Parte de casarão cai sobre muro de casa no Santo Antônio Além do Carmo

O casarão não está habitado e foi deixado pelos moradores há cerca um ano por conta da situação do imóvel

Publicado em 19 de maio de 2017 às 11:02

- Atualizado há um ano

Depois da chuva durante a noite, a parede de um casarão caiu sobre o muro de uma casa na noite desta quinta-feira (19), no bairro Santo Antônio Além do Carmo. O acidente aconteceu na Rua dos Perdões, por volta das 21h, e não deixou feridos.

Segundo a dona do casarão, o desabamento aconteceu dentro da área do imóvel e apenas parte dos destroços caíram na casa vizinha. "Tem um espaço grande entre o fim da minha casa e a da vizinha. As pedras que caíram derrubaram um muro e uma cobertura que tem lá", explicou a jovem, que preferiu não se identificar. 

"Depois do susto, por conta do barulho, a vizinha ligou para a Defesa Civil e eles disseram que estava tudo bem. Que não havia riscos de novos desabamentos. Só falaram para eles não ir até o fundo. Eles ficaram de voltar hoje para fazer uma intervenção lá", contou.

O casarão não está habitado e foi deixado pelos moradores há cerca um ano por conta da situação do imóvel. A família morava no local havia 45 anos. "Tirei meus pais de lá por conta disso. Não tinha como consertar. É uma obra estrutural. Tinha que pedir autorização da prefeitura, falar com Iphan, mas ia ficar muito caro consertar tudo. Nos mudamos para perto para ficar sempre de olho. Mas eu não tinha o fazer para evitar", concluiu a jovem.

Em nota, a Defesa Civil (Codesal) informou que um engenheiro esteve no local para vistoriar o casarão. Conforme a pasta, foi solicitado à Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) a retirada das partes "instáveis e com risco de queda" e à Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb), retirada dos escombros. "Como se trata de uma edificação dentro de uma poligonal salvaguarda pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Codesal solicitou que o órgão realize vistoria no casarão para avaliar a situação", completa o documento.

DeslizamentoEm Cajazeiras V, na Rua Herculano Menezes, um deslizamento de terra, também ocorrido na manhã desta sexta-feira, trouxe prejuízos para a baiana de acarajé Ivonete Bispo da Silva, 53. É que parte de um barranco caiu sobre seu estabelecimento - uma barraca que adquiriu há mais de 30 anos. "Sorte que não tinha ninguém na hora. Nós começávamos às 15h, até parte da noite. Soube que uma moça que vendia jornal na hora, conseguiu correr a tempo e ninguém ficou ferido", contou ao CORREIO. 

Ivonete não conseguiu salvar nada de seu estabelecimento. "É uma perda enorme, foi uma surpresa. Sempre foi o meu sustento e de meus dois filhos, mas a vida é assim", completa ela, que afirmou já ter investido cerca de 50 mil reais ao longo dos anos. "Na última reforma, há quatro anos, fizemos a contenção da encosta e colocamos madeiras mais fortes, acabou não adiantando muito. Agora é ter calma e pensar no que fazer", salienta. Funcionários da Limpurb retiram os escombros do local, ainda durante a manhã.