Pai de santo morreu por abrigar traficante rival

Terreiro fica em bairro dividido por dois grupos criminosos

  • Foto do(a) author(a) Bruno Wendel
  • Bruno Wendel

Publicado em 9 de janeiro de 2018 às 11:13

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Bruno Wendel/CORREIO

(Foto: Bruno Wendel/CORREIO) Uma nova versão chegou à polícia para duas das três execuções registradas em Dias D’Ávila na noite deste domingo (8), na área de um terreiro de candomblé – uma das vítimas foi um pai de santo. Segundo o delegado João Eça, titular da 25ª Delegacia, o sacerdote Edvaldo da Silva, 43, foi jurado de morte porque abrigava um traficante que rivaliza com outro grupo na região.

Os crimes aconteceram no bairro de Concórdia onde até um ano o comando do tráfico era do Comando da Paz (CP). Mas houve um racha e a facção se dividiu em dois grupos: um do bando de Odailson e outro de Neguinho. “Então, Odailson descobriu que o pai de santo teria dado abrigo a Neguinho e ordenou a morte dele. O adolescente morreu porque estava na casa”, contou o delegado. 

A primeira versão era de que Edvaldo teria roubado a arma de um traficante do bairro de Tancredo Neves, em Salvador – o que teria resultado na encomenda de sua morte. “Mas depois descobrimos que o pai de santo teria pego a arma do padrasto, que será ouvido amanhã”, disse o delegado. 

Edvaldo morreu na área externa do próprio terreiro, fundado há três anos, depois que cinco homens encapuzados atiraram nele e em Cláudio Roberto Brandão dos Santos Ferreira Júnior, 16, que também morreu no local por volta das 20h30 – um rapaz sobreviveu porque a arma de um dos assassinos falhou. Ele prestou depoimento à polícia no dia seguinte.

No mesmo dia, foi assassinado a tiros José Raimundo Novas da Silva Júnior, 21, por vota das 20h20. O crime foi cometido por dois homens a cerca de 100 metros do duplo homicídio. “Mesmo ainda com as coincidências, local e proximidade de horários, ainda não há elementos que liguem os dois casos”, disse o delegado Vitor Eça. 

José Raimundo foi enterrado às 9h desta terça-feira (9) no cemitério municipal de Dias d’Ávila. Não há informações sobre o local e horário dos sepultamentos do pai de santo e do adolescente.