Otimismo crescente

Por Donaldson Gomes

  • D
  • Da Redação

Publicado em 30 de outubro de 2017 às 05:03

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O ano de 2017 vai terminar em alta, aposta o mercado publicitário baiano. A Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro) lançou este ano um indicador da atividade publicitária, denominado Visão de Ambiente de Negócios em Agências de Propaganda (VAN PRO). A pesquisa acompanha trimestralmente o clima para desenvolvimento de negócios e as expectativas do setor ao longo do ano. A Bahia é o estado mais otimista  para o quarto semestre, segundo a VAN PRO. Para 55,6% dos entrevistados os resultados no final deste ano serão melhores que os apresentados no ano passado. “Esse otimismo aponta uma tendência, de que o mercado está superando a fase mais difícil”, avalia o presidente do Sinapro-Bahia, Gustavo Queiroz.  Nacionalmente, a expectativa de um 2017 melhor que 2016 é de 65,5%. Apenas 19,3% das agências esperam piora. O setor econômico que gera melhores perspectivas é o de Serviços, seguido do Comércio e o de Indústria.

Terceiro trimestre A pesquisa VAN PRO indicou que a perspectiva para o terceiro trimestre do ano foi a mais otimista este ano. A Bahia acompanhou o movimento. Para 55,6% dos entrevistados, os resultados do terceiro trimestre do ano seriam melhores que os do mesmo período do ano passado e 44,4% esperavam melhora em relação ao trimestre anterior. O levantamento  referente ao 3º trimestre apresenta um cenário de retomada dos negócios e otimismo. Enquanto no primeiro trimestre apenas 38,5% das agências reportaram melhor desempenho em relação ao ano passado, no terceiro trimestre o número quase duplicou, chegando aos 61,5%.

Aniversariante Como parte da comemoração pelos 30 anos do Sinapro-Bahia, hoje às 11h, na sede da Morya, na Bahia Marina, ocorre a apresentação da campanha de 30 anos para a imprensa e também dos resultados do estudo VAN PRO.

Clivale no Salvador Norte  Em busca do mix mais completo para os seus clientes, o Salvador Norte Shopping comemora a chegada da Clínica Clivale. Com investimento na ordem de R$3 milhões, a nova unidade  vai ocupar mais de 700 metros quadrados e promover a contratação de mais de 150 profissionais. Ao todo, a clínica vai receber cerca de 30 especialidades médicas, mais de 20 tipos de exames e sala para pequenos procedimentos, com a previsão de realizar até mil atendimentos diários. A expectativa da direção da Clivale é que a unidade seja inaugurada no primeiro trimestre de 2018.

Reciclagem A Ball Embalagens para Bebidas, maior fabricante de latas de alumínio para bebidas do mundo, que tem uma fábrica de tampas em Simões Filho, está valorizando os profissionais da reciclagem. No último fim de semana, a empresa patrocinou três eventos em Salvador, com um  investimento total de R$ 700 mil. Na sexta, a Cooperativa de Catadores Agentes Ecológicos de Canabrava recebeu o Cantos de Leitura. No sábado, o movimento Pimp My Carroça, promoveu a reforma de carroças de catadores, no Parque da Cidade. E no sábado e domingo, no mesmo local, aconteceu o Re-Circo, circo da Reciclagem. A Ball emprega 187 funcionários em Simões Filho e produz cerca de  6 milhões de tampas anualmente.

Liderança  A Câmara da Mulher Empresária promove palestra com a co-fundadora do Grupo Sabin, Sandra Costa, uma das mais reconhecidas mulheres de negócios do País. Ela é a convidada da Câmara da Mulher Empresária (CME) da Fecomércio-BA para falar sobre Liderança Feminina, amanhã a partir das 8h30, na Casa do Comércio.  O Sabin é um dos maiores grupos de medicina diagnóstica do País. O evento marca a posse de Rosemma Maluf como coordenadora da CME

Expansão O grupo baiano LemosPassos inaugura hoje os serviços no refeitório do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes – HUPAA, em  Maceió. É a primeira unidade da empresa no estado de Alagoas, onde serão servidas mais de 1.400 refeições por dia, aproximadamente, 43 mil por mês. A LemosPassos é a maior do segmento de refeições coletivas no Norte/Nordeste, a sétima do país, segundo ranking da Associação Brasileira das Empresas de Refeições Coletivas (ABERC). Fornece mais de 170 mil refeições diárias na Bahia, Goiás, Rio de Janeiro, Pernambuco, Amapá, Mato Grosso do Sul e São Paulo, gerando cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos.