiradoras. “O fórum não tem formato fixo. Desde a sua origem, cada edição cria atividades relacionadas aos temas e que geram um impacto no público”, acrescenta.

No final de semana de 15 e 16 de julho, o Agenda Bahia 2017 foi oficialmente aberto com o Hackathon+Salvador: soluções de impacto social para o Centro Histórico, que ocorreu na sede da antiga Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no  Terreiro de Jesus. 

A proposta reuniu times de empreendedores e desenvolvedores para pensarem sugestões que aliassem a tecnologia à história local. Mais de 500 interessados se inscreveram para participar e 50 deles formaram os times que competiram, por 33 horas, em uma maratona hacker. 

O resultado foi uma acervo de sugestões com 10 projetos de aplicativos, sites e outras ferramentas de inovação para beneficiar o turismo e os negócios do Centro Histórico, dinamizar a economia e gerar mais oportunidades para a comunidade local.

Cidades e Conexões 

Nesta quarta, 30, no auditório da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), a partir das 8h, começa o simpósio Cidades, segundo evento do Agenda Bahia deste ano, que vai discutir o futuro dos grandes centros urbanos sob o ponto de vista da sustentabilidade. 

Já em 27 de setembro próximo, acontece o seminário Conexões, também na Fieb, que terá discussões sobre de que forma a tecnologia favorece a criação de redes de colaboração entre os diversos atores sociais, como poder público, sociedade civil e empresas.

Nos dois seminários, além das palestras com especialistas, que no caso do Fórum Agenda Bahia seguem um modelo dinâmico, permeado por talkshows e debates; haverá a realização das oficinas específicas para gestores públicos, empresários e empreendedores; painéis abertos ao público, com discussões sobre engajamento cidadão; grupos de trabalho e realização de dinâmicas de grupo.

Experiências

Um dos encontros que promete inspirar o público no seminário Conexões é a palestra com Gino Tubaro, jovem inventor argentino, de apenas 22 anos, que criou próteses confeccionadas em impressora 3D. Pensando nas crianças que precisam substituir membros amputados, Tubaro desenvolveu próteses em formato de super-heróis. Na sua participação no Agenda Bahia, ele vai falar dessa tecnologia, que reduz sensivelmente os custos com a produção das próteses, tornando-as acessíveis para mais pessoas.

Outro participante do encontro de setembro será Oscar Motomura, fundador e principal executivo do Grupo Amana-Key, especialista em gestão, estratégia e liderança. Motomura vai apresentar uma palestra sobre liderança integrativa e também comandará uma dinâmica de grupo durante o evento.

Direto do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, a diretora da instituição, Marcela Sabino, vai mostrar os resultados dos laboratórios e oficinas de moda sustentável e tecnológica que resultaram na criação de biotecidos, sapatos com massageadores e colares com comando de voz para situações de perigo.

Após as apresentações, haverá talkshows com os especialistas e, sempre no final da manhã, debates instigantes, como o encontro entre Oscar Motomura e Gino Tubaro; e entre Marcela Sabino e Adriele Silva, atleta de Paratriathlon categoria PT3, que foi medalha de prata no Panamericano de Sarasota, nos Estados Unidos, em 2016. Adriele é a única competidora biamputada no atletismo brasileiro.

Na programação das oficinas e paineis, Fábio Rocha, sócio-diretor da Damicos, vai apresentar um painel sobre mindset digital e as mudanças de mentalidade das pessoas e das organizações. Já Carl Amorim, representante do Blockchain Research Institute no Brasil, vai falar sobre a tecnologia blockchain, os bancos de dados de armazenagem pública.

O Fórum Agenda Bahia 2017 é uma realização do CORREIO, com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador (PMS), Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e Rede Bahia; patrocínio da Coelba e da Odebrecht; e apoio da Revita.