Otto Alencar negocia apoio à reforma da Previdência

Por Jairo Costa Júnior, com Luan Santos

Publicado em 2 de dezembro de 2017 às 07:41

- Atualizado há 10 meses

. Crédito: .

Apesar do discurso contrário à reforma da Previdência, o senador Otto Alencar (PSD) negocia com o Palácio do Planalto o provável apoio à proposta por parlamentares do partido que integram sua tropa em Brasília, garantiu um deputado federal baiano com trânsito livre junto ao presidente Michel Temer (PMDB). “Otto já colocou o preço dele na mesa e conversou diretamente com Temer”, assegurou. Otto não foi encontrado para comentar as especulações. Contudo, interlocutores do senador, que comanda o PSD no estado, trataram a informação em tom de descrença e atribuíram os rumores à tentativa de criar intriga para desgastá-lo com seus aliados no PT da Bahia. Desde a saída da ex-presidente Dilma Rousseff, Otto sempre manteve oposição ferrenha ao governo Temer.      

Ponte aérea Nos corredores do Congresso, a hipótese de acerto entre Otto Alencar e o Planalto é relacionada aos movimentos do ministro da Ciência, Tecnologia e Comunicações, Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD. O horizonte é a eleição para o governo de São Paulo.

Acerto de contas O retorno da proposta de extinguir o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) à pauta de lideranças que gravitam a órbita petista mira exclusivamente o PP. Ao detectar as digitais do deputado federal Mario Negromonte Júnior nas costuras para colocar o partido no palanque da oposição em 2018,  o núcleo-duro do governo estadual reativou a ofensiva, que respinga diretamente sobre o pai do parlamentar -  ex-ministro Mario Negromonte, conselheiro do TCM. Como possui foro privilegiado, Negromonte terá que enfrentar o cerco da Operação Lava Jato na Justiça comum caso o tribunal seja extinto. Daí as declarações simpáticas do governador Rui Costa à iniciativa. Aos prefeitos, cada vez mais encalacrados no TCM, a ideia soa como música, mesmo que tocada apenas para distrair a claque.

Velho conhecido Encaminhada no último dia 13 pela procuradora-geral de Justiça da Bahia, Ediene Lousado, a ação civil de perda de cargo contra o promotor Almiro Sena será relatada pelo desembargador Lidivaldo Reaiche Britto,  que também já chefiou o Ministério Público da Bahia. Caberá a ele apontar se o ex-colega deve ou não ser demitido por assédio sexual.

Sons do silêncio A queixa da senadora Lídice da Mata (PSB) sobre a ausência do seu nome na última pesquisa do Instituto Paraná sobre as intenções de voto dos baianos para o Senado em 2018 deixou um ponto de interrogação entre cardeais da base governista e da oposição. Em conversas reservadas com a Satélite, todas as perguntas tinham a mesma direção: por que nenhum líder político do Palácio de Ondina saiu em defesa de Lídice e criticou publicamente sua exclusão da lista de virtuais candidatos?

Fora do eixo Chama a atenção o tamanho da comitiva de autoridades do estado que viajaram  para Itália às custas do contribuinte. O curso de sistema tributário foi o motivo, mas a área de atuação de parte do cortejo não combina.

Aspas "Temos agora elementos para fazer o  melhor Carnaval da história", ACM Neto, prefeito de Salvador, ao apresentar uma ampla pesquisa sobre a folia da capital

Pílula Outra via  A briga pelo comando da prefeitura de Jaguarari, noticiada ontem,  está longe do fim. Mesmo se o prefeito Everton Rocha (PSDB)  sofrer impeachment, o vice, Fabrício D’Agostinho (DEM), pode não assumir. Há quem manobre para beneficiar o presidente da Câmara de Vereadores da cidade, Márcio Gomes (PSDB).