Passageiros reagem a assalto em ônibus e espancam assaltantes

Dupla usava arma de brinquedo

  • D
  • Da Redação

Publicado em 16 de agosto de 2017 às 08:10

- Atualizado há um ano

Dois homens foram espancados por passageiros que estavam no ônibus da empresa Integra Consórcio Salvador Norte (CSN), que fazia a linha Lapa/Pituba, na tarde de terça-feira (15). Os dois, segundo registro policial feito no Hospital Geral do Estado (HGE), praticaram o assalto por volta das 14h na Avenida Vasco da Gama, na altura do bairro do Engenho Velho da Federação. 

Gabriel Peres Damasceno, 30 anos, foi atendido no HGE e encaminhado preso para o Grupo Especial de Repressão a Roubos em Coletivos (Gerrc), na Baixa do Fiscal. Já Danilo Santos Silva, 29, segue internado na unidade de saúde. Em contato com o CORREIO, o titular do Gerrc, delegado José Nélis informou que a população reagiu ao notar que os suspeitos utilizavam uma arma de brinquedo.

"Algumas pessoas que estavam no ônibus já haviam, inclusive, sido vítimas desses dois bandidos - que têm longo histórico criminal e costumavam agir [roubar] juntos. Quando perceberam que era um simulacro de plástico, partiram para cima dos dois, que conseguiram descer do coletivo para fugir. As vítimas, porém, alcançaram os dois", relata.

Conforme Nélis, Gabriel e Danilo têm passagens na polícia por roubos a veículos. "Eles são reincidentes nesta prática, então foram reconhecidos por alguns passageiros", afirma. O delegado disse, ainda, que o ônibus estava cheio no momento do crime - com passageiros até em pé.

Assalto Os suspeitos entraram no ônibus, de acordo com o delegado, na Estação da Lapa. Quando o ônibus chegou na Avenida Vasco da Gama, Gabriel e Danilo anunciaram o assalto, chegando a recolher alguns celulares - posteriormente recuperados por seus donos, ainda no local.

"Policiais militares o conduziram até a 41ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Federação). Eu lavrei o auto de prisão em flagrante dos dois. Danilo continua HGE, em tado grave, Gabriel vai pra audiência de custódia ainda hoje", explica.

AO CORREIO, o delegado explicou que os passageiros que agrediram os suspeitos não foram encontrados e, por isso, ninguém pode ser indiciado por crime de lesão corporal. "É difícil porque não se identifica essas pessoas. É um tipo de crime que agride a camada de pessoas humildes da sociedade, ou seja, estudantes e trabalhadores. Muitas gente perde o celular que sequer terminou de pagar", pondera.

Gabriel vai ser apresentado em audiência de custódia esta tarde, na Central de Flagrantes, no Iguatemi. Tanto ele quanto Danilo vão responder por roubo qualificado.