Passageiros da travessia Mar Grande passaram por susto em maio; vídeo

'A lancha quase vira', diz passageira de embarcação da Astramab

Publicado em 24 de agosto de 2017 às 09:24

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O acidente com a embarcação Cavalo Marinho I, na manhã desta quinta-feira (24), não foi o primeiro susto enfrentado por passageiros que precisam fazer a travessia Salvador-Mar Grande. Em maio deste ano, passageiros de uma embarcação da Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab) que fazia a travessia marítima viveram momentos de pânico quando uma onda invadiu a lancha. Um vídeo divulgado por uma passageira no dia 3 de maio mostra os momentos de apreensão. 

"A lancha quase vira! Essa quantidade de água é que acabou de entrar aqui. As pessoas passando mal", diz a mulher, no início da gravação, divulgada nas redes sociais, na qual também denuncia a falta de coletes salva-vidas suficientes para atender a todos os passageiros.

"Não sei se a gente chega do outro lado. Espero que sim (...). Isso aqui foi uma onda que invadiu, embicou, e por milagre de Deus a gente não morreu aqui no mar. (...) O desespero é total", continuou a moradora de Itaparica, que também reclamou da ausência de tripulantes na embarcação para dar orientações aos passageiros.

Sem feridos Apesar do susto, de acordo com Jacinto Chagas, presidente da Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), nenhum passageiro caiu ao mar e a viagem não precisou ser interrompida.

ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O ACIDENTE COM O BARCO

A embarcação saiu do terminal de Mar Grande, na Ilha de Itaparica, por volta das 6h30, e cerca de 15 minutos depois uma onda inundou a lancha. No momento do incidente havia 126 passageiros, que se assustaram e algumas chegaram a passar mal.

[[publicidade]]

"A embarcação logo após ao Farol, na região de Baixios, foi surpreendida por uma onda maior do que o normal. A quantidade de água que atingiu o barco de proa molhou algumas pessoas causando pânico entre os tripulantes", explicou Chagas.

Ainda de acordo com o presidente da Astramab, não foi necessário enviar barco de resgate e, depois do susto, a viagem seguiu normalmente para Salvador. Segundo a Capitania dos Portos, o mar estava muito agitado e gerou a onda entrou na embarcação.