Padroeira da Bahia: fiéis comemoram dia de Nossa Senhora da Conceição; acompanhe

Programação acontece em paróquias e comunidades de Salvador

  • D
  • Da Redação

Publicado em 8 de dezembro de 2017 às 06:14

- Atualizado há um ano

. Crédito: Marina Silva/CORREIO

Padroeira da Bahia, Nossa Senhora da Conceição tem seu dia comemorado nesta sexta-feira (8), e por isso é feriado municipal em Salvador. A programação acontece nas paróquias e comunidades da Arquidiocese de Salvador que são dedicadas à Mãe de Jesus. Confira abaixo a programação nas paróquias, alterações no trânsito e também o funcionamento de shoppings e mercados hoje.

***

Quer saber qual a próxima festa popular para ir? Olha o calendário completo

***

Mesmo depois da imagem de Nossa Senhora da Conceição deixar a basílica, em um santuário à direita do altar, os fiéis continuam as orações. No pequeno espaço, velas são depositadas ao pé da imagem da santa. (Foto: Nilson Marinho/CORREIO) "Estou aqui porque tenho muita fé, desde pequena tenho contato com a religião e amo isso", disse a aposentada Cecília Souza, 70. ***

Durante todo o trajeto, à medida que a procissão avança, rodas de capoeira vão se abrindo nas ruas do Comércio. (Foto: Nilson Marinho/CORREIO) ***

Procissão

Na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, a programação começou às 5h com uma missa. E por volta das 9h30, começou a procissão pelas ruas do bairro. Centenas de fiéis estão acompanhando. 

***

Cura e fé As beatas mais dedicadas à irmandade de Nossa Senhora têm visão privilegiada da missa campal que teve início às 8h. Elas ocupam os primeiros acentos a pouco menos de um metro do palco. A professora Uiara Carneiro, passou a servir à irmandade há 14 anos. À santa ela atribui a cura do filho, que depois de sofrer um grave acidente de moto, passou a conviver com fortes dores. Em uma das procissões, convencido pela mãe, ele tocou o andor e as dores, de uma forma inexplicável, sumiram. "Ela já fez muitas coisas, não só isso", resume a fiel. Uiara pertence à Irmandade há 14 anos e vem agradecer pela cura do filho (Foto: Nilson Marinho/CORREIO) ***

Missa campal começou às 8h, com a presença de Dom Murilo Krieger, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil Missa está acontecendo na porta da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia (Foto: Nilson Marinho/CORREIO) ***"Que essa festa sirva para nos dedicarmos com mais amor às causas de Deus. Maria nos ensina que quando fazemos uma pequena coisa a Deus, ele faz maravilhas e transforma em coisas grandiosas", disse Dom Murilo Krieger antes de começar a missa campal, em frente à Basílica

***

Sincretismo Sob nuvens preguiçosas e uma pequena garoa que cai na manhã desta sexta-feira, Mãe Janete de Oiá banha os fiéis - muitos deles candomblecistas - nas escadarias da basílica. Na igreja, enquanto os cânticos em homenagem à santa são entoados, pais e mães de santo convidam os religiosos para a bênção. "Venha, meu querido tomar seu axé". Mãe Janete, que armou o tabuleiro às 5h, contou com a sorte de encontrar um de seus irmãos. "Agora esfrega isso aí (pó de pemba) com as duas mãos e enfia no bolso, meu irmão, pra atrair muito dinheiro e saúde", disse.  Mãe Janete dá banho de axé na porta da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia (Foto: Nilson Marinho/CORREIO) ***

Programação 

Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia (Comércio) Para celebrar a Imaculada Conceição da Mãe de Deus, na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia serão celebradas Missas às 5h, 6h, 12h, 14h30, 15h30 e 17h. O ponto alto da festa será a Missa Solene, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, às 8h. Logo em seguida, os fiéis sairão em procissão pelas principais ruas do bairro do Comércio, conduzindo as imagens de Nossa Senhora da Conceição da Praia, Deus Menino, Santa Bárbara, Senhor do Bonfim e São José.

Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Itapuã) No bairro de Itapuã, os fiéis acordarão cedo no dia 8 de dezembro para participar do Anúncio da Alegria, que é a alvorada às 6h. As Missas serão celebradas na Matriz às 7h e 11h. Às 9h acontecerá a Celebração do Batismo; e às 15h30 a recitação do Terço. A partir das 16h30 acontecerá uma procissão com a imagem de Nossa Senhora da Conceição, saindo do cruzeiro de São Tomé, passando pela Orla de Itapuã até a Matriz, onde o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, presidirá a Missa Solene, às 18h.

Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Valéria) Nossa Senhora da Conceição também recebe homenagens na Paróquia dedicada a ela, localizada no bairro de Valéria. A partir das 15h acontecerá uma procissão, saindo do Colégio Nossa Senhora Aparecida, em Nova Brasília, e seguindo até o CESF. A Missa Solene será presidida pelo reitor da Basílica do Bonfim, padre Edson Menezes, às 17h.

Comunidade Nossa Senhora da Conceição (Alto de Coutos) A Comunidade Nossa Senhora da Conceição (Rua Dois de Julho, Alto de Coutos) celebra a festa da Imaculada Conceição da Mãe de Deus no dia 8 de dezembro com a Missa Festiva, às 7h. O tema central escolhido para este ano é “… e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra” (Lc 1, 35).

Comunidade Imaculada Conceição (Vale dos Lagos) A Comunidade Imaculada Conceição, localizada no Condomínio Recanto das Ilhas, no Vale dos Lagos, também está festa, e este ano de modo especial pelos 30 anos de vida e missão. No dia 8 de dezembro as homenagens à Mãe de Jesus terão início às 6h com alvorada e logo em seguida o Ofício da Imaculada. A primeira Missa do dia será às 7h30 e a comunidade participará do café partilhado às 9h. O Grupo de Oração Terço dos Homens (GOTH’s) recitará o Terço às 12h. Já às 15h o Terço será recitado pelas crianças. A partir das 18h acontecerá uma procissão e os festejos serão encerrados com a Missa Solene que terá início às 20h.

Comunidade Nossa Senhora da Conceição (Caixa D’Água) Com o tema “Rogai por nós, oh Santa Mãe de Deus!”, a Comunidade Nossa Senhora da Conceição, localizada na Caixa D’Água (próximo a Escola Parque) celebra a festa da padroeira. No dia da Imaculada Conceição (8) os devotos se encontrarão às 14h para a oração da “Hora Santa”. Às 16h o pároco, padre Valson Santos Sandes, presidirá a Missa Solene e logo em seguida os fiéis participarão de uma procissão luminosa com a imagem da padroeira pelas principais ruas do bairro.

***

Preparativos

Desde ontem os fiéis estão indo à Basílica de Nossa Senhora da Conceição, no bairro do Comércio, para prestar suas homenagens (Foto: Almiro Lopes/CORREIO) ***

Confira o funcionamento de shoppings e mercados nesta sexta-feira em Salvador

***

Trânsito

É proibido Durante as comemorações, o tráfego e estacionamento de veículos está proibido nas seguintes vias: Avenida Lafayette Coutinho (Contorno), Rua Conceição da Praia, Rua Dom Macedo Costa, Rua Dr. Manoel Vitorino, Rua Dionísio Martins, Praça Visconde de Cairu, Rua da Bélgica, Rua Corpo Santo e Rua Santos Dumont.

Veja opções de tráfego Os veículos provenientes da Avenida da França, com destino à Cidade Alta, terão como opção de tráfego a Rua da Bélgica, em seguida a Avenida Estados Unidos, a Praça da Inglaterra, a Rua Pinto Martins e a Ladeira da Montanha. Aqueles provenientes da Contorno (Avenida Lafayette Coutinho), com destino à Cidade Alta, terão como opção de tráfego a Ladeira do Gabriel e a Ladeira dos Aflitos.