Pescadores encontram tubarão-baleia em Itapuã: 'parecia um trem'; veja vídeo

Animal, que corre risco de extinção, é dócil, explica biólogo

  • D
  • Da Redação

Publicado em 19 de abril de 2018 às 20:35

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Reprodução

Um grupo de seis pescadores encontrou um tubarão-baleia enquanto pescava nas proximidades da costa da praia de Itapuã, em Salvador, no fim da tarde de terça-feira (17). Os pescadores resgataram o animal após ele ficar preso na rede de pesca. Henrique de Freitas, 30 anos, um dos integrantes do grupo de pesca, contou que o animal parecia pedir ajuda quando se enroscou na rede."A gente tava pescando, aí, de repente, subiu uma mancha preta das profundezas, como se tivesse pedindo ajuda", comentou Henrique.Ele contou que o animal deveria ter cerca de 8 a 10 metros, e pesava por volta de 20 toneladas. "Era gigante, parecia um trem", completou. Em mais de 14 anos de trabalho, Henrique disse que nunca viveu uma situação igual a essa. "Minha pernas gelaram", concluiu.

[[publicidade]]

'Mergulhe com ele' O biólogo Clarêncio Baracho explicou que o tubarão-baleia é um animal muito dócil, que se alimenta de pequenos organismos vivos, como o plâncton. "Ele é filtrador, se locomove bem devagar", conta o especialista.

O tubarão-baleia está na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN). Ou seja, é um animal ameaçado de extinção.

De acordo com a organização, atualmente há 50% menos tubarões-baleia, se comparado com 40 anos atrás."Quem tiver a sorte de encontrar com um tubarão-baleia, aproveite! Mergulhe com ele", recomenda o biólogo.